TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPOS DE DESIGN

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Princípios de Design – Introdução

 O que é?

 É a disposição dos elementos de texto e imagem de um design. A maneira como esses elementos são posicionados, tanto um em relação ao outro, como no projeto como um todo, afeta o modo como o conteúdo é recebido pelos leitores, e também a reação emocional ao design.

 (Gavin Ambrose)

 O que é uma página?

 Página é um espaço para apresentar imagens e textos. Para fazer isso de modo eficaz, é preciso considerar o objetivo e o segmento de público do veículo. Características do formato (como o processo de impressão) e especificações do acabamento (como a encadernação) são considerações essenciais.

 Por exemplo, é um jornal que quer impactar com imagens, ou com textos? A imagem é para ser vista de longe e o texto bem de perto? As respostas aos questionamentos afetam diretamente o layout, que é guiado por uma série de linhas invisíveis, sendo que a maioria torna-se visível ou perceptível em uma sequência de páginas.

 Imagens

 São elementos gráficos que dão vida a um design. Seja como foco principal de uma página ou como um elemento secundário, desempenham um papel essencial na comunicação de uma mensagem e, portanto, são um fator vital para determinar a identidade visual de um projeto.

 As imagens podem ser incorporadas ao design de várias maneiras, podendo ser totalmente sangradas, emolduradas por margens tipo passe partout ou ainda dispostas com o uso de diferentes sistemas de grids.

 Hifenização e justificação

 O objetivo da separação de palavras (hifenização) é produzir blocos de texto organizados, sem espaço em braço ou “caminhos de rato” visíveis. Por isso, é importante para um designer controlar a hifenização.

 Hifenização

 Hierarquia

 A hierarquia de texto é um guia lógico, organizado e visual dos títulos que acompanham o corpo do texto. Indica níveis variados de importância por meio do tamanho de corpo e/ou estilo.

 Um título de nível A é normalmente utilizado para o título principal de um texto. Em geral, apresenta maior tamanho de corpo ou peso maior para indicar sua predominância, demonstrada aqui pelo uso do tipo em bold.

 A segunda classificação, o título de nível B, em geral em tamanho de corpo menor ou menos peso do que um título de nível A, embora seja maior e mais pesado do que o corpo do texto. Títulos de nível B são utilizados para títulos e capítulos. Aqui ele é sublinhado.

 Dos três níveis de títulos padrão, o título de nível C é o mais baixo. Ele pode ter o mesmo tamanho que o corpo do texto, mas ser em variação itálica.

 O corpo do texto é o bloco de texto principal que acompanha um título, nessa hierarquia, ele é separado do título de nível C por uma linha em branco a fim de introduzir espaçamento e enfatizar a hierarquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com