TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III JOSÉ SILVA

Por:   •  24/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

MILLS ENGENHARIA S/A

A prática da ginástica laboral PIM IV

Lauro de Freitas - BA 2020

MILLS ENGENHARIA S/A

A prática da ginástica laboral PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em Segurança no Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP Orientador: Elaine Araújo

Lauro de Freitas - BA 2020

RESUMO

O presente trabalho apresenta as disciplinas de Biologia Aplicada; Ergonomia (NR- 17); e, Planejamento e Programa de Manutenção Industrial sendo essa apresentação configuradas na implantação e prática Ginástica Laboral da empresa Mills Engenharia S/A, que atua na área de manutenção industrial, no polo industrial da cidade de Camaçari na Bahia. Onde prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho, com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, os exercícios duram em média entre 5 e 15 minutos   e trazem diversos benefícios. Quanto as investigações: análise da saúde e qualidade de vida (Biologia Aplicada); aplicação de técnicas de alongamento, hábitos de respiração, reeducação da postura (Ergonomia / NR- 17); e, a disposição da ginástica laboral na manutenção industrial preventiva (Planejamento e Programa de Manutenção Industrial). A população de objeto de estudo foi constituída por 223 funcionários vinculados a empresa Mills Engenharia S/A; para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de observação e pesquisa de campo via entrevista, aplicados in loco.

Palavras-chave: Ginástica Laboral, Saúde Ocupacional, Postura Adequada.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. BIOLOGIA APLICADA        7
  1. REDUÇÃO DE DORES MUSCULARES COM A GINASTICA LABORAL        7
  2. REDUÇÃO DE AFASTAMENTO LABORAL        9
  1. ERGONOMIA        10
  1. ESFORÇOS FÍSICOS NAS ATIVIDADES LABORAIS        10
  2. QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR        11
  1. PLANEJAMENTO E PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL        12
  1. CONHECIMENTOS DOS RISCOS DAS ATIVIDADES LABORAIS        12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13
  2. REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo da pesquisa desenvolvida no Projeto Integrado Multidisciplinar é fazer um levantamento do histórico de acidentes e doenças do trabalho ocorridas na empresa Mills Engenharia S/A. Fazendo assim um comparativo entre o período anterior e posterior da implantação e da prática da ginastica laboral, durante o período de Agosto a Outubro de 2020, com o apontamento dos resultados obtidos no ambiente de trabalho.

A Mills Engenharia S/A é uma empresa que atua há quase 70 anos no ramo de manutenção industrial. Sendo esta uma empresa pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura e para as construções de alta complexidade. Tem como missão ofertar sempre a melhor solução para os nossos clientes.

A empresa está estrategicamente posicionada em mais de 30 endereços no território nacional, proporcionando uma relação mais próxima do cliente e rapidez no atendimento. Contudo, a filial localizada na área do polo industrial de Camaçari, foi a unidade objeto deste projeto. O serviço de manutenção industrial que a empresa realiza é na montagem e desmontagem   de andaime industrial. Na área da indústria da Paranapanema, filial localizada na cidade de Camaçari, a Mills Engenharia S/A atua com 223 funcionários.

Com a finalidade de atender Programa de Manutenção Industrial de forma eficiente e considerando minimizar os riscos de acidentes, a Mills Engenharia S/A implantou a Ginastica Laboral como umas das medidas preventivas. Uma vez que o riscos de acidentes na montagem e desmontagem de andaime requer consciência corporal assertiva, assim como postura adequada. Tanto na montagem quanto na desmontagem de andaimes industriais, a movimentação corporal é constante e de riscos caso não sejam atendidas as disposições previstas na NR-17.

O mundo moderno tem a necessidade de alinhar produção e crescimento industrial com segurança do trabalho. Sobre isso, afirma Gardinalli (2012, p.3) que “é possível conciliar economia e saúde no trabalho”. Este Projeto Integrado Multidisciplinar analisa a saúde e qualidade de vida utilizando a Biologia Aplicada onde aspectos como a redução das dores musculares assim como a redução de afastamento dos funcionários das suas respectivas atividades laborais, assim como a aplicação de técnicas de alongamento, hábitos de respiração, reeducação da

postura considerando a Ergonomia/NR-17 e a disposição da ginástica laboral na manutenção industrial preventiva utilizando os conceitos de Planejamento e Programa de Manutenção Industrial. Sendo essa análise no ano da implantação da ginástica laboral. Para a realização do presente projeto, foi feita uma observação in loco da empresa, tendo como base o que foi estudado nas disciplinas do semestre.

  1. BIOLOGIA APLICADA

Um dos aspectos a se destacar são os riscos biológicos dentro de uma empresa. Tais como os microrganismos causadores de doenças, com os quais os funcionários entram em contato, tais como vírus, bactérias e fungos. Partindo desse princípio, a empresa Mills Engenharia S/A tem um plano de ação com a distribuição de álcool em gel, lavatórios com saboneteira com conteúdo antibacteriano que ficam disponibilizados nos espaços de circulação comum, o que permite positivamente para a diminuição da exposição dos trabalhadores a possíveis contaminações, principalmente diante da prática da ginástica laboral durante a atual pandemia da COVID-19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (314.8 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com