TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.051 Palavras (21 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 21

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

POUPRUBBER INDUSTRIA TECNICA DE BORRACHA EIRELI

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

ALUNO: PAULO HENRIQUE SÍPOLI FARIA R.A. 1912563 POLO CAMPINAS

CAMPINAS/SP

2020

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

POUPRUBBER INDUSTRIA TECNICA DE BORRACHA EIRELI

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

ALUNO: PAULO HENRIQUE SÍPOLI FARIA R.A. 1912563 POLO CAMPINAS

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Orientador: Prof.º Luiz Felix

CAMPINAS/SP

2020

RESUMO

Este projeto teve como finalidade apresentar as principais características da Pouprubber Industria Técnicas de Borracha EIRELI, unidade de Valinhos, abordando as disciplinas: Normas da Qualidade - Auditoria e Certificação, Gestão Estratégica da Qualidade e Matemática Financeira, com a intenção de conseguir melhores resultados nos processos da unidade, buscando melhorias contínuas, que já é uma filosofia do Pouprubber Industria Técnicas de Borracha EIRELI e, também, o fortalecimento de seus colaboradores com a qualidade, uma vez que é questão de sobrevivência, satisfazer as exigências do consumidor em um mercado tão competitivo.

Para isso é necessário atender a normas, realizando estratégias e a gestão de custos.

Palavras-Chaves: Certificação, Qualidade e ISO 9001

ABSTRACT

The purpose of this project was to present the main characteristics of the Pouprubber Industria Técnicas de Borracha EIRELI, Valinhos unit, addressing the disciplines: Quality Standards - Audit and Certification, Strategic Quality Management and Financial Mathematics, with the intention of achieving better results in the unit's processes, seeking continuous improvements, which is already a philosophy of Pouprubber Industria Técnicas de Borracha EIRELI and also the strengthening of its employees with quality, since it is a matter of survival, satisfy the demands of the consumer in such a competitive market.

For this it is necessary to meet standards, performing strategies and cost management.

Key-words: Certifications, Quality and ISO 9001

Sumário

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL 7

3 NORMAS DE QUALIDADE – AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO 8

3.1 Sistema de Garantia da Qualidade Pouprubber (SGQP) 9

3.2 Normas de Qualidade da Pouprubber 9

3.3 Conceitos ISO 9000 10

3.4 Processos de auditoria e certificação 11

4 GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE 12

4.1 Gestão da Qualidade 12

4.2 Visão da Qualidade da Empresa 13

4.3 Conceito de Qualidade do projeto ao produto 15

5 MATEMÁTICA FINANCEIRA 16

5.1 Conceitos da Matemática Financeira 16

5.2 Como a empresa faz uso da Matemática Financeira 17

6 CONCLUSÃO 21

7 CITAÇÕES E REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual do mercado, para que a empresa se mantivesse competitiva, cada vez mais era exigido um alto nível de excelência na prestação de serviços, faz com que o consumidor cada vez mais exigente. Uma ferramenta indispensável é o Sistema de Gestão da Qualidade, pois esta auxilia a atingir os objetivos organizacionais, bem como a melhoria contínua de seus processos.

A implantação da ISO 9001 e AITF 16949 é uma forma de garantir que a empresa esteja adequada perante os padrões e, também mostrar os clientes que está sempre preocupada em garantir o melhor serviço.

A Pouprubber Industria Técnicas de Borracha EIRELI, nesse projeto irei chamar a empresa de Pourubber do Brasil, executa os processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade e sua aplicação por toda a organização e determina métodos necessários para assegurar que a operação e controle desses processos sejam eficazes. A Pouprubber do Brasil busca chegar ao zero-defeito nos produtos e processos, buscando estabilidade e confiabilidade por meio da padronização e do uso de métodos de identificação de causa raiz. Para garantirmos uma qualidade nos produtos, os funcionários possuem treinamentos e esses treinamentos são realizados no chão de fábrica e anotados em documentos da Qualidade, específicos para cara funcionários e por consequências, houve uma melhora nas atividades e agilidade nos processos. E a empresa tinha dois fornecedores de borracha a LCR Industria e Comércio de Artefatos de Borracha e a Santa Fé Borrachas, que conseguia suprir a expectativa de nossos clientes.

2 DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

Após anos exportando seus produtos de suas fábricas da Alemanha para o Brasil e para demais países do Mercosul, a Pouprubber do Brasil decidiu fundar uma filial no Brasil para suprir o mercado já existente, atendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com