TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE – FASE I

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE – FASE I

Marilise Duarte de SOUZA

UNINTER

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do lúdico na aprendizagem e na construção do conhecimento do aluno. Para tanto, foi realizado duas atividades, tendo como foco duas práticas lúdicas: a contação de histórias e o jogo, conforme Piaget ressalta. Sendo assim, ao realizar as práticas, foi salientada a teoria estudada nos livros-base e nas vídeoaulas e registrada as reflexões e apontamentos por meio dessa atividade.

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Práticas Lúdicas.

O lúdico e a aprendizagem

O brincar e o jogar são atos fundamentais à saúde física, emocional e intelectual do ser humano e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor quanto no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição.

A contação de histórias e a aprendizagem

Foi escolhida uma historia para ser contada: a história de uma galinha-d'angola, a Poá, por ser um texto visual tendo assim um conjunto de estruturas produtivas, cujo modelo pressupõe expressão visual; elementos de expressão; níveis sintagmáticos; blocos sintagmáticos com função textual; montagem; narrativa/cronologia temporal com diferentes pontos de vista; níveis intertextuais; tópico; gênero e tipologia de gêneros. Tudo isso sendo transmitido por imagens facilitou a interpretação de texto de cada um. Foi utilizado o computador e a TV para expor as imagens uma por uma, contando a história, criando frases curtas para cada imagem.

Sabemos que é de suma importância o contar e ouvir histórias para a formação do leitor, pois a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto e desperta em quem está ouvindo o interesse pela história, sendo capaz de comentar, indagar, duvidar e até discutir sobre ela, realizando assim uma interação verbal. Contar e ouvir histórias: uma prática edificante que desperta dentro de cada um o gosto pela leitura e a construção e ampliação de seu conhecimento.

A Literatura é uma área de conhecimento de grande importância para a formação tanto acadêmica quanto para o desenvolvimento humano, não somente pela gratuidade e entretenimento que a ficção nos proporciona, mas por desenvolve em nós a sensibilidade, tornando-nos mais compreensivos, reflexivos, críticos e abertos para novos olhares e possibilidades diante da nossa condição humana. A leitura literária permite-nos refletir sobre o mundo em nossa volta, abrindo nossos horizontes, ampliando os conhecimentos, possibilitando novas perspectivas.

Os jogos: Piaget e a aprendizagem

Piaget destacou a importância dos jogos no desenvolvimento cognitivo da criança. Ele apresenta quatro modalidades para as atividades lúdicas eu escolhi uma delas para argumentar sobre. O tipo de jogo escolhido foi o jogo de regras, podemos exemplificar citando o jogo da berlinda, o qual funciona assim: juntam-se várias pessoas e uma delas distancia-se um pouco e fica de costas para as outras, não as podendo ouvir. Cada uma destas diz, em voz baixa, porque é que a outra está na berlinda: por ser feia, por ser fedida, por ser bonita, etc. Uma delas diz, depois, em voz alta à que está na berlinda, a qual se volta: << aqui se disse que estás na berlinda >> E anuncia tudo o que foi dito. A da berlinda escolhe uma das sentenças, porque lhe desagrada ou não. A autora da sentença tem de ir, agora, para a berlinda, e o jogo recomeça. Esse tipo de jogo tem como função desenvolver aspectos físicos, mentais e sociais na criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com