TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÉTICA NA MELHOR IDADE: OS TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS POR MULHERES ENTRE 50 E 65 ANOS

Por:   •  14/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - UNATEC

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

ESTÉTICA NA MELHOR IDADE: OS TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS POR MULHERES ENTRE 50 E 65 ANOS

Belo Horizonte

2014


CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - UNATEC

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

ESTÉTICA NA MELHOR IDADE: OS TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS POR MULHERES ENTRE 50 E 65 ANOS

Projeto Aplicado apresentado como requisito de avaliação do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário UNA – UNATEC, 2º período, módulo A.

                   Orientador: Vanice

Belo Horizonte

2014


RESUMO[pic 2]

Palavras-chave:

LISTA DE SIGLAS

  1. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)
  2. OMS - Organização Mundial de Saúde

SUMÁRIO[pic 3]

1    INTRODUÇÃO

2    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3    METODOLOGIA

4    RESULTADOS E DISCUSSÃO .........................................................................................

5    CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


  1. INTRODUÇÃO

Nos primórdios da existência humana não havia a preocupação estética quanto ao envelhecimento, pois a expectativa de vida do homem era muito pequena, devido a sua fragilidade diante das doenças e principalmente dos predadores mais fortes.

Com o aumento da expectativa de vida, a terceira idade mudou. Isso porque muitos indivíduos começaram a ter uma preocupação maior com a saúde e com o corpo objetivando viver mais e com o melhor aspecto estético possível. A terceira idade de hoje busca além da qualidade de vida, o bem estar físico e emocional.

O avanço da tecnologia e da ciência disponibilizou aos idosos serviços mais especializados e modernos, além de confortos, que até então não tinham disponíveis.

De fato, as pessoas estão vivendo mais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a estimativa da expectativa de vida para 2013 é de 74 anos, sendo 71 anos para homens e 78 para mulheres.

O número de idosos no Brasil aumentou. De acordo com o Censo 2010, realizado pelo IBGE, 11,74% das mulheres brasileiras têm 60 anos ou mais. No Censo 2000, eram apenas 9,28% da população.

O envelhecimento pode ser compreendido como modificações físicas (corporais), fisiológicas (do funcionamento orgânico) e psicológicas resultantes da ação do tempo sobre os seres vivos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) dá como início da velhice a idade de 60 anos, porém na prática nota-se que os primeiros sinais do envelhecimento começam o surgir por volta dos 40 anos de idade.

Vários fatores contribuem para o envelhecimento, como a herança genética, etnia, sexo condições ambientais e circunstâncias inerentes ao estilo de vida.

Nessa corrida contra o tempo, os homens, apesar de terem uma expectativa de vida menor que as mulheres, demoram mais a dar sinais de envelhecimento, já que contra as mulheres existem os fatores hormonais e principalmente a menopausa.

As mulheres que compõem a melhor idade, ou seja, mulheres dos 50 a 65 anos, nem de longe lembram as avós de antigamente, cuja imagem remete a senhora com cabelos brancos penteados para trás, arrematados em um coque simples. Isto porque independente da classe social, a maioria usufrui de tratamentos estéticos para amenizar os sinais do envelhecimento que vão desde o uso de cosméticos específicos, técnicas de rejuvenescimento como peelings e até mesmo cirurgia plástica.

De fato é nesta fase que se instalam todos os males causados aos 20 anos principalmente nos danos causados pela radiação solar. Rugas, vincos profundos, flacidez, manchas e ressecamento são inevitáveis embora possam ser amenizados.

Como a maior preocupação em relação á estética ocorre com as mulheres, e os sinais de envelhecimento em sua maioria estão bem estabelecidos na faixa etária dos 50 a 65 anos, o presente trabalho tem como objetivo geral pesquisar quais os tratamentos estéticos mais procurados na melhor idade. Os objetivos específicos são: pesquisar as mudanças fisiológicas da pele nesta faixa etária, analisar os tratamentos mais procurados e qual impacto o envelhecimento exerce no emocional dessas mulheres. Para tanto será aplicado um questionário a 20 mulheres dentre 50 e 65 a fim de detectar quais a características senis mais incômodas bem como os tratamentos mais procurados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com