TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Monografias: PORTFÓLIO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

A educação é toda a base na vida de um indivíduo sendo que a primeira infância é importantíssima na formação futura, influenciando com certeza para o resto da vida, é um processo contínuo que possibilita aos indivíduos alcançarem a seu potencial por inteiro ao longo da vida, a educação na infância tem um papel fundamental para a sobrevivência, crescimento, desenvolvimento e para a aprendizagem da criança, tendo como fundamento primeiro o respeito que a mesma merece, pois é um dos processos de ensino aprendizagem que deve ser bem construído, para despertar logo na infância uma educação natural.

É preciso conhecer as particularidades da infância, sua cultura, seu olhar sobre o mundo, para que a ação educativa se efetue com a criança sendo protagonista de sua construção.

[...] sempre houve várias infâncias, distintas entre si por condição social, por idade, por sexo, pelo lugar onde a criança vivia, pela cultura, pela época, pelas relações com os adultos. Mas também eram diferentes as infâncias dependendo de quem as olhava de quem as registrava, de quem as comentava, de quem investia nela.

(MÜLLER, 2007, p. 96).

Uma vez que a educação tem o poder de conscientizar as pessoas, fazendo com que elas percebam seu papel na sociedade e também a importância de movimentos organizados. Na nossa situação atual social-política-econômica, a educação é a única forma de ascensão social e também a única maneira de assumir uma postura mais crítica frente à realidade. Nesse contexto, a alfabetização assume um caráter social, sendo que aquele que tem acesso a uma formação mais refinada e crítica, impõe mais suas ideias, diferente daquele com menos instrução.

“O papel da Educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; e de nos ensinar o que é conhecimento, porque nos passam o conhecimento, mas jamais dizem o que é conhecimento. (...) Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espirito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo”.

Edgar Morin

Sem dúvida as crianças mais pobres que precisam trabalhar desde cedo não conseguem frequentar uma escola diariamente, pois se não trabalharem para ajudar seus pais é bem provável que não tenham nem o que comer, a perspectiva de vida deles é completamente diferente daquelas crianças com condição de vida melhor, eles querem simplesmente poder ajudar seus pais e futuramente constituir suas famílias. Se tratando das crianças mais ricas a realidade é completamente diferente, pois suas preocupações são outras, realmente conseguem viver a sua infância, por terem mais condições conseguem investir mais em educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com