TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO ESCOLAR

Por:   •  31/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3
  1. PLANO DE TRABALHO  ESCOLAR.

        Este plano de trabalho é um instrumento que tem como base o alcance de objetivos e metas pedagógicos, administrativos e financeiras que contemplem a participação de toda a comunidade escolar, em busca de educação de qualidade na formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes para uma sociedade mais justa e participativa.

Objetivos e metas prioritárias:

- Otimizar os recursos financeiros advindos do PDAF e do PDDE dentro da Unidade de Ensino;

- Realizar, periodicamente, prestação de contas com clareza, objetividade e transparência para toda a comunidade escolar.

- Estabelecer ambiente de convívio harmônico e eficiente para o desenvolvimento de todas as atividades da Unidade de Ensino;

- Proporcionar estratégias pedagógicas que fomentem a importância do trabalho do professor em sala de aula e em toda a Unidade de Ensino;

- Desenvolver atos que ratifiquem a plena integração dos ANEE’s dentro do ambiente escolar;

- Empenhar esforços a fim de que haja o entendimento da avaliação, como meio de reflexão e análise continuada e progressiva;

- Buscar associações com a comunidade escolar a fim de criar parcerias que ofereçam serviços e soluções favoráveis nos trabalhos pedagógicos.

2 - TENDÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR

        A tendência mais apropriada para a gestão escolar atual é a Democrática, por ser aberta a participação da comunidade escolar na tomada das decisões, construção do PPP com o objetivo de favorecer que a educação seja adequada e de qualidade para os estudantes. Assim, o trabalho articulado com toda a comunidade escolar (diretores, equipe técnico-pedagógica, professores, funcionários, alunos e pais) de forma coletiva e organizada, para que haja orientação nas práticas cotidianas, além de sustentar a ação da escola que estão explícitas no Projeto Pedagógico.

3 – ETAPAS DO PLANEJAMENTO (Diagnóstico, Programação e Avaliação)

Na etapa do Diagnóstico é o momento de traçar o retrato da realidade da escola (potenciais e dificuldades existentes). A partir deste levantamento confronta-se a realidade com o que se deseja alcançar, delineando os desafios que terão de ser superados para se atingir a escola desejada pela comunidade escolar.

        A etapa da Programação já é a proposta de ação, que atuará nas necessidades identificadas no diagnóstico, e assim transformar a realidade da escola já existente na que se deseja de fato. Para isto, fará uso de ações concretas, linhas de ação, normas e atividades de rotinas. 

        A última etapa é a Avaliação, acontecerá no término do período previsto ou ao longo da aplicação das ações propostas, para verificar se os objetivos foram alcançados ou não, e deste modo corrigir os aspectos que não estão atendendo as expectativas do planejamento. Os dados da avaliação servem para nortear o próximo Projeto Pedagógico.

4- ATUAÇÃO DA SECRETARIA ESCOLAR NA GESTÃO ESCOLAR

        O secretário escolar é responsável pelo planejamento, coordenação e execução das ações da secretaria da escola. Assim, desenvolve o trabalho administrativo, além de trabalhar diretamente no atendimento aos pais, responsáveis e alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com