TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA ANTIGUIDADE Representação Gráfica Do Mundo, Através De Um Desenho; Representação Gráfica De Uma Palavra, Através Da Escrita;" — Transcrição Da Apresentação:

Pesquisas Acadêmicas: "PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA ANTIGUIDADE Representação Gráfica Do Mundo, Através De Um Desenho; Representação Gráfica De Uma Palavra, Através Da Escrita;" — Transcrição Da Apresentação:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  2.748 Visualizações

Página 1 de 8

Slide 1

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA ANTIGUIDADE Representação gráfica do mundo, através de um desenho; Representação gráfica de uma palavra, através da escrita; HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO

Slide 2

ESCRITA PRIMITIVA Sistema de contagem feita com marcas de cajados e/ou ossos, com o objetivo de representar os símbolos. Invenção das regras de alfabetização permitiu ao leitor: a) decifrar o que está escrito; b) saber como funciona o sistema de escrita, de modo que possa utilizá-lo corretamente.

Slide 3

NA ANTIGUIDADE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO O aprendizado da leitura era feito a partir da cópia, memorizando (decorando) o que foi lido; Aprender a ler era para lidar com o comércio, e até mesmo ler obras religiosas e obter informações culturais da época; LER era decifrar a escrita a partir da linguagem oral.

Slide 4

PRINCIPIO ACROFÔNICO Representação do som inicial da letra; A = alfa / B = beta... Utilizado para simplificar o número de letras e trazia de forma obvia, como se devia proceder para ler e escrever. ALFABETIZAÇÃO – bastava decorar a lista dos nomes das letras (alfa, beta...).

Slide 5

OS GREGOS Resolveram escrever não apenas as consoantes, mais também as vogais, mantendo assim o princípio Acrofônico; Inventaram o primeiro método de ensino de leitura, o método de soletração; Escrita silábica – somente o uso das sílabas. Escrita alfabética – o uso das consoantes + vogais. A ortografia fixava a forma da escrita das palavras, evitando que dialetos diferentes escrevessem as mesmas palavras de maneiras diferentes; As letras era identificadas pelo seu próprio som inicial. A = alfa / B = beta

Slide 6

NA IDADE MEDIA Atividade escolar: ler, escrever, esporte, arte, preparação para a guerra, escola religiosa e etc.; Ensinava-se: a) o valor fonético das letras do alfabeto; b) a forma ortográfica das palavras; c) a interpretação gráfica das letras e suas variações: maiúsculas e minúsculas. Aprendizagem de leitura - árdua e demorada, através do método de soletração, que empregava o nome e não o som das letras.

Slide 7

O APARECIMENTO DA CARTILHA Surgiu no RENASCIMENTO (século XV e XVI) com: uso da imprensa na Europa; As primeiras obras sobre alfabetização surgiram na Europa no século XV e XVIII. NO BRASIL Escolas Normais surgiram no final do Império; Ensino - escola pública surgiu na 1ª metade deste século.

Slide 8

O PARARECIMNTO DAS CARTILHAS NO BRASIL Ênfase a leitura, através de decifração e identificação das palavras, visando a melhor pronúncia; Década de 50, a alfabetização com ênfase a produção da escrita e não mais a leitura; Apareciam as palavras-chaves, as sibiladas geradoras e textos elaborados somente com palavras já estudadas, através da pedagogia de PAULO FREIRE; As cartilhas eram livros esquemáticos que dificultavam a explicação e para solucionar o problema, foi criado o manual do professor; A partir dos anos 50 aparecem os exercícios de prontidão, elaborados por psicólogos, baseado na teoria da carência sociocultural e a superioridade racial.

Slide 9

ALFABETIZAÇÃO HOJE Nossa pratica escolar ainda se apóia na cartilha tradicional; Busca do equilíbrio entre o processo ensino-aprendizagem; Objetivo do estudo/ensino é a linguagem; Alfabeto - relação entre letras e sons; Os diferentes sistemas de escrita - a ortografia; Em São Paulo ciclo básico, juntando a primeira e segunda série: a) possibilitou grande discussão sobre a situação da alfabetização; b) introduziu novos estudos e modos de trabalho; c) tratar a alfabetização sem o medo da reprovação; d) ensino- aprendizagem sem nota como objetivo de aprovação; e) formação, instrução e educação.

Slide 10

ALFABETIZAÇÃO E ESCOLA Propostas de alfabetização que valorize a criança e seu trabalho; Melhor interação entre professor e aluno; Formação de professores (magistério) não atende a formação adequada para o ensino/aprendizagem; Introduzido pelo governo, pacotes educacionais de acordo com o modismo da época; Professores que não conseguem avaliar o melhor método a ser utilizado (comodismo), pois recebem o material pronto e não discutem sua aplicação; Competência – ligado ao conhecimento de sua atuação como professor e educador; Competência técnica do professor alfabetizador – ligada aos conhecimentos da lingüística e dos sistemas de escrita, aliados a pedagogia e a psicologia. O Brasil necessita de professores com melhor formação técnica.

Slide 11

O PANORAMA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO O segredo da alfabetização é a leitura. A escrita é decorrência do conhecimento; Ensinar a norma culta inicia na alfabetização, porém é uma atividade secundária; Na sociedade a variedade lingüística deve adaptar-se ao contexto, a exigências do momento, do lugar e das pessoas com quem se fala. IDADE PARA SE ALFABETIZAR No Brasil devido a razões ideológicas, interesses políticos e econômicos iniciam aos 07 (sete) anos de idade. Hoje (2008) aos 06 (seis) anos; Ensino fundamental encerra - se aos 14 (quatorze) anos de idade; Ao professor cabe desenvolver um trabalho correto de ensino/aprendizagem na sala de aula.

Slide 12

QUERER SER ALFABETIZADO Não importa a idade é a vontade do aluno de se alfabetizar; Cabe ao professor no inicio das aulas saber das expectativas com relação ao trabalho escolar de alfabetização; Ao professor é preciso conversar com seus alunos o significado do aprender a ler e a escrever: a) o que se faz com esse conhecimento; b) no que poderá ajudá-lo. (sociedade, na comunidade...) Importante saber o que se pretende ler? O que se pretende escrever? O que se pretende fazer quando se inicia a alfabetização? O que se pretende fazer quando já dominarem a escrita e leitura? O que se pretende fazer quando saírem da escola?

Slide 13

MÉTODO SEM MÉTODO Melhor método de trabalho a experiência do professor em sala de aula; Método de trabalho: ensino/aprendizagem organizar suas atividades: o que vai lecionar para os alunos, quando e como; Ensino/aprendizagem interação entre o processo de ensino e aprendizagem, mediado pelo professor, levando em conta a realidade de seus alunos, a cada dia de aula; O processo de alfabetização não deverá ter tempo pré- estabelecido, pois cabe ao aluno o tempo necessário para possa se alfabetizar.

Slide

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com