TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO DO MANUAL DE NEGOCIAÇÃO DE PAGAMENTO

Seminário: PREPARAÇÃO DO MANUAL DE NEGOCIAÇÃO DE PAGAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

ETAPA 04

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

A arte de negociar salário, é segundo especialistas, um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e principalmente firmeza no que esta pretendendo como renumeração ou aumento. Alem de desarmar o nervosismo, fale com clareza e escute bem as propostas. Lembre-se que a negociação de salário tem uma posição importante no desenvolvimento das relações principalmente com o novo emprego. Para uma boa negociação salarial siga um roteiro básico no momento de requerer uma melhoria em sua renumeração:

1-Esteja preparado

Faça uma pesquisa de mercado, levando em conta suas necessidades, estabeleça um bom nível de salário e benefícios adicionais com horas extras e férias. Certifique-se que esse planejamento de salário atenda as suas expectativas, para não ter problemas no futuro. E tenha muitos argumentos na ponta da língua para defender suas propostas.

2-Seja firme

Faça uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.

3-Seja prudente

Mantenha uma proposta em mente. O objetivo é chegar a um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a negociação estiver longe de um acordo, pense logo em outra proposta. Use sua energia para criar solução.

4-Controle a ansiedade

Não seja precoce deixe a negociação para o fim da entrevista. Deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e depois fale sobre valores.

5-Primeiro a empresa

Quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta. Compare os valores oferecidos com a faixa salarial do mercado para tomar uma decisão satisfatória.

6-Comece com o tom certo

Deixe a pessoa saber que você irá ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Mas ao mesmo tempo, mostre que você espera que a empresa faça o mesmo pro você. Assim vocês trabalham em conjunto para chega a um consenso. Evite ameaças, xingamentos e comportamentos do tipo.

7-Quanto você tem em mente?

Para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla sem citar valores. Você pode dizer “eu procuro algo em torno de X reais”. Deixe claro q você conhece a média do salário do mercado.

8-Deixe claro seus interesses

A negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas salarial. Outros tipos de compensações com bons horários de trabalho, bônus, mais responsabilidade, uma agenda de promoções e segurança.

9-Tenha sempre uma carta na manga

Crie possíveis soluções para um impasse e as coloque na mesa. Juntos empresa e candidato podem decidir qual tem mais vantagens para ambos.

10-Foque em um critério

Quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como competência, pagamento pro experiência ou tempo no serviço. Procure saber em qual destas linhas você se encaixa na empresa.

Veja os argumentos que não devem ser usados na negociação salarial:

Se comparar com o colega de trabalho também não é nada bom. “Dizer: eu faço as mesmas coisas que fulano e ele ganha bem mais que eu” mostra que você tem inveja do outro.

Dizer que é o primeiro a chegar e o ultimo a sair da empresa é algo proibido. Assim você esta querendo dizer que é o melhor, que é essencial a empresa.

ANEXOS

ETAPA 01

Hoje a comunicação humana vive o seu auge, possibilitado pela evolução dos diversos veículos e mídias de comunicação. Assim, à medida que se agrega tecnologia e sua interação, aumentam as situações em que se faz necessário negociar algo.

Saber negociar neste ambiente de global passa a ser uma característica essencial, uma vez que as mudanças organizacionais advindas da globalização modificam as estruturas, os processos e a cultura das organizações.

Existem muitas definições de negociação, cada especialista, cada palestrante a define de uma maneira. Cada definição diz muito sobre os métodos de negociação que a pessoa que a está definindo emprega. Existem varias definições de negociação, pois existem vários estilos que darão os melhores resultados.

Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e oposições (WANDERLEY, 1998).

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maios que a soma das contribuições individuais (JUNQUEIRA, 1995)

Pode-se perceber que os autores consideram a negociação como um relacionamento que pode vir a se repetir no futuro, sendo importante, que o resultado dessa interação seja satisfatório para as partes envolvidas. Dessa forma é conveniente adotar a definição de negociação a amplitude de possibilidades que o termo envolve, ou seja, toda negociação envolve a relação humana e, de certo modo, uma negociação, envolve compromissos e são estabelecidas condições.

Concluindo, a negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.

ETAPA 2

INTRODUÇÃO

Várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com