TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III GESTÃO EM TURISMO

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO DE TURISMO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIMIII

ROTEIRO TURÍSTICO-ESTÂNCIA DE SOCORRO-SÃO PAULO-SP

RODRIGO TARGINO DOS SANTOS

São Paulo

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO DE TURISMO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIMIII

ROTEIRO TURÍSTICO-ESTÂNCIA DE SOCORRO-SÃO PAULO-SP

Projeto apresentado á Universidade Paulista como requisito parcial á graduação do curso Gestão de Turismo.

RODRIGO TARGINO DOS SANTOS

São Paulo

2021

SUMÁRIO

1- Introdução...............................................................................................5

2- Primeiro capitulo.....................................................................................6

3- Segundo capitulo.....................................................................................8

4- Terceiro capitulo....................................................................................13

5- Conclusão...............................................................................................14

6- Referências bibliográficas.......................................................................15

7- Anexos...................................................................................................16

RESUMO

Neste trabalho, projeto multidisciplinar PIM III, tenho como proposta o desenvolvimento e elaboração de um roteiro turístico de uma determinada região. O roteiro em questão foi organizado tendo por base a cidade turística da Estância de Socorro. Local conhecido por suas cachoeiras e esportes de aventuras. A estrutura desse trabalho será composta conforme as disciplinas estudadas ao longo do semestre: Fundamentos de roteiros turísticos, Ciências sociais e Historia memoria e patrimônio. Além das matérias, será feita uma pesquisa e analise sobre os principais pontos turísticos da cidade. Com o objetivo de colocar em pratica o que aprendi na teoria sobre os temas abordados. Será apresentado no corpo deste projeto, o descritivo de viagem, colocando os tópicos como data, local, duração dos passeios, possibilidades de hospedagens e valores, dependendo do publico que será atendido.

Palavras chaves: Turismo, Turista e roteiro turístico.

Introdução

Este trabalho tem por objetivo fazer um levantamento e uma análise dos principais atrativos turísticos da cidade Estância de Socorro e a partir disso elaborar um roteiro turístico.

Como o próprio nome da cidade já diz, Estância segundo o Wikipedia significa:

“Estância turística é um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Devem dispor de infra-estrutura e serviços dimensionados à atividade turística.” pt.wikipedia.org. ( acessado em 15/10/2021.)

Sendo assim, a cidade é um grande atrativo turístico devido, em grande parte, ao número de cachoeiras que possibilita os esportes de aventuras como, por exemplo, o rafintg, boia cross, entre outros. Tendo com isso, o turismo é uma das principais fontes de rendas da cidade juntamente com o comercio,

Para isso, será fundamental entender como funciona o sistema turístico, desde o sistema hoteleiro, suas relações com outros setores, tais como serviços, fornecedores, clientes, colaboradores e a sua estrutura organizacional. Para realizar esse trabalho interdisciplinar foi feita uma pesquisa das empresas de operadoras de turismo locais, a historia do município, seu setor de compras e principais pontos turísticos.

Com base nas leituras dos conteúdos programáticos e nas pesquisas realizadas, será apresentado um roteiro de três dias, de sexta a domingo e os setores analisados serão: O turismo rural e histórico: Turismo de aventura e Turismo de compras.

O desenvolvimento desses roteiros será associado às matérias estudadas durante o semestre e se dará em capítulos. O Primeiro capítulo trará uma pequena historia do município e de um dos pontos turísticos escolhidos para fazer parte do roteiro. No segundo capitulo será descrito o roteiro em si, associando aos Fundamentos de roteiros turísticos. O terceiro capítulo fará uma analise de como o turismo impacta socialmente na vida dos moradores do município. Por fim, trarei a conclusão desse projeto, com uma avaliação dos principais pontos desenvolvidos ao longo do trabalho.

PRIMEIRO CAPÍTULO

A cidade de Socorro foi fundada em torno de 1738, passando por diversos estágios até chegar á cidades em 1883, sendo elevada á Estancia Turística em 1978.

Com isso, foi surgindo às águas termas, comum no Circuito das Aguas, da qual Socorro esta inserido. Monica Buratto, (2020) coloque que “A prática balneária se intensificou com a transformação das termas em um ambiente melhor e também com a modificação da arquitetura do lugar. Associada a isso, estava a valorização da natureza e da história local(...)”

Consta com cerca de 120 imóveis históricos, entre fazendas e casarões, que podem ser visto na área central da cidade, como o Palácio das Águias, que já foi prefeitura e agora é a biblioteca municipal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com