TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL 6 SEMESTRE ADM

Casos: PORTIFOLIO INDIVIDUAL 6 SEMESTRE ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

EDNALVA FREIRE PEREIRA

A SAMARITANA

Cidade

JACOBINA-BA

EDNALVA FREIRE PEREIRA

A SAMARITANA

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Prof. Janaina V. Testa, Elisete Alice Z. de oliveira, Ana Céli Pavão, Sergio de Goes barboza e Fabiane t. Muzardo.

Cidade

JACOBINA-BA

INTRODUÇÃO

A administração visa o bom gerenciamento de uma organização, para tanto é necessário ter pleno conhecimento do ambiente interno e externo da empresa. Para o alcance desse conhecimento a pluralidade interdisciplinar é fundamental.

Através de uma análise de uma empresa já constituída defini e entender a função de algumas áreas estratégicas de administração de uma empresa, buscando seu inter-relacionamento, na estrutura organizacional, na gestão de recursos humanos, nas estratégias de marketing, na administração da produção e nas operações e logística.

A empresa em questão é a SAMARITANA, que é uma empresa fictícia :

RAZÃO SOCIAL – MARIA DO CARMO FREIRE

NOME FANTASIA – A SAMARITANA

ENDEREÇO – PRAÇA JOSE PRADO ALVES, Nº 13 CENTRO – OUROLÂNDIA-BA

RAMO DE ATUAÇÃO – CONFECÇÕES EM GERAL

QUADRO DE FUNCIONARIOS – 05

VENDEDORAS (O) – 03

GERENTE COMERCIAL – 01

FINANCEIRO - 01

VAGA – GERENTE COMERCIAL

1

DESENVOLVIMENTO

A Descrição de Cargos é essencial para a Área de Recursos Humanos - RH de uma empresa. Uma Descrição de Cargos pode ser utilizada tanto para o Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas quanto para a Administração de Remuneração, de forma que a pessoa que vai selecionar possa avaliar as habilidades do candidato e para que o candidato entenda o que é esperado dele. Descrições de cargo são necessárias para todas as pessoas que trabalham. Uma descrição de cargo define o papel de uma pessoa e suas responsabilidades. Sem uma descrição de cargo o empregado não pode se comprometer totalmente e nem ser cobrado, pois não está claro o que ele deve ou não fazer.

Em suma, a Descrição de Cargos pode ser entendida como uma descrição das tarefas e atividades a serem feitas, relacionando a periodicidade, o local, as pessoas e equipamentos envolvidos na atividade, bem como os objetivos e resultados a serem atingidos. É a definição do que é feito, de como se faz, de quando se faz, de onde se faz, e o porquê se faz.

O Gerente de vendas também conhecido como gerente comercial, é o profissional responsável por gerenciar uma empresa ou um grupo de pessoas, em um escritório, em uma fábrica, enfim em uma determinada organização. Mesmo não sendo obrigatório, além da experiência, o mercado vem exigindo, em muitos casos, diploma de curso universitário em áreas como administração de empresas, economia, marketing, direito, contabilidade. Atualização constante através de cursos oferecidos por empresas e instituições, como os de gerenciamento, técnicas de venda, informática, relações com o cliente, estatística e controle de qualidade são também requisitos importantes. O domínio de computadores e da Internet é fundamental. Tem como principal objetivo conquistar cliente e aumentar os lucros.

É uma profissão relativamente importante, uma vez que este profissional não só planeja e organiza um negócio, mas também cria metas e avalia os resultados alcançados pelo pessoal que integra a sua equipe. Alguns requisitos básicos para tornar-se um bom gerente são: espírito de liderança; objetividade; capacidade de trabalhar em equipe;, capacidade de se adaptar, flexibilidade, , capacidade de tomar a decisão certa, boa aparência, carisma, capacidade de negociação, criatividade, determinação, organização,comunicação e responsabilidade.

O bom gerenciamento de uma organização, para tanto é necessário ter pleno conhecimento do ambiente interno e externo da empresa.

2

A primeira etapa de um Processo Seletivo envolve o Recrutamento e pode ser entendido como um conjunto de atividades realizadas, tais como comunicação e divulgação de oportunidades, que tem por finalidade buscar pessoas qualificadas para trabalhar na organização. O Recrutamento pode ser interno, externo ou envolver ambos.

Em se tratando de recrutamento interno, suas vantagens são:

*Aproveitar o potencial interno da organização;

*Poder motivar e encorajar o desenvolvimento dos profissionais da organização;

*Poder ser um incentivo para que as pessoas continuem na empresa;

*Geralmente não precisar de um período de integração com a cultura da organização;

*Os candidatos serem conhecidos;

*O custo financeiro ser mais baixo;

*O processo pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com