TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV Empresa Toyota

Por:   •  6/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.780 Palavras (32 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

Nestlé Brasil Ltda.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

SÃO PAULO

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

Nestlé Brasil Ltda.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade

Orientador: Prof.

SÃO PAULO

2019

RESUMO

Esta monografia irá abordar um estudo realizado em uma indústria de alimentos, o principal objetivo é mostrar como a aplicação das ferramentas da qualidade poderá identificar falhas no processo e suas devidas soluções. Assim como o estudo da implantação de melhorias no processo produtivo diretamente ligado a tecnologia da informação e como a gestão de processos pode tornar a empresa mais competitiva e agregar valor ao cliente, seguido pela apresentação de como a gestão de pessoas pode estabelecer um conceito superior de motivação pessoal refletindo na qualidade final do produto.

Palavras-chave: Ferramentas da qualidade, gestão de processos, gestão de pessoas.

ABSTRACT

This monograph will address a study conducted in a food industry, or the main objective is to show how quality tool applications can identify process failures and their dismembered solutions. Thus, how the study of implementation of improvements in the production process linked to information technology and how a process management can make a company more competitive and add customer value, followed by presenting how a people management can use a superior concept. Personal motivation reflected in the final quality of the product.

Key words: Quality tools, process management, people management

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

3.        Ferramentas da Qualidade – Controle e Melhoria        10

3.1        Tabela de Amostras        10

3.2        Histograma        12

3.3        Diagrama de Pareto        13

3.4        Controle estatístico do processo        15

3.5        Diagrama de causa e efeito        17

4.        Gestão de Processos        21

4.1        Fluxo de processo        21

4.2        Analise 5W1H        23

4.3        Tecnologia da informação aplicada no processo        25

4.4        Indicadores de Desempenho        25

4.5        Projeto de melhoria para o processo de inspeção        26

4.6        Competitividade e agregação de valor ao cliente        27

5.        DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        28

5.1        Trabalho em equipe        28

5.2        Liderança        29

5.3        Motivação        30

5.4        Comunicação        31

5.5        Resolução de conflitos        32

5.6        Pesquisa de clima organizacional        33

6.        CONCLUSÃO        34

REFERÊNCIAS        35

  1. Introdução

A qualidade é um conjunto de atributos que tornam um serviço plenamente adequado ao uso, esta satisfação envolve preço, disponibilidade segurança e durabilidade. O controle estatístico do processo é usualmente o método preferido para controlar a qualidade, porque a qualidade é construída no processo. De acordo com MARTINS (2007: 9) “É possível afirmar que em todas as visões de qualidade, indicam que o foco está direcionado principalmente à satisfação dos clientes e mercados e, consecutivamente, à melhora dos resultados empresariais”. Define-se que qualidade é atender sempre as necessidades dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar, mas a necessidade da busca pela melhoria da qualidade tende a interpretar que a qualidade é produzir dentro das expectativas do cliente de forma confiável, acessível e segura. “PALADINI (2002) menciona que a avaliação da qualidade sempre teve um espaço no gerenciamento das organizações, a fim de se obter um ambiente competitivo para desenvolver estratégias que viabilizem o processo de avaliação. O principal objetivo desse Projeto Integrado Multidisciplinar é apresentar como as ferramentas da qualidade podem ser utilizadas para identificar problemas, como agir após a detecção da falha e como soluciona-las. Também será aplicado conceitos de gestão de processos, tal como a melhoria contínua é fundamental para manter a competitividade da empresa em padrões elevados e como a gestão de pessoas pode contribuir para o crescimento motivacional dos colaboradores, refletindo assim na qualidade final do produto.

  1. Desenvolvimento

A maior aspiração do farmacêutico alemão Henri Nestlé era solucionar o problema da desnutrição infantil. Por isso, investia todos os seus recursos na busca de uma formulação que reunisse alimentos básicos, como leite, açúcar e farinha de trigo, experimentando inúmeras composições. Seu objetivo era produzir uma farinha infantil que, preparada com água pura e quente, resultasse em um alimento saboroso e de alto valor nutritivo. A base do produto, em sua opinião, deveria ser o bom leite suíço, concentrado à vácuo em latas hermeticamente fechadas, a fim de preservar o mesmo poder nutricional que apresentava in natura. Moendo uma torrada de pão de trigo, ele obteve um pó em forma de sêmola, que, misturado a outros ingredientes, segundo seus estudos e conhecimentos científicos, resultou em um produto alimentício de alto valor nutritivo, o qual batizou em 1866 de Farinha Láctea Nestlé. Nessa época, por intermédio de um médico, ele tomou conhecimento de um bebê de duas semanas que não ingeria nenhum alimento e se tornava cada vez mais debilitado. Ele não hesitou: preparou um mingau de sua farinha e sugeriu que fosse dado à criança. Durante alguns dias, isso foi feito repetidamente, com sucesso: a criança acabou por se recuperar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com