TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Empresa Mc Donalds - Economia de Mercado - Recursos Pratimoniais - Matemática Aplicada

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

BRASÍLIA/2020

01 THAÍS OHANA DA SILVA

INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho analisar aspectos microeconômicos, macroeconômicos, gestão de recursos materiais, patrimoniais e as técnicas de matemática utilizadas da empresa Arcos Dourados Comércio de Alimento Ltda, que tem como nome fantasia McDonald’s, baseando-se nas disciplinas aplicadas durante o primeiro semestre do curso.

Os dados obtidos foram coletados através do filme “Fome de Poder”, vídeos, visitas à diversas franquias e informações adquiridas nas mídias digitais oficiais do McDonald’s. Foi analisado textos da internet onde destacam a elevação e como fazem para se manter no mercado a tanto tempo. E será abordado fatores relevantes de sua história, ramo de atuação, organização administrativa, modelo de negócio, seus principais produtos e concorrentes.

No ano de 1954 o vendedor Ray Kroc que vendia máquina de milk-shake para o fast food dos irmãos Dick e Mac, fundadores do McDonald’s, que atualmente é uma das maiores empresas do ramo alimentício do mundo. A história de sucesso das franquias de fast food não teria sido possível sem a insistência de Kroc em tornar a organização mais conhecida, pois mesmo após a sua morte, o McDonald’s tinha milhares de restaurantes com faturamento de bilhões de dólares. Muitos desses restaurantes são de posse e operação de franqueados, os quais são homens e mulheres de negócio independentes.

O McDonald's Corporation é uma empresa de capital aberto, cujo o modelo de negócio trata-se de atividade imobiliária e é uma das maiores cadeias mundiais de restaurantes de fast food de hambúrguer que foi expandida para todo o mundo oferecendo oportunidades de empregos às famílias se comprometendo com a diversificação da força de trabalho.

A empresa selecionada para este estudo de caso, considerada atualmente como empresa de grande porte, incialmente, tem como objetivo principal agradar ao cliente. As famílias englobam os agentes consumidores como público alvo desta empresa e são elas que detêm a posse dos fatores de produção necessários para a criação do serviço prestado.

1. ECONOMIA DE MERCADO

O McDonald’s é um dos maiores empregadores do Brasil, gerando renda a mais de 30 mil funcionários, possibilitando atender às suas necessidades de consumo e girando a economia no País. Por ser uma empresa com o segmento de atividade do ramo alimentício, gera bens e serviços às famílias. As famílias englobam os agentes consumidores, ou seja, são elas que detêm a posse dos fatores de produção (terra, capital, trabalho) necessários à empresa para criação desses bens e serviços, criando assim, a interação entre empresa e pessoas dos fluxos fundamentais (reais e monetários).

Nos fluxos reais ocorrem a troca física de bens e produtos com fatores de produção que são necessários para a sobrevivência das famílias, nesse caso, são os alimentos que o McDonald’s oferece (hambúrgueres, cheeseburgers, frango, batatas fritas, itens de café, refrigerantes, milk-shakes, sobremesas, saladas, peixes, wraps, smoothies e frutas) e os fluxos monetários seriam a “recompensa” em dinheiro entre os agentes.

Veja abaixo tabela demonstrativa do Modelo de Negócios do McDonald’s, empresa considerada o segundo maior empregador privado do mundo:

Figura 1 – McDonald’s Business Model Canvas

A alternativa de produção denominada como sistema “speedee” criada pelos empresários Dick e Mac é utilizada até hoje com sintonia de eficiência e sem movimento desperdiçado resultando em uma bela operação de atendimento rápido, visando atender as demandas diárias.

A quantidade de famílias empregadas só foi possível devido a inovação disruptiva dos empresários em ofertar serviços através de uma linha de produção balanceando o que é tecnicamente viável de ser produzido com a necessidade do mercado e, claro, a forma de o empresário Kroc enxergar o mercado e as necessidades dos agentes, pois, para ele, a primeira percepção foi de que só não vendia mais milk-shakes, por exemplo, na época, porque não tinham mais máquinas e se aumenta a oferta, aumenta a demanda.

O diferencial, portanto, foi o restaurante possuir um sistema automatizado (sistema speedee), pois é rápido e totalmente revolucionário diferenciando dos restaurantes drive-in da época que tinham como característica possuir grandes filas de carros, com muitos funcionários no local de produção dos alimentos e os garçons circulavam sobre patins para entregar os pedidos pelo estacionamento, modelo em que ficava inviável atender toda a demanda com uma boa qualidade e não podendo ofertar de acordo com as necessidades dos consumidores.

Considerando o hambúrguer como o principal produto consumido pelos clientes, observa-se as questões básicas da economia:

O que e quanto produzir? 75 hambúrgueres por segundo.

Como produzir? Sistema speedee operado pela mão-de-obra e máquinas através de uma linha de produção automatizada.

Para quem produzir? Agentes consumidores de classes sociais C e D (predominantemente) com renda aproximadamente de 2 a 10 salário-mínimo.

Conforme explicado nas aulas de Mercado e Economia, destaca-se que “o consumidor levará em conta em sua decisão os preços de outros bens (substitutos e complementares) em relação àquele em que está particularmente interessado” e aqui, pode-se citar como concorrentes do McDonald’s que fazem parte do desenvolvimento econômico e com infraestrutura semelhantes, os restaurantes Burger King, Kentucky Fried Chicken, Giraffas, Subway, Bob’s, Madero e Jerônimo, esses dois últimos como marcas recentes que têm maximizado satisfação dos consumidores com excelência e se destacar no mercado não é tão simples quanto parece, pois os gostos e preferências dos consumidores estão cada vez mais exigentes, seja considerando preço, quantidade, qualidade ou tecnologia disponível, embora, na maioria dos casos, o preço é a variável mais relevante para explicar o comportamento da quantidade procurada (demanda).

Mesmo o McDonald’s sendo uma das empresas que mais empregam atualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com