TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Históricos Da Educação

Dissertações: Processos Históricos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo como referencial os estudos realizados, leia as afirmativas abaixo, assinalando (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Ao estudarmos a História da Educação percebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente.

( ) A educação primitiva baseava-se na transmissão oral dos costumes, hábitos e tradições, através de um método de ensino natural, que acontecia em meio às atividades cotidianas, com o envolvimento de toda a comunidade

( ) Era uma educação pragmática, voltada para o aprendizado de atividades, habilidades e comportamentos necessários à sobrevivência da criança e do jovem, sendo única e igual para todos. A escola era a aldeia, tal qual certas tribos indígenas brasileiras que, ainda hoje, conservam o método de educação primitiva, muitas ainda, na condição de ágrafas.

( ) O modelo de educação tribal é baseado numa educação difusa, sendo administrada por todos os elementos do clã.

V V V V

F F V V

V V V F

F V V F

F V V V

Considerando os estudos realizados sobre a História da Educação, podemos afirmar que:

I - Nas comunidades primitivas a família é a base da organização social, mas nem todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores.

II - Na antiguidade clássica o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens, gregos aristocratas se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica.

III - Na sociedade moderna não existe uma visão de mundo definida. A modernidade é marcada pela ênfase no indivíduo, isto é, o homem é visto como capaz de moldar o mundo a sua maneira, exercendo poder.

IV - Nas comunidades medievais não existiam escolas instituídas. O trabalho era escravo e o método escolar era tradicional e voltado para a formação da elite.

As afirmativas incorretas estão contidas em:

I, III e IV apenas

I, II, III e IV

III e IV apenas

I e III apenas

II e IV apenas

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:36

Tendo como referencial os estudos realizados, leia as afirmativas abaixo, assinalando (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Ao estudarmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com