TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DESENVOLVIMENTO 1 SEM.

Trabalho Escolar: PORTFÓLIO DESENVOLVIMENTO 1 SEM.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

2 DESENVOLVIMENTO

A microeconomia e a macroeconomia é um estudo econômico que esclarece e tentar nos mostrar de forma mais clara e concisa, alguns eventos que somos obrigados a lidar no dia a dia. A primeira examina as ações geralmente na parte agente e empresa, a segunda já se ocupa a estudar o sistema econômico em um todo.

Com tudo isso, Nesse meio a várias situações que nos convém lembrar que são recorrentes no ambiente em que vivemos, deixando todos a mercê de eventos que temos que aprender a lidar.

A inflação é uma delas, é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Podemos verificar através dos meios de comunicação a exemplos dos tele jornais. “Aumento na inflação de serviços faz consumidores serem mais seletivos. Em um ano, vários serviços subiram mais que inflação oficial divulgada na semana passada, de 6,5%, como o transporte escolar e as manicures.”

O brasileiro já sentiu no bolso: mesmo com a inflação em queda, muitos serviços estão subindo acima da média. Transporte escolar, consultas médicas, a lista é grande.

Aumentos que já provocaram mudanças no comportamento dos consumidores.

É uma nova adaptação no orçamento familiar diante da inflação sobre serviços. Como não dá para cortar de vez o banho do cachorro no pet shop, a sessão de fisioterapia, consumidores têm procurado ser mais seletivos e usar com menos frequência esses serviços.

“Mas compensa, é bom fazer a unha”, diz a caixa Arlete Amorim (fonte: tele jornal, Bom Dia Brasil).

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem ter o dinheiro suficiente para encarar a dura realidade.

Taxa de juros Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças, permite saber quanto rende uma poupança. Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

E mais uma vez, é através de tele jornais a que venho mostrar mais uma notícia.

Taxa de juros chega a 9% e muda a regra do rendimento da Poupança.

Alta de 0,5 ponto percentual elevou a taxa Selic para 9% ao ano.

Poupança volta a ser calculado pela fórmula antiga.

O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez consecutiva. Houve aumento no rendimento da Caderneta de Poupança.

Em um cenário em que a alta do dólar pode colocar ainda mais lenha na inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, por unanimidade, subir a taxa de juros pela quarta vez seguida.

“A decisão de 0,5 ponto, que era a mais esperada pela maior parte dos analistas, reforçou o compromisso do Banco Central com o combate da inflação no momento em que a taxa de câmbio se deslocou para um patamar mais alto e representa um risco de pressões inflacionárias adicionais”, diz Fernando Fix, economista-chefe da Votorantim Asset.

A alta de 0,5 ponto percentual elevou a taxa Selic para 9% ao ano. Em nota, veio a mesma explicação das duas reuniões passadas: a alta de juros contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar essa tendência para o próximo ano.

A decisão aciona o gatilho para o rendimento da Poupança, que volta a ser calculado pela fórmula antiga, de 0,5% mais TR. Quando a Selic é igual ou menor que 8,5% a regra é outra. A Poupança rende 70% da Selic mais a TR. Apesar da Poupança render um pouco mais com a última alta de juros, os economistas não acreditam em grandes mudanças nos investimentos.

“A Poupança, em momentos de incerteza como a gente tem agora, a população brasileira é muito conservadora. Então, eu diria que por conta desse risco de inflação por conta de todo mundo falar do medo de perder emprego. Você vai ter um mercado de trabalho que vai piorar, a população ela vai para o básico e o básico continua sendo a poupança”, diz Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados (fonte: Jornal da Globo).

Com tudo, a taxa de juros é um dos fatores que mais contribui para haver um descontrole financeiro em uma nação.

A taxa de câmbio é a relação entre duas moedas de países diferentes no meio cambiário. As operações de compra e venda pode realizar-se nos bancos e nas agências de câmbio.

Brasil terá de conviver com taxa de câmbio mais fraca, diz diretor do BC.

'Temos de conviver com isso', disse Aldo Mendes.

Segundo ele, depreciação do real está em linha com outras moedas.

O Brasil terá de conviver com uma taxa de câmbio mais fraca se a recente desvalorização do real em relação ao dólar estiver em linha com outras moedas, afirmou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes.

Aldo, que está em Londres participando de um evento, disse que a depreciação do real está em linha com outras moedas e, por isso, "não há nada que podemos fazer", informa a Reuters.

Ele disse ainda que, enquanto o real estiver caminhando (em linha) com todas as outras moedas num movimento global, trata-se de um cenário normal. "Temos de conviver com isso", afirmou ele, acrescentando não tem com o que se preocupar caso os recursos estiverem se deslocando para os Estados Unidos e em busca do dólar.

"Se há percepção de que há um movimento estrutural, é inevitável que haverá valorização do dólar e desvalorização das moedas, não apenas o real", afirmou ele (fonte: G1, em São Paulo).

Com as taxa de câmbio que vive variando de acordo com mundo, é devido ter grande atenção no que estar acontecendo ao redor dele, para que um país junto com sua moeda não sofrer bastantes transtornos no futuro próximo.

Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

Medidas descritivas, uma medida de tendência central é um valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com