TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA II RH 4º SEMESTRE 2013

Monografias: PMA II RH 4º SEMESTRE 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP – POLO MOSSORÓ (7240)

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Ana Paula Mendonça da Silva RA: 398297

Maura Silva Fernandes RA: 392597

Thaís Alves de Araújo RA: 396446

José Marcolino RA: 372304

Yasmin Van Derb Voet RA: 376398

Mossoró/RN

Novembro - 2013

Ana Paula Mendonça da Silva RA: 398297

Maura Silva Fernandes RA: 392597

Thaís Alves de Araújo RA: 396446

José Marcolino RA: 372304

Yasmin Van Derb Voet RA: 376398

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Gestão do Conhecimento. Professor à distância Mª Irma Macário, Tutorial presencial: Lana Débora Fernandes Menezes, no 2º semestres do período letivo de 2013.

Mossoró

Novembro/2013

Sumário

Introdução...............................................................................04

Conceito de Gestão do Conhecimento....................................05

Questões sobre Gestão do Conhecimento................................06-07

Espiral do Conhecimento.........................................................07-08

Definição e Exemplos de Cluster.............................................09

Entrevista com dois lideres de duas organizações...................09-10

Como é feita a Gestão do Conhecimento.................................10-11

Há Incentivo para a Gestão do Conhecimento na Empresa......11

Autoanalise do Grupo.................................................................11-12

Considerações Finais...................................................................13

Referências Bibliográficas...........................................................14

Introdução

O conhecimento possibilita uma maior compreensão de como lidar com os conflitos, as turbulências e os paradoxos que as empresas necessitam, ou ainda, que a gestão do conhecimento é a capacidade da empresa de identificar e transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários criando possibilidades para que este conhecimento seja efetivamente aplicado em favor do desenvolvimento de vantagens competitivas para a empresa.

O conhecimento ainda pode ser dividido em dois grupos, o tácito e o explícito. O conhecimento explícito é aquele que pode ser exteriorizado através da linguagem formal e que se encontra expresso na forma de manuais, instruções, expressões matemáticas e etc. Já o conhecimento tácito é mais difícil de ser compartilhado, pois está incorporado à experiência pessoal e dependem de fatores intangíveis como valores e crenças individuais.

A função da organização é fornecer o contexto apropriado para facilitação das atividades em grupo e para criação e acumulo de conhecimento individual. Para uma organização ser eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes para que o todo funcione.

Neste trabalho sobre Gestão do Conhecimento será abordado conceitos, a importância para sua criação e incentivos, e como esta matéria tem influenciado no contexto de gestão organizacional. Com o crescimento das organizações, que cada vez mais busca por lucratividade, vários estudos são realizados para maximizar os resultados das organizações. Então, mostraremos aqui como esse sistema de gerenciamento tem impactado nos rumos de decisões tomadas no que se diz ao rumo dos negócios nas organizações.

Conceito de Gestão do Conhecimento

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.

A criação do conhecimento consiste no conhecimento do processo de construir e administrar sínteses. A criação como processo sintetizador, inicia com o processo de socialização no qual o novo conhecimento tácito é convertido através da experiência compartilhada na interação social no dia a dia.

A criação do conhecimento deve ser acompanhada pela promoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com