TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA SUPAERMERCADO

Artigos Científicos: PMA SUPAERMERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

PMA – Projéto Multidiciplinar de Autoaprendizagem

RELATÓRIO PARCIAL

Apresentação

O propósito da minha Pesquisa é a Viabilidade para Implantação de um supermercado. Para tanto foi realizado um estudo de local, na cidade de Belo Horizonte, sendo que o Bairro que se mostrou apropriado à implantação, foi o Bairro Santa Cruz.

O principal fator decisório para implantação neste local foi a ausência de um estabelecimento neste seguimento próximo ao Bairro e a necessidade dos moradores de terem um local que oferecesse produtos e serviços de qualidade com preços acessíveis.

Nas pesquisas realizadas obtivemos dados que 85% das pessoas entrevistadas fariam compras mensais no supermercado do bairro e os outros 15% comprariam pelo menos 10 itens por semana. As pesquisas nos mostraram ainda que além da população existente no bairro, 20% das pessoas que circulam no mesmo são oriundas de bairros próximos que se utilizam do caminho para acessoa ao trabalho, escola e etc..

Para o supermercado foi criado um nome, uma logomarca, e definidos o dono, os produtos a serem comercializados e serviços, bem como a estrutura física do local e a avaliação dos equipamentos. Foram realizados orçamentos para levantamento dos custos. A partir daí, estipuladas as pesquisas de mercado necessárias à confirmação das escolhas definidas no projeto. Para a validação do projeto, a aplicação da Matriz de Análise FOFA, demonstrou as reais perspectivas na implantação deste projeto.

Visto que o projeto envolve diversas áreas de atuação, todas as variantes foram analisadas e definidas. Os custos, a administração, o planejamento, o mercado, as estratégias de marketing, os encargos financeiros, a política de mercado, as variações do mercado, os avanços tecnológicos, os fornecedores, os concorrentes, a avaliação do grau de satisfação dos clientes, a manutenção além das possibilidades de financiamentos, do controle da lucratividade, etc. são partes fundamentais, cada uma com seu grau de suma

importância no Projéto.

1- A EMPRESA - (Ficha Técnica)

Nome: SuperMercado Global.

Razão Social: União Global Comércio varejista e Distrib. de produtos Ltda.

Endereço: Rua Manoel Passos, 954 – Bairro Santa Cruz – Belo Horizonte- MG

Contato: Edson Rodrigues

Telefone: 31 34456787

CNPJ: 04.000.0008 ⁄0007-32

IE: 106.0009-54

Ramo de atividade : Comércio Varejista

Tipo de Negócio: Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios e área de venda 2.600 m².

Numero médio de Itens Ofertados: 20.000 Itens divididos em|Gêneros alimentícios, bebidas, produtos de limpeza e outros.

Numero de Caixas disponibilizadas: 32

1. Gestão e /ou Administração Estratégica

Para definirmos a Análise de SWOT (FOFA) do Supermercado Global foi necessário saber o que é uma gestão estratégica.

Para ParaHunger e Wheelen (2002) gestão estratégica é o conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho de uma empresa em longo prazo. Esse tipo de gestão inclui análise minuciosa dos ambientes interno e externo, formulação (planejamento estratégico ou de longo prazo), implementação, avaliação e contrôle da estratégia.

Define-se assim, administração estratégica como um processo ou uma série de etapas que formam um sistema estratégico, no qual os administradores devem ser criativos e flexíveis ao operar, já que necessita de constante adaptação devido às circunstâncias organizacionais com que se defrontam. A relevância da análise e relacionamento do processo de administração estratégica com as funções do negócio, como: marketing, produção ou operação, recursos humanos e finanças, não podem ser subestimadas.

A formulação das estratégias genéricas de Porter (1986), segundo Kotler e Keller(2005) estabelecem três pontos que toda empresa deve levar em conta, que são:

• Liderança total em custos. A empresa deve esforçar-se para conseguir os menores custos de produção e de distribuição, como forma de oferecer mais baixos preços que seus concorrentes e ainda obter uma participação maior no mercado.

• Diferenciação. A empresa deve esforçar-se para conseguir um desempenho superior em uma área específica de benfeitoria aos clientes, estimada pela grande maioria do mercado.

• Foco. Dentro do segmento-alvo a empresa deve se concentrar-se em um ou mais segmentos estreitos do mercado, conhecendo-o intimamente, buscando liderança em

custos ou diferenciação.

Analise de SWOT (FOFA)

A Matriz SWOT é uma das ferramentas utilizada quando se pensa em caracterizar o posicionamento competitivo de uma organização, pois proporciona a visualização de

seu ambiente interno, pelos pontos fortes e fracos, e o ambiente externo, analisando suas

ameaças e oportunidades.

Para fugir do trânsito, dos problemas de estacionamento e da insegurança, os moradores das grandes cidades privilegiam a conveniência nas compras. A qualidade de vida é que passou a ditar o melhor lugar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com