TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS DA CAMPANHA

Tese: PRINCÍPIOS DA CAMPANHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 11

A idéia principal deste projeto é proporcionar ao aluno a possibilidade de disseminar conhecimentos de saúde pública a fim de prevenir à dengue. O projeto permite a atuação do aluno como agente comunitário contribuindo com informações sobre o controle e a prevenção da dengue por meio da conscientização de hábitos da população local. Para atingir seus objetivos, o projeto exige treinamento, técnica, execução e aferição de resultados, aplicando conceitos de cidadania, despertando o senso coletivo e a percepção de que vivemos em um ambiente complexo que reproduz uma sociedade interdependente.

Como a Faculdade Anhanguera tem responsabilidade na formação profissional e ética, e como missão definida “Promover o ENSINO de forma eficiente, com um grau de qualidade necessário ao bom desempenho das futuras atividades profissionais dos educandos, para que, de forma competente, possam desenvolver seus PROJETOS DE VIDA como cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais”.

O objetivo geral da Faculdade Anhanguera Educacional e sob o qual esta proposta foi desenvolvida, é o de “Oferecer aos educandos uma sólida base de CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS e HABILIDADES com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa, capacitando-os a agregar aos seus PROJETOS DE VIDA” a idéia de cidadania transformadora. Aplicar horas da disciplina “Atividades Complementares’ em prol do bem comum colabora com o desenvolvimento ético, moral, pessoal e profissional do aluno da Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

Acreditamos que a educação não deve ser pautada somente no seu papel de ensinar e formar profissionais academicamente, mas temos que ir além, formar cidadãos capazes de construir um país melhor, mais responsável e com a visão da interface das demais disciplinas e cursos, formando indivíduos capazes de ampliar sua visão profissional nas diversas dimensões que a habilitação lhe proporcionará.

A responsabilidade social dos educandos torna-se imprescindível, pois são eles que sairão para o mercado de trabalho e com isso terão uma visão muito mais ética e consciente de seu papel dentro da sociedade.

JUSTIFICATIVA DA CAMPANHA

A dengue é uma doença causada por quatro sorotipos diferentes do vírus do gênero Flavivirus. Os sintomas geralmente são febre, cefaléia (dor de cabeça), artralgias (dores nas articulações), mialgias (dores musculares) e prostração (enfraquecimento, abatimento). Entretanto, podem ocorrer associadas infecções assintomáticas, levando a manifestações hemorrágicas severas, como a febre hemorrágica de dengue.

Por ser uma doença aguda, febril muito semelhante a outras enfermidades com esta sintomatologia, há uma grande preocupação dos gestores em saúde na notificação dos possíveis casos da doença e no controle do vetor do vírus causador da doença, que no Brasil, é o mosquito Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus). Esse Culicíneo se utiliza de criadouros artificiais, sendo que no município de Sorocaba os principais recipientes são: pratos e vasos de plantas, latas, potes, frascos, matérias recicláveis, entre outros.

Somente nesse ano (2011) foram mais de 1730 casos da doença. Após outubro de 2011 os casos ficaram estacionados por conta da estiagem, mas acredita-se que número de casos volte a subir com o período de chuvas.

Por tratar-se de uma doença que pode atingir toda população por igual, sem distinção de raça, sexo, nível social, faz-se necessário uma atuação direta quanto à divulgação de informações sobre a doença e principalmente, assim como a conscientização da população em eliminar os criadouros e locais de proliferação do vetor.

Neste ponto, a participação dos alunos da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, neste projeto em específico, tem um valor fundamental. Sua atuação direta poderá minimizar o potencial de risco da doença e até a prevenção de seu agravo, que pode causar a morte de cidadãos, assim como você. Participe! Promover a saúde pela ação social faz bem.

OBJETIVOS DO TRABALHO

• Ampliar a formação e a vivência acadêmica;

• Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação;

• Proporcionar um contato com a realidade da sociedade bem como com os problemas de saúde pública;

• Capacitar o aluno para o desenvolvimento de projetos de conscientização e prevenção de epidemias como pleno exercício de cidadania;

• Estender as atividades acadêmicas com projetos extraclasses, que complementarão a formação do discente.

VALIDAÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina “Atividades Complementares” compreende horas a serem comprovadas com atividades descritas. Este projeto é válido para todos os cursos do primeiro ao quarto semestre (série) da Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

COMPOSIÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO

O projeto comportará grupos com número de alunos a definir, sendo no mínimo 4 (quatro) e máximo 10 (dez) alunos e todos do mesmo curso e semestre. Exceções somente com autorização do professor.

Os grupos terão assessoria e orientação de um docente às sextas-feiras, no horário compreendido entre as 19h15 e 21 horas.

DESCRIÇÃO DO TRABALHO

• ENCONTRO OBRIGATÓRIO – Neste primeiro encontro acontecerá a apresentação da disciplina “Atividades Complementares”, e a apresentação de como se dará a campanha “Faculdade Anhanguera de Sorocaba no combate à Dengue”, além do treinamento com um perito em combate dengue, em sala a ser definida pelo coordenador, preferencialmente numa sexta-feira das 19h15 às 22h. Haverá lista de presença para ser assinada pelo aluno. O não comparecimento nesta etapa do projeto acarretará na insuficiência da disciplina.

• Plantão de dúvidas sobre a aplicação técnica da campanha: um professor indicado estará à disposição na sexta-feira, das 19h15 às 21h para esclarecer eventuais dúvidas sobre a dengue e as visitas técnicas.

• Entrega de material de apoio sobre como acontecerá à visitação nas residências ao aluno: haverá distribuição de 10 (dez) folhetos explicativos sobre a dengue para cada aluno para entregar durante as visitas.

• OPCIONAL: Há arte para camisetas, adesivos e crachás à disposição na sala virtual caso o grupo decida pela impressão e utilização durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com