TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIFACISA – Pós Graduação em Design de Interiores

Por:   •  16/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFACISA – Pós Graduação em Design de Interiores

Design Hospitalar

Professor: Danilo Abreu

Aluna: Luiza Lira Leite

O Jardim de Inverno

Visto que fora aprendido em aula que, para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e menos aterrorizante, uma das fórmulas utilizadas é deixar os ambientes com “a cara da sua casa”, de modo a parecer familiar, auxiliando o paciente e acompanhantes a assimilar melhor a experiência.

Utilizar métodos que acionem os modos sensoriais é uma das partes desta fórmula, sendo assim, descrevo aqui, como de veríamos trazer uma das partes de nossa casa para o ambiente hospitalar: O jardim, ou o jardim de inverno.

O jardim de inverno é algo que não é difícil de aplicar no espaço de um hospital ou clínica: Pode ser horizontal, vertical, podem ser vários espécimes presos ao teto, etc. Pode ser colocado em um pátio interno, com mobiliários, bancos, etc, permitindo a integração com lanchonetes, cafés, etc. Além do transporte sensorial para o ambiente que não parece fazer parte do hospitalar (cheiro das plantas, toque das plantas, luz do sol, e vento, talvez, aliado com o aroma de café, da comida) o jardim interno no pátio também permite um ruído maior do que o permitido dentro da área hospitalar em si, visto que plantas são barreiras naturais contra ruídos, permitindo assim conversas mais informais e que crianças possam correr mais livremente, e também permite que pacientes possam receber um banho de sol moderado.

O jardim de inverno também pode ser implementado na recepção, visto que essa área é o primeiro contato do paciente/acompanhante/visitante com o interior do hospital, porém com um cuidado maior, pois visto que geralmente há a abertura ou aplicação de material (vidro, cobogó ou outro material que deixe passar a luz) podendo trazer uma iluminação intensa nas áreas não desejadas como: área dos computadores, cadeiras de espera, etc, assim precisando de uma atenção maior com a iluminação.

O jardim de inverno também permite que possa ser implementado em dimensões consideravelmente pequenas, pode ajudar a abrir aberturas de ar e sol, (quando e se for preciso abrir janela para dentro do hospital) bolsões de ar, podem servir como respiradouro, como ponto de referência e encontro, como fronteira visual e de ruídos, além de embelezar o ambiente, acalmar pacientes (também pode ser implementado na capela), e a emissão de aromas, como foi falado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com