TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPCP

Exames: PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Nos tempos atuais, gerenciar corretamente a produção pode ser o diferencial entre duas ou mais empresas. O lucro que antes era apenas obtido por razão de uma boa negociação de vendas, passou a ser garantido ou aumentado a partir da minimização do desperdício de recursos, sejam eles tempo, equipamentos, mão de obra ou matéria prima. Os profissionais que atuam nas indústrias passaram a ser exigidos para que pudessem gerenciar a produção de forma a obter resultados significativos com menos recursos disponíveis, o que fez ter a necessidade de conhecer as técnicas e conceitos de PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).

Conceito de PPCP

PPCP, nada mais é que escrever antecipadamente todos os passos que a empresa deve tomar para garantir o resultado esperado,

controlar para verificar possíveis perdas durante o processo e reprogramar se necessário, obtendo mais exatamente possível, o cumprimento do que foi inicialmente estipulado para se produzir.

O PPCP visa que, às solicitações do departamento de vendas, sejam atendidas em quantidades e prazo estipulado, buscando a maior produtividade dos setores de produção.

Em outra visão, PPCP, é como uma receita de bolo.

Em uma receita, encontram-se dados, instruções e informações para que o objetivo (neste caso, o bolo pronto), seja alcançado. Nesta receita, encontram-se dados como, a quantidade de farinha, fermento, ovos, açúcar, leite a serem utilizados, quais os utensílios necessários para execução, quais os equipamentos necessários para executar a receita, instruções do preparo como, em que determinado momento misturar cada ingrediente, em qual seqüência, qual utensílio utilizar para cada etapa do preparo e informações como temperatura de forno, tempo de descanso da massa etc., no final preparamos um delicioso bolo. Isto é PPCP.

Percebeu uma coisa? PPCP serve para tudo!!!

Para que possamos entender ainda mais o conceito de PPCP, temos que estudar alguns outros conceitos.

Conceito 1: O que é Produção?

Tudo é produção!

Quando nos vestimos, tomamos banho, preparamos nossa comida ou quaisquer outras coisas que possam ser feitas no nosso dia a dia, podemos chamar de produção.

Como assim? Mas e o produto final produzido?

Aí entra outro conceito, o que é

produto final?

Conceitualmente, o produto final é a Matéria Prima, em estado inicial que, por meio de benfeitorias (trabalhos/tarefas), é transformada em uma nova forma finalizada pronta para seu uso.

Então, quando nos vestimos, transformamos a Matéria Prima (nós mesmos), por meio de benfeitorias/tarefas (colocar cada peça de roupa) em produto final pronto para o uso (nós mesmos, só que agora com roupa). Isso vai ocorrer em todas as tarefas do dia a dia, mesmo aquelas que nem dávamos conta de que podíamos chamar de produção.

Em outras palavras, produção é um conjunto de tarefas seqüenciais ou não, utilizadas para transformar algo, em alguma coisa diferente do inicial, agregando valor.

Conceito 2: O que é Planejamento?

Planejar é como escrever uma peça de teatro. Você vai escrevendo as falas de cada personagem, interliga uns com os outros, determina qual o cenário adequado, quando cada um deve falar, quando escurecer o palco, quando iluminar, quando tocar as músicas, emitir os sons, etc., todo o detalhamento necessário para que haja um espetáculo inesquecível.

Para que essa peça esteja pronta, é necessário também determinar o que é necessário para desenvolver o espetáculo. Quantas roupas devem ser feitas, quanto de tecido necessita para confeccionar estas roupas, em quais cores, quanto vai se utilizar de papelão, isopor, tinta, etc., para construir os cenários, quantas lâmpadas necessitaremos para iluminar cada parte do palco, enfim, todas minhas

necessidades materiais e equipamentos.

Devemos determinar quantos atores, atrizes, auxiliares, contra-regras, maquiadores, figurinistas necessitamos para preencher os papéis e executar o andamento da peça, enfim, todas minhas necessidades de recursos humanos.

Devemos determinar qual o tempo necessário para decorarem as falas, para construírem os cenários, confeccionarem as roupas, etc., enfim, minhas necessidades de tempo.

Em outras palavras, planejar é determinar O QUE, QUANTO, QUANDO, ONDE, PORQUE, COMO e por QUEM as coisas devem ser feitas.

Em outras palavras, Planejamento é a tarefa inicial de um sistema de PPCP, que para atingir o objetivo desejado pela empresa, determina todas as necessidades para execução das etapas produtivas, determinando como, quando e por quem estas tarefas serão executadas, isto durante um período de tempo futuro, relativamente longo e em linhas gerais.

Conceito 3: O que é Programação?

A Programação é a transformação do Planejamento em ordens de produção propriamente ditas. Com base na leitura do plano, as ordens de produção devem ser emitidas, com maiores detalhes, com datas/horários mais rígidos, com quantidades (de compra e produção) mais corretas ou subdivididas, com locais de produção realmente definidos, qual a seqüência a ser produzida, etc.

Para executar a Programação utilizam-se todos os conceitos do Planejamento, porém para períodos de tempo futuro mais curto e com mais riqueza de detalhes.

Conceito 4: O

que é Controle?

O Controle é o comparativo do que foi Planejado/Programado com o real executado, analisando períodos de tempo previamente determinados, colhendo dados e gerando informações para que o profissional de PPCP possa tomar a decisão correta no momento certo, corrigindo as ações para que a produção não desvie do objetivo, evitando atrasos, retrabalho e perdas no processo produtivo.

O controle deve ser abrangente e atuante, deve possuir as informações iniciais do Planejamento/Programação, para estar verificando se estão ou não ocorrendo o que foi determinado, se não estão, quais os motivos desta não realização, se medidas estão sendo tomadas para corrigir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com