TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPCP

Artigos Científicos: PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

1) Explicar as principais diferenças entre produtos e serviços?

Serviço: É qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra. “A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto.”

Os serviços são produtos que não podem ser tocados, mas são adquiridos. De forma mais prática, a faxina de uma casa é um serviço, bem como a lavagem de roupa, a limpeza de um carro, a consultoria de moda, a maquiagem para festa, os penteados, dentre outros. São serviços os produtos prestados de uma empresa à pessoa a outra por meio de um valor.

Mesmo que não seja palpável um serviço pode ser comprado e levado para casa. Pode ter data de validade e pode ser usado por diversas pessoas ou apenas uma. Pode ser comprado ou ganho, assim como os produtos.

Produtos: São artigos à venda que podem ser comprados. Oferecidos a pessoas para serem comprados por um determinado valor. O comprador possui seus direitos, bem como o vendedor também os possui. Existe uma relação entre produto e bens. Você pode comprar um produto e, tendo como comprovar, ele continua sendo um produto adquirido e passa a ser um bem. Para ser um produto a pessoa precisa tocar sentir, é algo palpável que pode ser durável ou não. Para ser produto o item precisa ser um valor.

2) O que se entende por PPCP?

O PPCP - Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consistem em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com inicio e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo.

3) Quais são os três níveis de planejamentos e tomada de decisão?

Nível Estratégico: É aquele que geralmente é executado com uma visão de longo prazo e, dada à sua natureza e seu grau de importância para a organização, representa um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a mencionada organização. É importante frisar que, na maioria das organizações, é elaborado pelo seu mais alto escalão hierárquico, o mesmo deverá contemplar uma série de decisões que deverão ser tomadas nos demais níveis hierárquicos da organização.

Nível Tático: Tem seu foco mais específico que o estratégico. No nível tático, existe um menor nível de incerteza para as tomadas de decisões. O tempo de planejamento no nível tático é em médio prazo. As decisões do nível tático são mais facilmente revistas, quando necessárias, por terem menor abrangência que as estratégias. O universo das decisões táticas é bastante amplo, porém proporcional ao tamanho e ao tipo de complexidade estrutura de cada organização.

Nível Operacional: Direciona seus esforços para cada processo ou projeto da organização. São aplicadas em setores específicos e apresentam impactos limitados. O tempo de planejamento no nível operacional é em curto prazo. As decisões do nível operacional, por serem relativamente fáceis, são revistas a todo o momento, quando necessárias, exatamente ao contrário do que ocorre com as decisões táticas e, de modo especial, com as decisões estratégicas.

4) Quais as principais características dos sistemas de produção na classificação Cruzada de Schroeder?

Considera duas dimensões.

A dimensão tipo de fluxo de produto de maneira semelhante à classificação tradicional.

De outro, a dimensão tipo de atendimento ao consumidor, onde existem duas classes:

- Sistemas orientados para estoque: Os Produtos são fabricados e estocados antes da demanda efetiva do consumidor. Este tipo de sistema oferece atendimento rápido e a baixo custo, mas a flexibilidade de escolha do consumidor é reduzida.

- Sistemas orientados para a encomenda: As operações são ligadas a um cliente em particular, discutindo-se preço e prazo de entrega.

5) Quais as principais influências internas e externas para o sistema de produção?

As informações possuem um caráter estratégico, pois que, sem elas, o processo de tomada de decisão fica seriamente comprometido. Nesse sentido a organização vem aprimorando suas fontes de obtenção de dados. Este aprimoramento se deve graças ao desenvolvimento dos sistemas de informação. Oliveira (2005, p.7), define sistemas de informação da seguinte forma: é o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais.

Para Silva (2001), o sistema de informações gerenciais é importante à medida que fornecem aos gestores informações que são adquiridas tanto do ambiente externo quando do interno. Fornecendo, portanto, informação como demanda do mercado e quantidade dos itens estocados e a serem produzidos, influenciando diretamente no sistema produtivo da organização, caso trate-se de uma empresa industrial.

O autor ainda destaca que os benefícios internos são:

a) Suporte para o planejamento estratégico;

b) Suporte para o controle gerencial;

c) Suporte para o controle operacional.

E, como benefícios externos:

a) Melhoria da qualidade do produto;

b) Melhoria da distribuição do produto.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de trabalho usada para aprimorar as tomadas de decisões na organização, proporcionando alternativas para o processo dinâmico sistêmico.

A importância de planejamento é fundamental, para a organização e direção da gestão, a qual é aplicada conforme o gestor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com