TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Monografias: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 19

Faculdade Anhanguera–FACNET-TAGUATINGA

Serviço Social – 5º semestre

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNOS: RA:

Brasília-DF/2012

POR QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL?

1- Quando bem conduzida é responsável

pelo bom andamento social.

2-A relação escola sociedade é feita a - partir de um ponto de vista, de um critério,A

Há três interpretações Educação é investimento.

3- A escola é simplesmente uma formação

Da sociedade,ou seja, as escolas serão re-

Flexo da sociedade naquele determinado

Momento.

• A relação entre escola e sociedade é a de que são possíveis transformações sociais ou seja, possível introduzir alterações significativas na escola sem que tais alterações estejam antes na sociedade.

• Enquanto as duas primeiras sublinham a força da escola a terceira diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade, ou seja, as escolas serão reflexo da sociedade naquele determinado momento.

1-tem sua herarquia de valores

A Sociedade 2- projeto pedagógico global

3-prática educativa

• É um conjunto para contribuir com a confirmação daquele tipo de sociedade que criou.

1-é explicito,- relação causa /efeito no . Projeto educativo processo de reprodução.É consciente.

2-esconde-se ideologicamente

Planejamento educacional e social é uma ação indispensável na vida pessoal, seja da área da educação ou social. A educação tem por objetivo formar bons cidadãos, a qual deve ser reforçada desde cedo no convívio familiar, também com formação de princípios religiosos para que os mesmos se integrem no meio social sem discriminação e preconceito.

A escola quando bem conduzida é responsável pelo bom andamento social. Escola e sociedade se relacionam de tal modo que um bom sistema escolar constrói uma boa sociedade.

O investimento em educação é imprescindível, entende-se que a escola boa é causa de uma boa sociedade, e analisando deste modo nossas escolas deveriam receber mais atenção por parte das autoridades governamentais.

Atualmente as escolas, principalmente as públicas e municipais deixam muito a desejar, tanto em suas estruturas como no ensino. Nos últimos anos houve uma grande melhora no ensino, mas problemas antigos ainda estão sem solução, e sem contar o número de violência que tem acontecido no ambiente escolar, onde alunos e professores estão expostos a perigos como agressões físicas e verbais e até mesmo o bullying.

A sociedade e reflexo de uma boa educação, tanto a que vem de casa, como a das escolas. Por isso, devem-se tomar medidas que reduzam ou eliminem as indiferenças, para que a sociedade não sofra pesadas consequências no presente e futuro.

Nota:

Podemos considerar o planejamento do Assistente Social como um instrumento fundamental para o exercício profissional e tem como objetivo a busca de direitos e igualdade social, identificar e tratar problemas em decorrentes situações, criar condições efetivas evitando assim, as causas de desajustes em indivíduos, grupos, famílias, comunidades e populações. O planejamento é um instrumento importantíssimo para a compreensão da nossa profissão que atua diretamente na realidade social da população.

1-Etapas para elaboração de um planejamento:

a- Preparação;

b- Elaboração do plano global de médio prazo;

• Elaboração do marco referencial;

• Elaboração do diagnóstico;

• Elaboração da programação;

• Revisão geral;

c- Elaboração de planos globais de curto prazo;

d- Elaboração de planos setoriais

A-Preparação – esta etapa abrange um processo mais globalizado e mais participativo do planejamento. Promove a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, faz com que cresça a motivação pra o planejamento. É necessário para todos os participantes ter uma visão global do planejamento para compreender o que está se realizando.

B-Elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com