TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATIQUE I DO MODULO IV – FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Por:   •  11/11/2017  •  Ensaio  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PROFUNCIONÁRIO – SECRETARIA ESCOLAR

PATRÍCIA DA SILVA SOUZA

PRATIQUE I DO MODULO IV – FORMAÇÃO ESPECÍFICA

SERRINHA – BA

2017

PATRÍCIA DA SILVA SOUZA

PRATIQUE I DO MODULO IV – FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Atividade Prática apresentada à Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, como parte dos requisitos necessários na avaliação da Prática Profissional Supervisionada.

SERRINHA – BA

2017

Para a realização deste Pratique necessário várias reflexo inclusive com relação a nova gestão escolar, pois muita coisa mudou pelo fato de ainda está no início porém como toda mudança causa um certo medo e insegurança, hoje podemos perceber com relação ao que antes acontecia, o que ocorreu foi simplesmente um local de trabalho dentro das normas legais de uma instituição.  

Sabemos que muitos são os princípios éticos do serviço público fazendo a leitura do módulo e observando o que realmente vem acontecendo em meu setor de trabalho percebo que muitos servidores da educação precisam tomar atitudes mais adequadas, corretas e que sejam aceitáveis fazer o trabalho com mais boa vontade, dedicação e amor, pois muitos colegas só reclamam e se preocupando com o que outro fez, está fazendo ou deixou de fazer ao invés de se preocupar na realização do seu trabalho.

Trabalhar em um ambiente onde muitos pensam que se infringir a lei tudo ficará normal e nada vai acontecer é muito complicado, o que precisamos antes de tudo é ter ética. Como afirma Sousa:

A ética pode ser concebida, também, como um padrão de comportamento orientado pelos valores e princípios morais da dignidade humana. Nesse sentido, equivale a forma como a pessoa transforma em conduta os valores que vão surgindo no interior da cultura em um determinado contexto histórico. (SOUSA, 2013)

Sendo assim percebemos que deve ser mais exercido na instituição é o princípio da Moralidade alguns servidores precisam agir com a sua conduta de forma padrão ética definida de forma geral pela sociedade, para que não ocorra a violação dos seus direitos e também está ligado aos bons costumes, sendo assim todos devem agir de forma clara e respeitosa para com todos que fazem parte do ambiente escolar.

Diante do que vem sendo observado percebemos também que um princípio que precisa ser realmente visto de verdade na área do setor público é a publicidade pois todos precisam conhecer melhor o que acontece no setor público principalmente a prestação de contas do dinheiro que a Unidade Escolar recebe e com o que está sendo gasto, os projetos elaborados pois assim todos tendo acesso, podem conhecer melhor e também opinar para a melhoria de tudo que acontece.

Os princípios não existem de forma isolada. Na verdade, cada um deles só pode ser compreendido à luz dos demais. São eles eu asseguram ao cidadão não haver espaço para abuso da autoridade. (SOUSA, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com