TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA DE ARNAZENS

Pesquisas Acadêmicas: PMA DE ARNAZENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Operações de Terminais e Armazéns

Deisiane Mayra da Silva RA 5569132255

Gilvan de Souza Andrade RA 4301790289

Hugo André dos Santos Morishita RA 4312783804

Leonardo Bruno Rodrigues Brizola RA 3899548057

Northon Adail de Souza RA 5773158646

DOURADOS/MS

2013

Deisiane Mayra da Silva RA 5569132255

Gilvan de Souza Andrade RA 4301790289

Hugo André dos Santos Morishita RA 4312783804

Leonardo Bruno Rodrigues Brizola RA 3899548057

Northon Adail de Souza RA 5773158646

Professor EAD: Prof. Me. Luiz Palmeira

Professor tutor presencial:

Professor(a) tutor(a)b à distância: Gisele Bafume Quierelli

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Operações de Terminais e Armazéns para a obtenção de nota.

DOURADOS/MS

2013

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................. 04

Princípios e elementos da armazenagem............................................................. 05

Embalagem de materiais....................................................................................... 09

Gestão da Armazenagem...................................................................................... 11

Planejamento da Armazenagem........................................................................... 12

Considerações Finais........................................................................................... 14

Referências Bibliográficas.................................................................................... 15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a questão da Gestão de Estoques, destacando a sua importância dentro da organização, através de abordagens teóricas e uma pesquisa em uma empresa, para que fosse possível observar como a mesma procede acerca da questão trabalhada.

O processo produtivo de uma organização não se trata da mais importante tarefa realizada dentro da mesma. A forma como sua matéria-prima é acomodada, seu planejamento operacional, a maneira como seu estoque de produto acabado é realizado, transportado e vendido são igualmente importantes, uma vez que o contexto geral da empresa é que direciona os seus caminhos e sucesso.

O presente estudo traz o objetivo principal de abordar as questões relacionadas à gestão de estoques. E tem como objetivos específicos: Analisar a importância da armazenagem de produtos para o desenvolvimento empresarial; Abordar uma empresa e a forma como a mesma realiza sua gestão de estoque; Apontar a relevância das embalagens para o sucesso do produto; destacar o planejamento de armazenagem como um fator igualmente importante.

Este trabalho se justifica por destacar um tema de grande relevância dentro das empresas, que deve ser observado constantemente, na busca por uma organização mais sólida e que possa prever e evitar problemas.

Os aspectos metodológicos deste estudo se pautaram nas pesquisas bibliográficas, que fundamentaram teoricamente o mesmo, e também na pesquisa realizada na empresa em questão, que possibilitou uma abordagem teórica e prática.

ETAPA 1 - PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DA ARMAZENAGEM

O processo de armazenagem é muito importante para a organização da empresa, seus principais e elementos devem ser destacados, afim de valorizar esta questão, para que as organizações possam ficar mais atentas em relação a esta temática tão importante.

Para Martins (2009), a gestão de estoque trata-se, resumidamente, da gestão de recursos ociosos que têm valor econômico e direcionado ao atendimento das necessidades materiais futuras, dentro da empresa. Isso ocorre, pois, os investimentos de uma empresa não são apenas os que podem ser aplicados de forma direta, produzindo lucros, e investindo em maquinário e equipamentos para potencializar a produção e, também as vendas.

Amaral e Dourado (2011) explica que a administração de estoques é muito importante para as empresas, pois, é fundamental conhecer o valor dos itens que se tem no estoque, e também associá-los de forma direta ao ciclo operacional da organização. As contas a receber também se mostram importantes na gestão de estoques, pois, o que se tem em estoque é determinado pelo tanto que se vende. Sobre os valores a receber, são provenientes da realização das vendas. Na realidade organizacional, a sobra no estoque significa a existência de custos operacionais e também da oportunidade do capital parado, em contrapartida, baixos níveis de estoque podem significar perdas em decorrência da ausência de produtos.

Neste sentido, não basta afirmar que produtos parados no estoque significam perdas, pois, dependendo da situação, a sua ausência no estoque é que se configuram como tal. Por isso, é fundamental que a empresa consiga gerir os seus estoques de forma a compreender suas necessidades, e a situação em que se encontra, para trabalhar de acordo com a mesma.

De acordo com Rodrigues e Oliveira (2006), uma gestão de estoques de qualidade garante ganhos em vários setores, para todas as empresas, possibilitando muitas vantagens, como a redução dos níveis de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com