TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA: SÍMBOLOS DE RIBEIRÃO PRETO

Por:   •  11/8/2018  •  Ensaio  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO.

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: AÇÃO PEDAGÓGICA INTEGRADA – ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANO DE AULA:

SÍMBOLOS DE RIBEIRÃO PRETO

ALUNAS:

                                                                        CARLA MORELLI, Nº USP597521  

CINTHIA AMARO, Nº USP 5855632

Ribeirão Preto, setembro de 2011

Introdução:

        Este plano de aula tem por objetivo planejar duas aulas de História para uma sala de aula de 4º ano do Ensino Fundamental I, cujo tema será Os Símbolos da Cidade de Ribeirão Preto.    

        Objetivos: 

Os objetivos são demonstrar e explicar aos alunos o que são e para que servem símbolos como bandeira, brasão e hino. Além de analisar os símbolos da localidade, ou da cidade de Ribeirão Preto a partir de sua história.

Como conteúdos conceituais, inicialmente, apresentaremos o que e como são produzidos, ou elaborados, os símbolos mais presentes que representam as cidades, ou seja, o brasão, o hino e a bandeira. Posteriormente serão apresentados e discutidos os símbolos da localidade, ou da cidade de Ribeirão Preto.

Os conteúdos procedimentais serão trabalhados através da construção coletiva dos conceitos de brasão, bandeira e hino. Pesquisa e apresentação sobre um símbolo a ser escolhido por eles.  Análise dos símbolos da cidade de Ribeirão Preto. Produção de um símbolo, escolhido pelos alunos que representem a cidade de Ribeirão Preto hoje, na visão das crianças.

Os conteúdos atitudinais que buscamos alcançar se baseiam em despertar uma visão crítica acerca dos elementos que compõem os símbolos da localidade.

Metodologia:

- Primeiro dia:

  1. Com as crianças em roda levantaremos informações sobre o que as crianças sabem sobre os símbolos. Quais conhecem, para que servem, o que representam. As falas serão anotadas para acrescentarmos no material que apresentaremos posteriormente. Esta é uma forma de percebermos como os alunos entendem o tema para projetar a avaliação do mesmo.
  2.  Apresentaremos então um pequeno texto (anexo) contendo conceitos básicos sobre brasão, bandeira e hino e junto com os alunos acrescentaremos as falas anotadas que sejam relevantes para a construção desses conceitos.
  3. Em seguida, apresentaremos em ordem, brasões, bandeiras e hinos que representem cidades ou países diferentes aos alunos para que busquem elementos que possam ajudar a descobrirem o que o símbolo deseja representar. Esta atividade poderá ser realizada no laboratório de informática para que os alunos tenham a possibilidade de pesquisam sobre os símbolos que mais os chame atenção.
  4. Para finalizarmos este primeiro dia, proporemos que os alunos, em grupos façam um trabalho de pesquisa e escolham um símbolo para apresentá-lo em sala para os colegas.

- Segundo dia:

  1. Retomada da aula anterior para a introdução da aula do dia.
  2. Apresentação das pesquisas pelos grupos.
  3. Conversa sobre os símbolos de Ribeirão Preto, quais os alunos conhecem e como os entendem.
  4. Apresentação dos símbolos e discussão sobre os mesmos, utilizando como recurso o ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E AMBIENTAL DE RIBEIRAO PRETO. (disponível em: http://sites.ffclrp.usp.br/laife/).
  5. Em grupos, partiremos para a produção de um símbolo que represente a cidade de Ribeirão Preto nos dias atuais.

Avaliação:

A Avaliação dos conteúdos conceituais se dará a partir da apresentação das pesquisas sobre o tema (atividade proposta na aula 1).

A avaliação dos conteúdos atitudinais, será analisada, de forma inicial, através das produções dos símbolos atuais da localidade (atividade sugerida na aula 2).

Referências bibliográficas:

  • ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E AMBIENTAL DE RIBEIRÃO PRETO: disponível em: http://sites.ffclrp.usp.br/laife/
  • http://pt.wikipedia.org
  • FONSECA, S.G. O ensino de história no Brasil: do colégio Pedro II aos parâmetros curriculares nacionais. Cadernos de Formação. UNESP. P. 77-88. 2003.
  • LASTORIA, A.C. Cartografia Escolar e a concepção de Atlas Escolar Municipal. Dialogus (Ribeirão Preto) v. 3, p. 111-126, 2007.

ANEXO:        

  • O que é e para que serve um brasão?

O termo brasão surge da tradição européia medieval, é um símbolo criado com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, cidades, regiões, nações, entre outros. O desenho de um brasão é normalmente colocado em forma de escudo que é uma arma de defesa usada pelos guerreiros medievais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com