TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - Contabilidade, Recursos Humanos e Estatística

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

Marina Carniel

RA 1738883

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM

PIM III

Tietê SP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

Marina Carniel

RA 1738883

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientadora: Fernanda de Castro Leite

Tietê SP

2017

RESUMO

Este trabalho é um estudo de como são aplicados na prática o funcionamento atual da empresa escolhida, com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística. A metodologia aplicada foi de visita técnica na entidade para se coletar os dados e entrevistar pessoas que trabalham na entidade.

Palavras chaves: Administração Pública. Contabilidade. Estatística. Recursos Humanos.

ABSTRACT

        This work is a study of how the current operation of the chosen company is applied in practice, based on the knowledge acquired in the disciplines of Human Resources in Public Administration, Accounting and Statistics. The methodology applied was a technical visit to the entity to collect data and interview people working in the entity.

Keywords: Public Administration. Accounting. Statistic. Human Resources.

Sumário

1.INTRODUÇÃO        6

2. O SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA        7

2.1 ORGANOGRAMA DA EMPRESA.................................................................9

3. CONTABILIDADE        10

3.1 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO DA ENTIDADE.............................11

4. ESTATÍSTTICA APLICADA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

        


1.INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III) vem apresentar a empresa Prefeitura Municipal de Jumirim, localizada na Rua Manoel Novaes nº 829, Centro, CEP 18535 – 000, Jumirim SP, inscrita no CNPJ 01.612.150/0001-19 e inscrição estadual nº 788.005.436.110, emancipada através da lei nº 9330, de autoria do Governador Estadual na época (27 de dezembro de 1995), Sr Mário Covas, com início de funcionamento em 01/01/1997 tomando posse o primeiro Prefeito eleito, Sr. Benedito Tadeu Fávero, o qual iniciou os trabalhos na empresa com poucos recursos e funcionários.

2. O SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA

O setor de recursos humanos de uma empresa é de suma importância para manter a vitalidade da mesma. Pessoas e organizações variam intensamente, a gestão de pessoas dependerá da mentalidade predominante na organização, sendo que, atualmente, as organizações, estenderam seu conceito de parceria, incluindo os funcionários, passando a ser tratados como parceiros, onde cada um está disposto a investir seus conhecimentos.

Os objetivos dos Recursos Humanos passaram a ser estratégicos, com o intuito de aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar pessoas.

 “A área de Recursos Humanos (RH) é caracterizada pelas organizações e pelas pessoas que delas participam. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para que possam atingir seus objetivos e cumprir sua missão. As organizações permitem que os indivíduos possam alcançar objetivos que jamais seriam alcançados apenas com esforço pessoal isolado, portanto as organizações aproveitam a sinergia de esforços de várias pessoas que atuam em conjunto.”

(Chiavenato, 2009)

O sucesso de uma empresa não está apenas no que ela faz (produtos/serviços) mas sim nas pessoas que envolvem e tem o comportamento de buscar ferramentas de gestão mais inovadas e tornar a empresa a cada dia que passa diferente das demais, aquela que o trabalhador sinta prazer em trabalhar.

A empresa em estudo, Prefeitura Municipal de Jumirim, iniciou sua gestão em 1997, com 85 funcionários. Seu Regime Jurídico Único é de natureza Estatutária. Atualmente, seu quadro de funcionários está composto por: 192 funcionários efetivos, 41 funcionários comissionados, totalizando 233 funcionários.

Por ser de natureza Estatutária, os cargos na empresa referida são de provimento efetivo e de carreira. Seu ingresso é realizado através de concurso público. Sendo aprovado, e conforme quantidade de vagas deferidas em Edital, o servidor tem prazo de trinta (30) dias para a posse do seu cargo.

Após sua posse, o servidor passará por um período de três (03) anos em estágio probatório, o qual será apurado sua vida funcional nos seguintes aspectos: regularidade, interesse, iniciativa/ criatividade, disciplina, responsabilidade, imparcialidade, relações humanas, colaboração com o grupo, discrição/confiabilidade e comunicação.

A seção de Recursos Humanos mantém cadastro através de sistema computadorizado e pastas físicas de todos os funcionários (em estágio probatório), anexando seus processos de avaliação que são realizados a cada seis meses. O funcionário que não for aprovado no estágio probatório será exonerado do cargo.

Na prefeitura, além do vencimento (salário) o funcionário possui as seguintes vantagens: diárias quando se ausentar do município para atividades do trabalho, gratificação natalina, salário família e gratificação alimentícia mensal (cesta básica).

O RH da prefeitura trabalha de maneira operacional, que é o formato mais tradicional de recursos humanos, exerce as funções burocráticas e é envolvido com procedimentos padrões. Nesse formato de modelo, o setor de RH é responsável pelas rotinas de folha de pagamento, abonos, licenças, férias, entre outros, porém essas atividades não são consideradas estratégicas, mas sim operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (801.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com