TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO POR MEIO DE INTERVENÇÃO DE GRUPOS FOCAIS DA TERCEIRA IDADE

Por:   •  23/3/2017  •  Artigo  •  5.595 Palavras (23 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA DE SETE LAGOAS (FCV)

Curso de graduação em Psicologia

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO POR MEIO DE INTERVENÇÃO DE GRUPOS FOCAIS DA TERCEIRA IDADE

SETE LAGOAS / MG

2016

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO POR MEIO DE INTERVENÇÃO DE GRUPOS FOCAIS DA TERCEIRA IDADE

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida como requisito parcial para obtenção de créditos.

Professora Orientadora: Aline Moreira Gonçalves

SETE LAGOAS / MG

2016

Resumo: A teoria da Gestalt tem como concepção que é através da percepção da totalidade que o cérebro compreende e assimila uma imagem ou um conceito. A publicidade tem como finalidade atrair o consumidor para o produto ou serviço que a empresa forneça, buscando a consolidação de sua marca e produto para clientes em potencial. Há uma prática, por parte das indústrias da comunicação de adotar estratégias baseadas na exploração da percepção e emoção do homem, a fim de conseguir a atenção do consumidor e persuadi-lo nas compras das marcas anunciadas, para assim gerar o consumismo. Ela utiliza ferramentas dos meios de comunicação de massa, não obstante a necessidade de persuadir cada parte do todo que compõe a audiência. E é desta forma que se constrói o papel da Gestalt: o manipulador não detém total controle sobre a resposta aos estímulos e, por isso, deve atentar à subjetividade de seu público. Foi utilizado em metodologia um estudo de base populacional que inclui estudantes a partir de 18 anos da faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas- MG. Para a realização desse estudo utilizaram-se um número máximo de 200 (duzentos) estudantes a partir de 18 (dezoito) anos, sendo 100 (cem) homens e 100 (cem) mulheres. O propósito principal deste trabalho foi de apresentar as contribuições da psicologia da Gestalt na publicidade para atrair consumidores e analisar o quanto a propaganda influencia na compra de produtos utilizando um modo de pesquisa qualitativa, através de questionários, com intuito de trazer conhecimentos através do tema proposto. Esperamos conseguir alcançar o objetivo de análise de dados que comprovem a importância e contribuição da Gestalt em campanhas publicitárias e marketing de empresas atraindo consumidores de forma responsável e saudável.

Palavras chave: Consumismo, Teoria da Gestalt, Publicidade, Psicologia da Gestalt..


SUMÁRIO

        

1 INTRODUÇÃO        5

2 OBJETIVOS        6

1.1        GERAL        6

1.2        ESPECÍFICOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        10

4.1 TEORIA DA GESTALT        10

4.2 RELAÇÃO ENTRE GESTALT, CONSUMIDOR E PUBLICIDADE        16

5 MÉTODOS E MATERIAIS        19

6 RESULTADOS ESPERADOS        20

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        23

ANEXO l        25

ANEXO II        28


1 INTRODUÇÃO

A psicologia é uma ciência multifacetada e, portanto, se desdobra por diversas áreas da vivência humana. A partir dessa perspectiva, a Psicologia da Gestalt é um enfoque que visa que o ser humano aprende de acordo com a sua percepção que está vinculada às nossas experiências anteriores. A teoria da Gestalt tem como concepção que é atrás da percepção da totalidade que o cérebro compreende e assimila uma imagem ou um conceito. Dessa forma, essa abordagem psicológica tem características que tornam possível o estudo da publicidade direcionada ao consumismo, já que através da Gestalt é possível servir de método explicativo “no processo de significação, identificação, criação e finalização do produto, propondo tornar compreensível os aspectos presentes durante todo o processo de criação e desenvolvimento” (EVANGELISTA, 2014).

A publicidade tem como finalidade atrair o consumidor para o produto ou serviço que a empresa forneça, buscando a consolidação de sua marca e produto para clientes em potencial. Há uma prática, por parte das indústrias da comunicação de adotar estratégias baseadas na exploração da percepção e emoção do homem, a fim de conseguir a atenção do consumidor e persuadi-lo nas compras das marcas anunciadas, para assim gerar o consumismo.

Para isso a psicologia da Gestalt vem como grande aliada ao consumismo, pois é uma teoria que estuda a percepção dos seres humanos. Em um determinado produto, se os atributos do mesmo (propaganda, embalagem, cor, luz etc.) forem consistentes a suas necessidades, a tendência será de adquiri-lo.

Com objetivo de aumentar o número de consumidores, muitos publicitários têm usado a teoria da Gestalt como forma de promover e vender produto ou serviço, apenas através de imagem. A partir disso, esse pré-projeto objetiva descrever as contribuições de Gestalt na publicidade expor a teoria que auxilia esse meio de comunicação.


2 OBJETIVOS

  1. GERAL

Descrever as contribuições da Gestalt na publicidade e analisar como a teoria auxilia esse meio de comunicação a atrair consumidores.

  1. ESPECÍFICOS

  • Descrever os principais conceitos da Gestalt.
  •  Identificar os conceitos de publicidade e consumidor.
  • Explicar a relação entre Gestalt, publicidade e consumidor.

3 JUSTIFICATIVA

O presente projeto justifica-se a partir de referenciais teóricos que embasam e confirmam as contribuições da Gestalt na publicidade para atrair consumidores, argumentar sobre criticas à abordagem que sugerem o seu uso a fim de manipular o consumidor e contribuir para novos estudos e pesquisas a cerca do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (976.5 Kb)   docx (715.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com