TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO A VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Por:   •  29/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ao curso de serviço social

Daniely Alburquerque da Silva

PLANO DE ESTAGIO II

Projeto de ação

PREVENÇÃO A VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Palmares

2015

Daniely Alburquerque da Silva

Projeto de ação

PREVENÇÃO A VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

PLANO DE ESTAGIO II

Trabalho apresentado ao curso Bacharel em Serviço Social V da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina Estágio Curricular Obrigatório II.

Palmares

                                              2015

 SUMARIO

INTRODUÇÃO ___________________________________________04

DESENVOLVIMENTO___________________________________05, 11

CONCLUSÃO_____________________________________________12

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ___________________________12

INTRODUÇÃO

 

            Este projeto tem como finalidade mostra toda violência que acontece no nosso cotidiano com as mulheres do nosso Brasil a Violência doméstica é a violência, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil. Inclui diversas práticas como, por exemplo, o abuso sexual, físico e psicológico contra as mulheres sofridas por seus parceiros.

        Muito desses casos de violência sofridos pela mulher dentro de seu domicílio familiar encontram-se associados ao álcool e as drogas, pois seu uso pode tornar a pessoa, no caso, o parceiro, mais irritável e agressiva. O agressor, muitas vezes, quando sóbrio, apresenta um comportamento normal, o que vem a dificultar a decisão da parceira em denunciá-lo.

JUSTIFICATIVA

           Estatisticamente, a violência doméstica contra mulher é muito maior do que contra o homem segundo estudos realizados em São Paulo, cerca de 1.496 pessoas entrevistas apresentou um percentual de 81,19% de agressões que ocorrem entre casais. Para muitos autores, são fatos corriqueiros e banais os responsáveis pela conversão de agressividade em agressão, além dos fatos relacionados ao álcool e as drogas.Quando as mulheres passaram a reclamar por seus direitos, notou-se uma maior atenção com relação à violência doméstica, manifestado por grupos feministas que lutam para eliminar esse tipo de violência.

         Como resposta imediata, além do atendimento ás vitima de violência tanto nos aspectos físicos como psicológicos, é necessário reconhecer a demanda num âmbito social, como sistema de notificação de investigação individual da violência contra a mulher, através das secretarias municipais e estaduais de saúde, após a criação da lei n° 10778, de 24 de novembro de 2003, no território nacional, que garante atendimento a essas mulheres em todas as redes de saúde, públicas ou privadas. São muitas instituições envolvidas na luta em prol das mulheres. Esses órgãos como Centros de Referência a Mulher, Delegacias e Postos de Atendimento Especializados da Mulher, órgãos Governamentais de Política para as Mulheres, Casas de Abrigo, Serviços de Atendimento as Mulheres Vítimas da Violência Sexual, Centro de Referência de Assistência Social, atuam em defesa das mulheres, foram criados e se mantém em constante processo de amadurecimento e legitimação.

          O estudo em foco constitui-se em analisar os ‘’conflitos de relacionamento entre as mulheres e seus parceiros e a atuação da Assistência Social, com base nos relatos apresentados, detectou-se as fragilidades que se constitui nas relações entre mulheres e parceiros em decorrência das próprias circunstâncias em que essas pessoas se encontram conforme analises das situações que fragilizam os cidadãos.

São vários os fatores que exigem acompanhamento pelos profissionais de Serviço Social e demais atores sociais dentre eles, os profissionais de psicologia e saúde da mulher, bem como os serviços da rede sócia assistencial, visto que ação social com relação a essa demanda, esta localizado em situação de vulnerabilidade.

          A violência contra a mulher é uma violação dos direitos e se mostra de muitas formas: A violência doméstica praticada pelos próprios parceiros é uma das mais comuns dentro desse contexto.Aspiramos assim, criar novos conceitos sociais acerca das questões relacionadas ao gênero, tendo como foco principal, o combate a violência doméstica sofridas por mulheres dentro de seu ambiente familiar. Dessa forma, esse projeto, visa criar um cronograma de palestras oferecidas de forma lúdica pro profissionais da saúde, em entidades como escolas, praças voltados para segmentos públicos, onde possa atingir o maior número possível de mulheres que sofrem abusos dentro de suas casas.

Objetivos

Objetivo geral

Registrar, mensurar e descrever o fenômeno da violência doméstica no município de Palmares PE , com o principal intuito de criar políticas públicas de prevenção, proteção e amparo ás vitimas da violência domestica.

Conhecer os problemas psicosociais que envolvem a violência domestica, combater essa violência em suas diversas formas de manifestação. Oferecendo ao público em geral, por meio de instrumentos educativos, condições de identificar as causas do fenômeno e as formas mais eficientes de prevenção.

Objetivos específicos

• Contribuir para a produção de conhecimento e formação de profissionais com uma nova consciência social, de forma a atuarem na defesa, no atendimento de demandas sociais, políticas e sociais.

• Promover levantamento de dados, estudos e pesquisa sobre a situação da violência domestica no município de Jequitinhonha/MG, propondo alternativas de atendimento, de defesa, e garantia dos direitos dessas mulheres que são submetidas a esse tipo de violência.

• Realizar estudos e análises sobre as situações sociais e individuais, enfrentadas pelas mulheres alvo desse projeto, visando uma maior saúde do núcleo familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com