TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO E CONTROLO DA PRODUÇÃO

Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO E CONTROLO DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

O universo empresarial esta, cada vez mais competitivo e exigente, isso faz com que cresça a busca por resultados mais expressivos, as empresas têm procurado maneiras de melhorar seu desempenho, é uma dessas formas é o Planejamento e Controle da Produção (PCP), através do qual se determina o que deve ser produzido, quanto, como, quando, onde e por quem será produzido.

A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período curto prazo, as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requerido, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito.

O Planejamento e Controle da Produção são um conjunto de funções que, além de

planejar e controlar ,comandam e coordenam a produção.

Este processo é realizado com base nas informações de que a empresa disponibiliza para que seja tomada as decisões, por isso é importante e indispensável que exista um sistema de informações eficiente fornecendo todas as informações necessárias a elaboração do PPCP dentro da empresa.

Há empresas que ainda tomam suas decisões de forma empírica, produzindo sem qualquer embasamento logico, são decisões tomadas com base naquilo que se acredita que o mercado irá absorver, são empresas que não possuem certo planejamento. Por muitas vezes elas podem ser bem sucedidas, levar ao bom resultado, mais que não significa que sempre será assim. Olhando para isso como um todo, em suas possíveis variáveis, com um mercado mais exigente, conhecer seus gastos, tendências, de forma que consiga utilizar essas informações juntamente com essas informações internas para a tomada de decisões e bom funcionamento da produção. O PPCP é tem esse objetivo, organizar toda a empresa e seu processo de produção.

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento é a função que estipula antecipadamente os objetivos a serem atingidos, analisar o que deve ser feito para atingi-los do melhor modo possível. Segundo Slack Nigel, administração da produção diz que:

“Planejamento é a formalização do que se pretende que aconteça em determinado momento no futuro. Um plano não garante que um evento vá realmente acontecer; é uma declaração de intenção de que aconteça.” (Administração da produção ,Slack, Nigel. Pg.283)

O planejamento programação e controle da produção é o departamento responsável pelo o que vai ser produzido, onde vai ser produzido, quanto vai ser produzido e como vai ser produzido. É uma técnica administrativa que visa garantir que a produção ocorra de modo eficaz, produza seu produto e serviços como se deve reduzindo custos e atendendo aos prazos, tem a função de organizar, padronizar a organização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais aptidão, perfeição, segurança, rapidez, facilidade e menor custo.

Nada flui sem planejamento, qualquer operação requerem planos e controle pra que seus objetivos e metas sejam alcançados dentro dos prazos e que para que o produto final seja com qualidade. Planejar todo o processo de produção é estar se preparando para atender toda a demanda e entrega dentro dos prazos e padrão de qualidade é ter o controle das possíveis variáveis que possam surgir, falhas e exigências do mercado, olhar para empresa como um todo, todos os setores e identificar aonde podem ser melhorado seu plano de produção, como reduzir gastos, perdas, melhorar e controlar seu desempenho. Segundo Slack, Nilgel. Administração da produção que diz:

O Planejamento da Produção tem como proposito, fazer a ligação entre suprimento e demanda que garantirá que os processos produtivos ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços requeridos pelos consumidores .( Administração da produção Slack, Nigel Pg.283)

1.1 FINALIDADE E FUNÇÕES DO PCP:

A finalidade do é maximizar todo processo produtivo da empresa, aumentando sua eficiência e eficácia. Atuar em toda sua produção visando aumentar sua eficiência e assegurar que os objetivos da produção sejam obtidos afim de aumentar sua eficácia.

Ele atua em todo o processo, antes: planejando toda a produção e seu processo produtivo, programando materiais, estoque e maquinas. Durante e depois: controlando o funcionamento do processo produtivo para que ele funcione como o planejado.

1.2 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO PCP:

Como todo planejamento o PCP para que obtenha resultados positivos é essencial que se tenha a certeza de que está sendo aplicado da forma adequada e para isto existem alguns princípios básicos que regem o planejamento e o controle.

Princípios que regem o planejamento:

Princípio de definição do objetivo: é de suma importância que o objetivo seja determinado de clara, pois o planejamento será realizado visando atingir este objetivo.

Princípio da Flexibilidade do Planejamento: o planejamento deverá ser formulado de maneira flexível, planejamento é algo voltado para o futuro, eu planejo o que vai acontecer mais nem sempre o plano sai de forma esperada, podendo ocorrer variáveis que exijam adaptação as situações imprevistas.

Princípios que regem o controle:

Princípio do Objetivo: o controle auxilia para que seja obtidos os objetivos a medida que permite identificar as falhas e corrigi-las em tempo hábil.

Princípio da definição dos padrões: Devem-se definir padrões de produção para que se possa obter o melhor controle na execução dos trabalhos.

Princípio da exceção: o administrador deve focar nos processos que não estão sendo executados da melhor maneira, ou seja, não estão indo tão bem.

Principio da ação: não adianta ter um controle se não houver ação, se o controle não conduz a nada é melhor não o ter. Deve agir mostrando ações corretivas apontando falhas e desvios, deve apontaras providencias a serem tomadas.

1.3. SISTEMAS DE PCP:

Existem três tipos de sistema de produção e para cada um desses sistemas existe um sistema específico de PCP.

PCP em produção sob encomenda: funciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com