TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS GERAIS DO PLANEJAMENTO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO EFICAZ

Trabalho Universitário: PRINCÍPIOS GERAIS DO PLANEJAMENTO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO EFICAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 4

Desde o primeiro momento da vida em que temos alguma autonomia precisamos tomar decisões. A vida é um conjunto de tomadas de decisão, e para que sejam tomadas de maneira correta, é necessário planejamento. Assim como nós, a vida da organização é alimentada por decisões. O ponto de partida para tomar uma decisão é ter um objetivo ou uma meta a ser alcançada, pois só com isto definido você consegue fazer um planejamento, que vai orientando a tomada de decisões e sendo afetado por elas.

Segundo Peter Drucker, planejamento é a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir. Pode ser considerado o “plano de vôo” que gere o negócio das empresas, definindo as escolhas e caminhos com o objetivo de atingir uma situação futura. E estratégia, como definição, pode ser considerada como a força principal da empresa para gerar valor.

 Preparar se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável;

 Planejamento não é uma tentativa, de predizer o que vai acontecer sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos o futuro.

Para desenvolver esse planejamento e tomar as decisões certas dentro de uma empresa, devemos seguir alguns princípios para que os resultados sejam os esperados. Podem-se separar esses princípios em gerais e específicos. Seguem os princípios gerais do planejamento:

1) Princípio da contribuição aos objetivos;

2) Princípio da precedência do planejamento;

3) Princípio da maior penetração e abrangência;

4) Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade.

De acordo com o primeiro princípio, verificamos que o planejamento visa aos objetivos máximos da empresa. Nesse contexto, incluem-se as decisões da mais alta classe. No decorrer do desenvolvimento da organização nos deparamos com inúmeros desafios, como as mudanças constantes do ambiente, nas unidades de negócios, departamentos e equipe operacional.

Partindo do princípio de que todos os esforços deverão caminhar para um único objetivo, que é o sucesso da organização, devemos encontrar o correto posicionamento, as escolhas e o melhor desenvolvimento das estratégias que visem proporcionar uma eficaz administração estratégica de uma organização.

O segundo princípio nos diz que a função administrativa planejar antecede a outras, como organização, direção e controle, na qual conseguimos ver a realidade e programar, antes de qualquer atitude. Para chegarmos a um resultado satisfatório, é necessário pensar antecipadamente em cada passo a ser seguido, o tempo necessário para cada etapa e assim, tomar as decisões certas no momento certo. Para um processo seguro de tomadas de decisão, é necessário se planejar. As organizações não trabalham na base da improvisação, tudo deve ser planejado antecipadamente. Com o planejamento, conseguimos definir os objetivos a atingir e como alcançá-los, avaliando possibilidades, construindo um referencial futuro e reavaliando o processo.

O terceiro princípio fala de maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações nas pessoas, tecnologia e sistemas.

O último princípio listado fala sobre a maior eficiência, eficácia e efetividade através do planejamento, onde conseguimos maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

Além destes principios deve-se ser avaliados outros itens que envolvem o planejamento , para a tomada de decisão , o que segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com