TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - CONTABILIDADE

Por:   •  20/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAS – PIM III

CONTABILIDADE, MARKETING E ESTATÍSTICA APLICADA

TABATINGA – AM

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAS – PIM II

CONTABILIDADE, MARKETING E ESTATÍSTICA APLICADA

DISCENTE: FÁBIO HENRIQUE BARBOSA DOS SANTOS

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Orientador:

TABATINGA – AM

2017

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar III objetivou relacionar aspectos que uma empresa da área de contabilidade vivencia em seu cotidiano, com os aspectos científicos de Contabilidade, Marketing e Estatística Aplicada. Além de buscar reconhecer conceitos científicos na prática de uma empresa de contabilidade e buscar semelhanças e diferenças entre a teoria e a prática sobre Comércio Exterior. Para isso, foi preciso discutir sobre a influência que cada uma das áreas científicas em questão exercem sobre a atuação da empresa alvo do presente projeto. Neste sentido, vivenciou-se algumas atividades nas quais a empresa se utiliza de dados contábeis, cálculos estatísticos e situações que têm relação com marketing. Conclui-se que, ao descrever a relação da prática da empresa com a teoria a cerca de contabilidade, marketing e estatística, percebe-se que a empresa possui um potencial significativo para melhoria de seu próprio gerenciamento e sua prestação de serviços, uma vez que os conceitos teóricos, se aplicados de forma coerente, podem influenciar de forma direta no funcionamento e, por sua vez, nos lucros de uma empresa.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO .................................................................................................

2

OBJETIVOS ......................................................................................................

2.1

OBJETIVO GERAL ............................................................................................

2.2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ..............................................................................

3

RESULTADOS E DISCUSSÃO .......................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................

REFERÊNCIAS ................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

        O presente Projeto Integrado Multidisciplinar trata-se do desenvolvimento de uma pesquisa realizada com base em três pilares importantes para o funcionamento de uma empresa: a contabilidade, o marketing da empresa e as aplicações de cálculos estatísticos.

        A contabilidade de uma empresa regula o funcionamento de balanços patrimoniais, a situação de liquidez da empresa, entre outros fatores. Já em relação ao marketing, este atua em questões que norteiam a relação da empresa com o cliente, e destes com a atual situação do mercado; além de questões sobre a organização da empresa, acessibilidade e satisfação/insatisfação do cliente, entre outros diversos fatores que norteiam a relação da empresa com o cliente e o mercado. E, para finalizar, há ainda o papel da estatística aplicada que corresponde a aplicabilidade de dados estatísticos em diversas áreas da empresa.

        Com isso, o presente trabalho tem como objetivo, correlacionar os aspectos teóricos destas três áreas de tamanha importância para o bom funcionamento de uma empresa, com os aspectos práticos, de situações cotidianas vivenciadas por empresa de contabilidade, que presta serviços como consultoria e assessoria contábil e comércio exterior, que busca auxiliar os clientes em situações acerca de cálculos de impostos das empresas, folhas de pagamentos, internamento de mercadorias junto a Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, entre outras atividades que requerem o conhecimento e a aplicação de aspectos de economia, mercado, matemática e recursos patrimoniais.

        Desta forma, o presente projeto buscará apresentar as relações que a empresa A. MARQUES ASSESSORIA E SERVIÇOS CONTÁBEIS E COMÉRCIO EXTERIOR vivencia em seu cotidiano, com os aspectos científicos abordados nas três disciplinas mencionadas anteriormente.

        

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL:

  • Desenvolver o levantamento das características e das práticas organizacionais de uma empresa relacionando aos conceitos de contabilidade, marketing e estatística aplicada.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;
  • Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, execução e avaliação dos modelos administrativos de uma empresa;
  • Discutir as implicações que os conceitos de contabilidade, marketing e estatística aplicada influenciam em uma empresa.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Segundo Ruschel (2005), a ausência de um adequado gerenciamento de custos, possibilita que muitas empresas encerrem suas atividades, sem que seus proprietários possam sequer identificar as causas. E completa dizendo ainda que um eficiente controle de custos pode proporcionar benefícios concretos a uma empresa, como conhecimentos da rentabilidade da empresa e definição da política de preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com