TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO: PLANEJAMENTO. AUTOR MARIO COSTA DO LIVRO: PLANEJAMENTO E SERVIÇO SOCIAL.

Por:   •  14/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO: PLANEJAMENTO. AUTOR MARIO COSTA DO LIVRO: PLANEJAMENTO E SERVIÇO SOCIAL.

  1. O conceito adotado pelo autor é de que o planejamento é um processo de racionalidade onde se gera uma capacidade de tomar decisões sobre o futuro.
  2. A pratica do planejamento nasce juntamente aos homens, se realizando continuamente e atravessando estágios diversos. O teórico que mais contribuiu inicialmente foi Hunry Fayol.
  3. Foi no século xx que o planejamento como previsão passa a desenvolver-se limitado a administração privada, consequentemente fazendo com que existaum número menor de homens a que cabe decidir.gerando uma menor participação da sociedade no processo de planejamento. Não dá abertura para a participação das pessoas, criando formas de planejamento superficiais que não resolvem o problema em sua totalidade.
  4. O serviço social poderá auxiliar no processo de planejamento, com o intuito de garantir o envolvimento da população.
  5. As características do planejamento são a atividade sistematizada, reflexão crítica e alternativa, visão de conjunto, temporal/espacial e obejetivos e metas.
  6.  As fases metodológicas são a síncrese, análise e síntese, criaçao, opção, interenção e crítica.
  7. Os documentos que materializam a atividade de planejamento são aqueles que possui um plano, programa ou projeto, dependendo do grau de agregação de variaveis e detalhamento.
  8. A) Em sua operacionalização o planejamento é compreendido quanto ao prazo a natureza jurídica ou institucional, ao nível, à dimensão geográfica, ao grau de abrangência.

B) Desse ponto de vista o plano, programa ou projeto será público, instituições lligadas ao governo, privado quando tiver respeito à organização ou instituições particulares. Comunitário quando fruto de movimentos, forças, agrupamentos, forças organizacionais populares, podendo corresponder aos níveis de federal, estadual, metropolitano e municipal.

C) É o ponto de vista espacial que pode ser classificado em nacional, regional e local.

D) O grau de abrangência , a elaboração, pode atingir a totalidade ou parte de determinada situação, que configura o planejamento como global, setorial e parcial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com