TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO E CONTROLE

Seminário: PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO E CONTROLE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Cada vez mais as empresas buscam aumentar sua produtividade e a melhoria da qualidade de seus produtos. Com a globalização as empresas necessitam melhorarem constantemente seus produtos e resultados, para tanto a qualidade e eficiência para desenvolvimento de produtos está diretamente relacionada com a qualidade e eficiência no desenvolvimento de seus colaboradores. As empresas se encontram em diferentes níveis para o planejamento e controle de sua produção, as montadoras automotivas, pelo alto padrão de competitividade são ótimos exemplos a serem seguidos por àquelas que necessitam melhorarem seu desempenho. Melhores resultados apenas serão alcançados com investimentos constantes em atualização de tecnologias e treinamento de colaboradores com o propósito de se obter o melhor aproveitamento sobre as tecnologias e recursos humanos disponíveis.

Objetivo do Trabalho:

Determinar a forma e a sistemática de planejamento, execução e controle da produção bem como, para a tomada de ações de melhoria aplicáveis.

Justificativa:

A necessidade de se obter um melhor aproveitamento de todos os recursos disponíveis durante a fabricação de um produto.

1. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

1.1 Controle da Produção

Durante o estagio foi observado que a empresa realiza o controle da produção, em várias fases, iniciando com o controle das matérias-primas e outros insumos, levando-se em consideração as quantidades previstas pela programação da produção. Segundo Tubino (1997) a administração dos estoques será portanto a primeira atividade dentro da gama de atividades do controle da produção, executando o controle e níveis de estoque. Também é realizado controle em toda linha de produção e no estoque de produto acabado, através de registros de qualidade e fichas técnicas. A responsabilidade do controle da produção é distribuída aos setores que participam diretamente da produção.

O primeiro passo na ação do acompanhamento e controle da produção é a coleta e o registro dos dados sobre o emprego de máquinas, homens e materiais, as informações devem estar disponíveis tão logo o programa de produção seja liberado,acelerando a identificação de desvios entre o programado e o executado, contudo muita atenção deve ser dada as questões ligadas a integridade dos dados e real necessidade de se coletar tal informação.Tendo os dados oportunos em mãos, o PCP pode, então, compará-los com o programa de produção emitido, buscando identificar possíveis desvios que demandem ações corretivas. Esta sequencia de atividades executadas pelo acompanhamento e controle da produção pode ser desenvolvido segundo várias óticas de “controle administrativo”. Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação no chão de fábrica, é necessário que os encarregados de produção façam um planejamento de todas as suas ações, elaborando assim um plano-mestre da produção (PMP). Segundo Slack (1999), o PMP é o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura, através de uma integração plena com o planejamento estratégico da empresa e com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com