TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO ADMINISTRAÇÃO 3º SEMESTRE

Dissertações: PORTIFOLIO ADMINISTRAÇÃO 3º SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

EMPRESA 01

NOME DA EMPRESA: EQUILÍBRIO MODAS

SETOR: COMÉRCIO DE VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS

PORTE: MICROEMPRESA

CIDADE: OURICURI, PERNAMBUCO.

2 DESENVOLVIMENTO

Análise das informações coletadas

Segundo a funcionária entrevistada, ela nos falou que a loja mantém um cadastro de todos os clientes desde a primeira compra e também disse que esse banco de dados é somente para identificá-los, não são usados para assuntos importantes; a seguir, perguntamos como que se definem os preços; a resposta foi que o preço já era estabelecido pelo varejista mas a dona da loja como tem que tirar o lucro,pagar funcionários e impostos, ela acrescenta uma porcentagem em cima daquele preço já determinado pelo revendedor.

Em seguida, questionamos a respeito da comunicação que a empresa faz e a vendedora nos disse que eles fazem pouca propaganda; o tipo mais usado pelo estabelecimento é o boca a boca feito por círculos de amizades entre os clientes. Quando há uma promoção nas datas especiais como Dia das Mães a loja divulga por meio de carro de som.

Perguntamos se eles monitoram os concorrentes e disse-nos que não, pois, não há necessidade e que a loja oferece os melhores preços da praça. Prosseguimos adiante e indagamos se a empresa realiza pesquisas para identificar a satisfação dos clientes e como elas são feitas... E a resposta foi surpreendente; desde a inauguração da loja nunca foi feito uma pesquisa a fundo, nos foi dito que a única pesquisa feita era para saber se os clientes eram bons pagadores ou não, como por exemplo: liga-se para outras lojas onde a pessoa compra há muito tempo e verifica-se se é confiável ou não. Indagamos ainda se fazem algum outro tipo de pesquisa de mercado e entendemos que raro ás vezes, eles usam Técnicas de Observação.

Um problema que foi encontrado nessa loja ao longo da entrevista é que ela está com dificuldades em gerenciar o fluxo de caixa e como vimos em disciplinas anteriores, o Planejamento Estratégico envolve diversas etapas, as mesmas não devem possuir um caráter rígido e/ou inflexível, pois sempre haverá a possibilidade de serem revistas, associadas ao Planejamento estão as Metas, os Objetivos, o Plano estratégico e as Políticas da empresa.

A maneira que podem ser usadas para administrar os conflitos seria: saber se comunicar melhor, olhar para o futuro e, em seguida, aprender com o passado, precisa-se de espírito de competição porque aqui há muita acomodação, se continuar assim os concorrentes irão abocanhar parcelas dos clientes da loja.

Identificação de problemas

A partir de nossa observação da Loja Equilíbrio Modas, a empresária deve se atentar mais com o banco de dados da empresa, pois pelo o que verificamos esses dados armazenados de nada servem se não souber como usá-los.

Outro aspecto importante é o da comunicação. Há uma escassez de propaganda na loja e a proprietária da empresa tem de utilizar mais meios de divulgação.

Outra questão é o dos concorrentes; grave problema, pois o desempenho da loja é afetado pelo não acompanhamento dos adversários diretos.

No que concerne à pesquisa de satisfação o estabelecimento nunca o fez. A única pesquisa que de tempos em tempos se faz é observar o movimento das outras lojas.

Plano de ação

Com base nos nossos conhecimentos e estudos durante o semestre podemos apresentar sugestões para solucionar os possíveis problemas da empresa.

Com o advento da internet, as redes sociais, blogs e etc.; a proprietária da loja deve usar esses meios para atingir seu público alvo, pois lá é de graça e é uma ótima forma ferramenta de relacionar-se com seus clientes. Dado que a empresa passa por problemas de caixa, o certo seria por em prática um plano estratégico começando pelas Metas: quais seriam em longo prazo as necessidades? Depois os Objetivos, eles são parte do planejamento que explicam o que precisa acontecer, o que precisa ser alcançado ou ser mudado.

Há também a Estratégia, nela digamos que é o passo a passo para a realização do seu objetivo, outra solução é o monitoramento dos concorrentes. O acompanhamento dos preços da concorrência deve ser ordenado, como por exemplo: analisar os preços comparando-os para saber a diferença entre maior e menor, é bom manter também um registro de observações das lojas concorrentes , uma planilha, por exemplo. Outra forma de fazer propaganda sem gastar muito é fazer panfletos, é viável para a loja e alcança grandes públicos em pouco tempo.

Se a proprietária quiser saber como vai os seus clientes no pós-venda, ou se eles estão gostando das roupas ou acessórios comprados, ela mesma e seus funcionários poderiam fazer uma pequena entrevista por telefone; fazendo as perguntas corretas ou então poderia contratar uma profissional especializada no assunto. Além disso uma questão importante também seria implantar as estratégias de diferenciação e para a empresa não falir, é necessário rever todo o planejamento inicial da empresa, ou seja, pontos fortes e fracos, o que está faltando, o que deve ser mudado e etc.

EMPRESA 02

NOME DA EMPRESA: LA BELLE

SETOR: VESTUÁRIO E PERFUMARIA

PORTE: PEQUENA EMPRESA

CIDADE: OURICURI PERNAMBUCO.

Análise das informações coletadas

Na nossa entrevista com a loja La Belle, a respeito do banco de dados nos foi dito que ela ainda não possui um cadastro de clientes automatizados, devido não ter implantado e porque não tinha entendido o quanto é importante o objetivo deste sistema. Mas eles sempre cadastram de forma manual, no entanto, os clientes em sua maioria se recusam a dar todos os dados, sendo possível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com