TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANTAS ORNAMENTAIS COM POTENCIAL TÓXICO

Por:   •  11/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CURSO DE FARMÁCIA

PLANTAS ORNAMENTAIS COM POTENCIAL TÓXICO

Belo Horizonte

2015

PLANTAS ORNAMENTAIS COM POTENCIAL TÓXICO

Orientador: Prof. Msc.

Belo Horizonte

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇAO ........................................................................................................03

2 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................04

3 PROBLEMA/HIPÓTESE........................................................................................05

4 OBJETIVO .............................................................................................................06

5 METODOLOGIA ....................................................................................................07

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................08


1 Introdução

Ao longo do tempo, plantas tóxicas foram consideradas de modo muito diverso. Em épocas remotas, e também no século XX em algumas regiões, plantas tóxicas exerceram papel importante para prover alimentação, através do uso como veneno de flechas na caça ou como veneno para peixes. Mais recentemente, ao fim do século XIX e inicio do século XX, plantas tóxicas exerceram importante papel como fonte de substâncias ativas capazes de propiciar modelos moleculares para o desenvolvimento de fármacos (SCHENKEL et al2000).

Atualmente, o principal interesse em plantas tóxicas está relacionado com o potencial de causar intoxicações em seres humanos ou em animais, com prejuízo significativo a saúde pública e a pecuária. Muitas dessas espécies produzem substâncias capazes de exercer ação tóxica sobre organismos vivos (SCHENKEL et al2000).

As plantas tóxicas possuem substâncias que, por suas propriedades naturais, físicas, químicas ou físico-químicas, alteram o conjunto funcional- orgânico em vista de sua incompatibilidade vital, conduzindo o organismo vivo a reações biológicas diversas. O grau de toxidade depende da dosagem e do individuo, embora haja substâncias tóxicas que, em dosagens mínimas, entram na composição de vários remédios (Albuquerque, 1980). A cultura e a desinformação da população, além da quantidade ingerida pelo acidentado são fatores que dificultam o diagnóstico e o tratamento em casos de envenenamento por plantas tóxicas, vista que a intoxicação por plantas acontece geralmente por desconhecimento do potencial tóxico das espécies (PINILLOS et al2003).


2 Justificativa

Através da pesquisa, queremos constatar o conhecimento das pessoas sobre plantas ornamentais, que são capazes de causarem intoxicações. É importante ressaltar que muitos populares e principalmente profissionais que manuseiam tais plantas, muitas vezes não levam em consideração os riscos que aquela planta pode causar e sim avaliam apenas pela beleza e seu poder ornamental. Assim torna-se necessário que a comunidade tenha mais acesso as informações relacionadas à toxidade das plantas utilizadas em suas residências, jardins e repartições públicas e consentimento dos perigos existentes atrás da beleza que essas espécies podem apresentar a fim de evitar acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com