TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  5/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

Reciclagem em Primeiros Socorros

Introdução

Imagine que você está no local de um grave acidente de trabalho. Você sabe como ajudar um colega de trabalho que necessite de cuidados médicos imediatos?

Correr até seu supervisor apenas desperdiçará momentos preciosos. Você deve permanecer junto à vítima e prestar os primeiros socorros antes da chegada do serviço médico de emergência. O que se faz nos primeiros minutos após o acidente faz uma grande diferença nas consequências da lesão à vítima. Você sabe que os primeiros socorros podem significar a diferença entre uma incapacidade temporária e permanente, ou até mesmo, a diferença entre a vida e a morte.

Com boa vontade, os primeiros socorros básicos não são difíceis de aprender. São poucas regras simples combinadas com um pouco de bom senso. Arrume um tempo para aprendê-los. Um colega de trabalho pode agradecer-lhe por isso algum dia.

Princípios de Procedimentos de Emergência

Existem quatro princípios de procedimentos de emergência que qualquer pessoa deve seguir ao presenciar um acidente:

  1. Examinar o local do acidente;
  2. Enviar alguém para chamar outros socorristas;
  3. Acalmar-se e ganhar a confiança da vítima;
  4. Avaliar o estado da vítima.

Os acidentes variam. Você pode encontrar uma pessoa sangrando, com ossos quebrados, choque elétrico ou queimaduras químicas. O que não varia, são os seguintes passos de primeiros socorros.

Examinar o local

Certifique-se de que você e a vítima do acidente não estejam em maiores perigos.

 Esteja antento a riscos, tais como:

  • fumaça
  • fios elétricos
  • líquidos escorrendo
  • vapores químicos
  • objetos em queda

Nunca entre em um local que não seja seguro. Se o local em que você estiver não parecer seguro, saia imediatamente. Caso seja necessário mover a vítima - se a situação permitir - mova-a cuidadosamente.

Mover a vítima

Qualquer pessoa que se queixe de dor no pescoço ou nas costas, com lesões na cabeça, ou qualquer pessoa que seja encontrada inconsciente, pode estar com a coluna lesada. A menos que ele ou ela esteja em perigo imediato, nunca mova uma vítima com lesão na coluna, porque até mesmo um leve esbarrão pode levar à paralisia permanente ou até mesmo à morte imediata. Independente do risco, você não tem outra escolha a não ser  remover a pessoa do perigo imediato. Nesses casos, utilize o método de puxar pela roupa para levá-lo(a) a um lugar seguro:

  • Segure a roupa da vítima pelos ombros;
  • Apoie a cabeça da vítima em seus pulsos;
  • Puxe a vítima pela roupa.

Busque Ajuda

Tome a frente avisando seus colegas que você possui conhecimentos de primeiros socorros.

Caso você esteja sozinho, grite por socorro, execute os primeiros socorros necessários e depois deixe a vítima por pouco tempo, para encontrar a pessoa mais próxima e pedir-lhe para comunicar os outros socorristas.

Envie alguém para acionar o Alarme.

Ganhe a confiança da vítima

Não piore a situação ao exagerar na sua reação e amedrontando a vítima. Seja um exemplo.

Fique calmo e tranquilize a vítima:

  • Respire fundo e relaxe;
  • Sente calmamente com a vítima e fique falando com ela;
  • Assegure à vítima de que a ajuda está a caminho.

Avaliação do Estado da Vítima

A avaliação do estado da vítima é uma maneira de localizar e determinar a extensão da lesão. Você pode acelerar as providências do Serviço Médico ao relatar suas descobertas quando chegar a este.

Antes de estabelecer qualquer contato físico com a vítima, certifique-se de que você esteja protegido contra qualquer contato com sangue. Nunca estabeleça contato físico com alguém  a menos que você tenha uma barreira protetora (luvas).

Se você encontrar uma vítima de um acidente deitada no chão, você pode avaliar o estado dele ou dela através da verificação do nível de consciência e do “ABC” - passagem de ar, respiração e circulação. Então, examine a vítima da cabeça aos pés.

Verificar a Consciência

Após determinar a segurança do local, bata levemente em um dos ombros da vítima e pergunte: “Você está bem?”. Se a vítima não responder, comunique-se com os outros socorristas e continue com a verificação do ABC e o exame da cabeça aos pés.

A - Passagem de AR

Procure objetos estranhos na boca. Caso haja alguma coisa bloqueando a passagem de ar, tente removê-la;

Verifique também se a língua está bloqueando a garganta. A língua é a causa número um de bloqueio de passagem de ar;

Desobstrua a garganta utilizando o método de elevação do queixo. Pressione a testa para baixo enquanto levanta para cima o queixo. Isso fará com que a base da língua venha para a frente;

Em caso de suspeita de lesões na coluna, utilize o método de puxar o maxilar a fim de trazer a base da língua para a frente. Ao se ajoelhar próximo a cabeça da vítima, com os dedos de cada uma das mãos segure sob as extremidades do maxilar. Levante o  maxilar para a frente enquanto pressiona para baixo com os polegares.

Enquanto você prossegue com os primeiros socorros, é extremamente importante continuar a verificar a passagem de ar. Use o método de elevação do queixo ou de puxar o maxilar para evitar que a língua da vítima vá para trás e obstrua a garganta.

B - Respiração

Verifique a respiração através da técnica “olhar, ouvir e sentir”:

Primeiro, vire sua cabeça e coloque seu ouvido próximo ao tórax da vítima;

Observe o tórax da vítima quanto a movimentos;

Ouça sons de respiração;

Sinta a respiração em seu rosto.

Se a vítima de lesão estiver deitada de bruços e você suspeita de que ela não esteja respirando, pode ser necessário mover a pessoa para desobstruir a passagem de ar. Com o auxílio de outras pessoas, vire a vítima com um todo, mantendo a cabeça, costas e pernas alinhadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com