TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PODE TRATAR A DEPRESSÃO NÃO UTILIZAR DROGAS

Seminário: PODE TRATAR A DEPRESSÃO NÃO UTILIZAR DROGAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  Seminário  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO:

Este trabalho teve como objetivo a compreensão teórica sobre a estrutura funcional do cérebro durante a depressão.

Apontando assim que o índice de pessoas com esta patologia tem aumentado a cada dia, principalmente no meio dos idosos, e assim, chegando a ser diagnosticado por diversas vezes na mesma pessoa, levando muitas vezes ao suicídio.

Também mostra formas de tratamento, inclusive sem fármacos, e aponta a importância e a eficácia da psicologia cognitiva, entre outras terapias.

2. É POSSÍVEL TRATAR A DEPRESSÃO SEM RECORRER À FÁRMACOS.

Segundo os resultados obtidos por um grupo de pesquisadores portugueses juntamente com o centro de investigação em psicologia da universidade de Coimbra (CINEICC) é possível tratar a depressão “moderada” apenas com psicoterapias, sem a ajuda de fármacos.

Até o presente momento essa investigação obteve uma taxa considerável de sucesso, onde 80% das pessoas que completaram o tratamento psicoterápico conseguiram melhoras relevantes, resultados pelos quais foram avançados e divulgados no âmbito do 3º Encontro Europeu da Sociedade de Investigação em Psicoterapia.

Essa investigação consistiu nas analises de formas de tratamento psicológicos da depressão moderada, sem recorrer às medicações, somente analisando os resultados da psicoterapia e seus processos de mudanças.

Para esses processos são comparados duas formas de terapia; Cognitivo comportamental e outra focada em emoções, esse estudo já foi aplicado em 37 pessoas e prevê atingir 70 nos próximos meses, esse projeto custa em media 120 mil Euros e terá uma duração de três anos.

A organização mundial da saúde considera a depressão uma das doenças com maiores custos financeiros e sociais, sendo assim o projeto visa aumentar as investigações a nível social e cientifico onde pretendem aumentar o número de casos atendidos iniciando uma nova fase de recrutamento de voluntários que preencham os requisitos necessários, onde vão poder usufruir de consultas psicológicas gratuitas e psicoterapeutas extremamente qualificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com