TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO MERCADO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Por:   •  14/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DO MERCADO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

ANALYSIS OF FLOWERS AND ORNAMENTAL PLANTS MARKET IN SÃO PAULO

DOUGLAS GONÇALVES, FÁBIO ALEXANDRE CAVICHIOLI

RESUMO

O presente artigo, traça o caminho que o mercado de flores e plantas ornamentais percorre no Estado de São Paulo. O trabalho foi realizado com pesquisas bibliográficas, pesquisas em órgãos públicos e complementado por uma pesquisa de campo.  O artigo ressalta com dados atualizados, os números que o setor apresenta no estado, evidenciando os pontos positivos e negativos do segmento. A diversidade de clima e solo tem habilitado o estado de São Paulo, ter o cultivo de diversas espécies de flores e plantas ornamentais, de origens nativas e exóticas. O agronegócio de flores e plantas mostra o grande avanço que o setor vem obtendo nos últimos anos, e o estado de São Paulo é o principal colaborador para o avanço do se mento, assim contribuindo para o aumento da atividade econômica do setor, desta maneira cooperando para a economia do país. No entanto, o mercado de flores e plantas ornamentais ainda precisa de maiores ações para consolidar o setor, assim aumentar o consumo por parte dos brasileiros, e também melhor condições de infra-estrutura do setor.

Palavras chave: plantas ornamentais, flores, mercado de flores e mercado de plantas ornamentais.

ABSTRACT

The present article, trace the path that the market for flowers and ornamental plants makes in São Paulo. The work was carried out literature searches, research and public agencies complemented by a field survey. The article highlights with updated data, the numbers that the industry has in the state, showing the positive and negative points of the segment. The diversity of climate and soil has enabled the state of São Paulo, have the cultivation of various species of flowers and ornamental plants, native and exotic origins. Agribusiness flower and plant shows the breakthrough that the industry has achieved in recent years, and the state of São Paulo is the main contributor to the advancement of whether ment, thereby contributing to increased economic activity in the sector, thus cooperating for the country's economy. However, the market for flowers and ornamental plants still need further action to consolidate the sector, thereby increasing consumption by Brazilian, and also better conditions for infrastructure sector.

Keywords: ornamental plants, flowers, flowers and ornamental plants market.

INTRODUÇÃO

O agronegócio de plantas ornamentais no Brasil é um mercado que cresce ano após ano, pois o país oferece fatores como à fertilidade do solo, biodiversidade geográfica e um clima favorável para o cultivo de flores e plantas ornamentais.  Esses fatores ajudam a produção ser realizada durante todos os dias do ano, assim produtores conseguem ter o custo reduzido. Aliás, o setor vem obtendo crescimento de 10 a 15% a.a. nos últimos 10 anos, contra um aumento de PIB de 2 a 5 % a.a., segundo o IBRAFLOR (Instituto Brasileiro de Floricultura).  

Mesmo constituído por pequenas propriedades, o setor gera um faturamento estimado em 322,3 milhões de reais/ano, sendo que 74% desse valor representa a produção do Estado de São Paulo, dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura.

Segundo o IBRAFLOR (Instituto Brasileiro de Floricultura), o setor foi responsável por gerar cerca de 209.338 mil vagas de emprego no ano de 2013, dos quais 28% (58.794) estão localizados na produção, 4,1% (8.410) estão localizados na distribuição, 64,6% (135.184) estão no comércio e 3,3% (6.950) no apoio.

Atualmente, o Brasil conta 8 mil produtores, dos quais 98% são de pequeno e médio porte. A área cultivada no ano passado totalizou 13,8 mil hectares. Mais de 350 espécies foram produzidas, somando 3 mil variedades. O mercado engloba 60 centrais de atacado, 650 empresas atacadistas e 22 mil pontos de venda no varejo, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

DESENVOLVIMENTO

A produção Brasileira de flores e Plantas ornamentais no Brasil, inicialmente concentrada no estado de São Paulo, tem se expandido para todos os lugares do país, com cultivos nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul e, também, ma região Norte do país, mas o principal pólo do mercado de flores e plantas ornamentais ainda continua sendo o estado de São Paulo, onde este foi responsável por 87% do valor de mercado no ano de 2013.

O estado de São Paulo é o principal e maior mercado de flores e plantas ornamentais do país, e o estado que comanda o setor, onde existem grandes pólos de produção de flores e plantas ornamentais. Como exemplo desses pólos é na região de Holambra, onde estão localizados os pólos mais desenvolvidos da floricultura brasileira. Com isso a cidade ficou conhecida como a capital nacional das flores. Na região da capital das flores, se localiza os maiores produtores e fornecedores de insumos, tecnologias e mudas de propagação para o setor.

No mercado de plantas ornamentais e flores do estado, os produtores são de pequeno e médio porte. Em 2013, o estado faturou cerca de R$ 1,8 bilhão em 2013. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que movimentou R$ 576 milhões, com aumento de 23% em comparação ao valor registrado no ano anterior, de acordo com informação da Secretaria Estadual de Agricultura.

O Estado de São Paulo gerou 85.768 vagas de emprego para o setor. Sendo mais preciso 30.582 vagas relacionadas com a produção, 52.686 vagas relacionadas com a distribuição e 2.500 vagas de emprego na área de apoio ao setor, dados informados pelo IBRAFLOR.  O estado também tem o maior número de produtores com 2.266 produtores, com uma área de 2.97 hectares por produtor, destinada ao segmento.

O Estado de São Paulo possui grandes vantagens comparativas para ampliar a produção de flores ainda mais, bastando observar-se todo o mercado que o estado oferece para o setor, a disponibilidade de terra, água, mão-de-obra e tecnologias disponíveis. Esses fatores são determinantes diretos da qualidade do produto, ao mesmo tempo em que permitem criar vantagens competitivas para aumentar a produção de plantas ornamentais e flores, assim ajudando o aumento do setor no país.

Por outro lado, ainda existe um longo caminho a percorrer pelo o Estado como um todo, para alcançar lugares maiores no mercado de flores e plantas ornamentais. O estado ainda enfrenta obstáculos com comercialização, divulgação, Falta de mão de obra especializada, Alto índice de informalidade e Baixo uso de técnicas de pós-colheita.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com