TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO - UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.214 Palavras (25 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

GLAUCIA.  F. S. TANHOLI – RU 802952

PORTFÓLIO - UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE

SANTO ANDRE

2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

GLÁUCIA F. S. TANHOLI – RU: 802952

        PORTFÓLIO - UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE

Atividades apresentadas às disciplinas de Educação Infantil-Metodologia/procedimentos. Educação Infantil- Fundamentos, Ludicidade, Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-Juvenil e Pesquisa  e Prática Profissional-Educação Infantil. Turma 2012/08 no curso Pedagogia, do Centro Universitário Uninter.

Professores: Mônica Caetano da Silva

                     Marcos Ruiz da Silva

                     Margarete Costa

                     Marenice Justino Natal

Santo André

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATIRA INFANTO-JUVENIL..............................................................................................................4

3 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL - FUNDAMENTOS EDUCAÇÃO INFANTIL METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS...............................................6

4 DISCIPLINA: LUDICIDADE ...........................................................................9

5 RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - EDUCAÇÃO INFANTIL.........................................................................................................12

5.1INTRODUÇÃO..............................................................................................15

5.2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA..............................................................15

5.3 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS..........................................16

5.3.1 Entrevista com os profissionais não - docentes.................................16

5.3.2 Entrevista com docentes.......................................................................17

5.3.3 O que a criança quer e precisa..............................................................20

5.3.4 Entrevista com a professora da sala de aula observada e com um membro da equipe pedagógica administrativa da escola...........................22

5.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................24

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................25

REFERÊNCIAS.................................................................................................26

ANEXO 1- QUESTIONÁRIO..............................................................................27

ANEXO 2 – FICHA DE FREQUÊNCIA..............................................................28


1 INTRODUÇÃO

Para realizar este portfólio tive que ampliar meu conhecimento, fazendo leitura dos livros desta UTA (Infância e Ludicidade), frequentar em alguns momentos o cotidiano das aulas em sala de aula. Entrevistas conversas com alguns pais e professor de educação infantil, entre outros funcionários da instituição.

Este me mostra qual a importância do estudo desta UTA (Infância e Ludicidade), que juntamente com outras disciplinas futuras, me deixará apta na área pedagógica.

Falarei um pouco sobre alguns métodos e forma de trabalhos ligados a literatura infantil, regras de jogos que trabalham grupos, interação, respeito, convivência social. Vou falar também sobre o município onde moro através do hino da cidade para que as crianças possam conhecer e saber que onde moram existe fatos riquíssimos para serem trabalhados.

Não vamos esquecer-nos do artigo educação infantil como forma de educar e cuidar na visão pedagógica e na visão dos pais.

2 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATIRA INFANTO-JUVENIL

Atividade aplicada: prática p116

Entreviste seus familiares, próximos ou distantes, a respeito de leitura: como eles aprenderam a ler, o que leram o que pensam da leitura atualmente. Comente com eles qual é seu trabalho na escola e a importância de formar leitores.

Naquela época se aprendia a ler usando a cartilha e estudando a família silábica (ba, be, bi, bo, bu), uma de cada vez, e comigo não foi diferente. As chamadas “dificuldades ortográficas” (br, gr, dr, tr, gu, qu...) eram vistas no final do ano, se tivesse tempo. Quando chegávamos à escola, a professora “tomava” leitura de cartazes, que ela fazia e eram fixados nas paredes da sala de aula, onde repetíamos várias vezes as sílabas e as palavras escritas com determinadas letras. Naquele tempo era assim, não se tinha acesso a livros de literatura, ao imaginário, à fantasia, nem aos contos de fadas que as crianças tanto gostam. Mesmo sem muitos recursos, a professora ensinava e nós conseguíamos aprender. Em casa, nos poucos materiais que tínhamos, tentava adivinhar as letras.

A leitura é uma das melhores formas de adquirir conhecimento, pois quem tem o hábito de ler sabe mais, se comunica melhor, escreve melhor, e fica atualizado com a língua portuguesa, ler é ótimo! 

A leitura contribui significamente à formação do indivíduo, influenciando-o nas diversas formas de se encarar a vida, portanto, cabe à escola organizar, criar e adequar em sua grade curricular propostas e estratégias efetivas de leituras, favoráveis à formação de leitores competentes.

 A leitura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo, portanto é necessário estar atento a esta questão, pois a ausência da leitura acaba sendo uma forma de exclusão. A principal função da escola é desenvolver no educando a capacidade de aprender a aprender, e uma das principais ferramentas que condiciona a esse aprender é o domínio da linguagem, que é adquirido através da leitura e da escrita com repercussão em todas as áreas do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com