TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO

Casos: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO

ALTO ARAGUAIA – MT

2014

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO

RESUMO:

O assunto que abordaremos no desenvolver deste trabalho, nos ajudara a compreendermos melhor a importância da educação na vida das pessoas, e a importância da participação da política pública neste âmbito.

Introdução:

A sociedade em que vivemos é por sua vez uma sociedade complexa e que se torna inviável viver sem as políticas públicas da educação, já que todos os países desenvolvidos tem como meta um alto índice de desenvolvimento educacional, visando com isto proporcionar ao cidadão, melhores condições de sobrevivência, pois só será possível ter melhore condições de vida quando tem melhor educação. As políticas publicas brasileiras voltadas a educação tem tido um avanço significativo, podemos destacar como exemplo: O surgimento da LDB (Lei de diretrizes e bases da educação) com um avanço importante no ensino de base melhorando também o nível fundamental e com um destaque e ampliação nos níveis superiores, abrindo espaços no desempenho e qualificações nos níveis técnicos, melhorando assim as condições de vida dos cidadãos.

EDUCAÇÃO – O BEM DE TODA NAÇÃO:

Como a constituição brasileira determina que cada cidadão tem o seu direito adquirido com respeito a educação, isso tem se tornado uma realidade na nação brasileira pois foram criados vário programas de assistência a educação e projetos desenvolvido em todas as esferas governamentais, colocando a disposição da nação os meios necessários para que o analfabetismo possa ser extinto, coisa que ainda não aconteceu, mas houve um avanço significativo.

EDUCAÇÃO – DIREITO DE TODOS E COMPROMISSO DAS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS

Os governos tanto na esfera federal, estadual e municipal tem se empenhado num avanço significativo, no entanto ainda há muito que desempenhar com esse papel, desde que os objetivos educacionais tem sido priorizados a sociedade tenha desfrutado deste avanço. Contudo a educação ainda é algo muito aquém da realidade que deveria ser, por isso a necessidade de desenvolver políticas públicas voltadas para a educação ha curto médio e longo prazo.

Outra questão que cabe lembrar neste momento é o caso do financiamento da educação, tema relevante para todos aqueles que lutam por uma escola pública de qualidade, para a qual se faz necessário um volume significativo de recursos financeiros.

POLÍTICAS PÚBLICAS: AÇÕES GOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO

Com as ações de desenvolvimento das políticas públicas relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com