TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA E MERCADO, RECURSOS MATERIAIS E MATEMÁTICA APLICADA

Por:   •  31/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 11

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

Brasília-DF – Ano 2020

GESTÃO PÚBLICA

Ana Cristina de Sousa Oliveira – RA 2052121

Polo Guará II

INTRODUÇÃO

Atualmente o mundo se vê diante de uma pandemia pelo COVID-19 que mudou todas as perspectivas econômicas para este ano, inclusive o Brasil. Começamos o ano com boas expectativas e projeções de inflação baixa e de retomada do crescimento, queda da SELIC e a taxa de juros menor do que a meta de inflação para o ano.

Como será o mundo depois dessa pandemia, ninguém nem imagina quanto tempo vai durar, quais setores serão mais afetados e, se o Home Office vai mudar nossas vidas e hábitos.  E além de tudo, temos um sério problema político. Poderes que não se entendem, faltam de planejamento no combate, políticos que usam a pandemia como palanque e informações que muitas vezes mais desinformam do que informam.

O Brasil é um país que já passou por muitas crises e essa vai ser uma mais uma que será superada, com muitos sacrifícios de todos.

Diante do exposto e por esse motivo falaremos sobre a Economia e Mercado, Recursos Financeiros e Matemática Aplicada da empresa Natura Cosméticos S/A que no dia 18 de março deste ano, divulgou o posicionamento corporativo a respeito da pandemia “Nossa união é a solução”. No dia 31 de março, Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, fundadores da Natura e co-presidentes do Conselho de Administração de Natura &Co, ao lado de Roberto Marques, presidente executivo do Conselho de Administração e principal executivo do grupo, assinaram o artigo intitulado “É tempo de cuidar”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo. Uma parte da mensagem do Conselho de Administração: “A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe reflexões sobre nosso papel como indivíduos, famílias, empresas, países e civilização. Tornou-se ainda mais relevante ter clareza sobre o que é prioritário e sobre como somos todos interdependentes. É tempo de cuidar. Da parte e do todo. Cuidar de si, dos outros e das relações que estabelecemos com o mundo. É tempo de privilegiar investimentos em saúde pública, no apoio ao funcionamento da economia e dos pequenos negócios, no estímulo à geração de renda e no atendimento das necessidades dos mais frágeis, que são muitos”.

Uma empresa nascida e criada no Brasil, mais precisamente em São Paulo no ano de 1969, onde o seu criador Luiz Seabra inaugurou uma pequena fábrica e que fez 50 anos em 2019 como a maior multinacional brasileira do setor de cosméticos e já está presente em diversos países, entre eles a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Malásia, México, Peru e no ano de 2005 na França. Neste ano de 2020 concluiu a aquisição da Avon, criando o quarto maior grupo do mundo do segmento de beleza. Trabalha principalmente com venda direta, e conta com cerca de 1,7 milhão de consultoras. Uma empresa voltada no bem estar das pessoas em harmonia com a natureza.

A Natura pensando sempre no lema principal de cuidar do bem estar das pessoas unidas com a natureza e no momento tão significativo, decidiram se questionar sobre o papel de uma empresa de beleza no mundo. O que poderia fazer para transformar a realidade à nossa volta? Decidira que era hora de reforçar os princípios e compromissos que sempre nortearam a visão de negócios, com a geração e distribuição de riqueza, com a diversidade, com a conservação da floresta em pé, com a redução de resíduos.  Dados do ano de 2019: 1,8 milhão de Consultoras de Beleza Natura presencial e on-line; 489 lojas físicas (próprias e franquias); primeira empresa do mundo e sustentável, a ser certificada como Empresa B por capital aberto sua atuação transparente em 2014; 6,8 mil colaboradores sendo 5 mil no Brasil; cerca de 850 produtos de cuidado diário (rosto, corpo, banho e mãos e pés), perfumaria, maquiagem, cabelo e barba, além dos voltados para o público infantil e para presentes; 11,9 mil fornecedores; 6,2 mil famílias em 39 comunidades nas cadeias produtivas da sócio biodiversidade; Fábricas próprias em Cajamar (SP) e Benevides (PA) e produção terceirizada no Brasil, Argentina, Colômbia e México; e-commerce www.natura.com.br; 1 hub logístico em Itupeva (SP); 12 Centros de Distribuição 7 no Brasil e 5 na América Latina e sede administrativa em São Paulo – SP.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

Em 2019, a Natura reafirmou o compromisso e traduziu sua Essência na nova expressão da marca: o mundo é mais bonito com você.

Melhores práticas:

 • Estão presentes pelo 15º ano no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3 (bolsa de valores de São Paulo)

 • Integram o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) para mercados emergentes • Somos uma Empresa B desde 2014, que certifica nosso compromisso com o impacto positivo nos âmbitos econômico e socioambiental.

 • Há 11 anos figuram na lista das empresas mais sustentáveis do mundo, do Corporate Knights

• Não testam em animais. Prática com os certificados Leaping Bunny, da Cruelty Free International

• Comércio ético: certificação UEBT (União para o BioComércio Ético) atesta a sustentabilidade da cadeia de fornecimento dos ingredientes naturais da linha Ekos.

O primeiro marcos desse planejamento, as Ambições 2020, é um conjunto de metas em temas como biodiversidade, resíduos, emissões de carbono, água, diversidade, geração de renda, entre outros, cujo ciclo se encerrará no fim deste ano. Até 2019, o índice de atingimento desses compromissos chegou a 70%.

Ambições para o ano de 2020: Programar Conselho Consultivo; Transparência nas informações de produtos e evolução da Visão 2050; Compensar 100% das emissões de carbono; Estratégia de energia renovável; Embalagens MRPC (Material reciclado pós-consumo); Coleta de resíduos e envio à reciclagem; Gerar R$ 1 bilhão em negócios na Pan-Amazônia; Rastreabilidade dos insumos; Renda média da consultora; Empreendedorismo da consultora; Desenvolvimento humano e social da consultora; Educação da consultora; Inclusão de pessoas com deficiência; Engajamento e cultura do colaborador; Desenvolvimento humano e social de comunidades; Estratégia territórios (entorno e comunidades fornecedoras).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (231.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com