TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO

Por:   •  4/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGIAS

CAMPUS XVII – BOM JESUS DA LAPA – BA

RELATÓRIO DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO

Bom Jesus da Lapa

2014

ANDREIA SILVA PEREIRA

RELATÓRIO DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO

Relatório solicitado pela professora Rayana Ladeia, como parte avaliativa da disciplina Processos de Alfabetização, do curso de Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos, Turma 2012.1, turno noturno, 5º semestre.

Bom Jesus da Lapa

2014

Introdução

Não é de hoje que muito se discute sobre a qualidade da educação brasileira, e com isso, outras discussões vão surgindo, dentre tantas, o processo de alfabetização é uma dessas questões. Como se dá todo esse processo para a eficácia do aprendizado do aluno? Magda Soares é uma das pioneiras que vem estudando sobre o processo de alfabetização, a mesma vem discutir sobre os métodos utilizados atualmente pelos professores. Para Soares, “A alfabetização é algo que deveria ser ensinada de forma sistemática, ela não deve ficar diluída no processo de letramento”. Com base na fala de Soares, podemos considerar a importância do uso da alfabetização em um contexto social, afinal, o conhecimento não deve estar desassociado da realidade vivenciada pelo aluno, é preciso que o processo de alfabetização seja uma ponte entre o meio social com a educação.

Posto isto, com o intuito de compreendermos como se dá atualmente o processo de alfabetização por professores da educação infantil, buscamos através do questionário semiestruturado averiguar questões pertinentes sobre essa temática, analisar através dos depoimentos concedidos pelos professores, o que os mesmos entendem por alfabetizar letrando, bem como se o processo de alfabetização contempla a realidade do aluno, pois, segundo Galvão e Leal (ano); “Para aprender a ler e escrever, o aluno precisa participar de situações que o desafiem, que coloquem  a necessidade  da reflexão  sobre a língua, que o leve enfim  a transformar informações em conhecimento próprio”..

Para tanto, a partir de estudos feitos na disciplina de Processos de Alfabetização no 5º semestre do curso de Pedagogia, e com orientações da professora da disciplina, estudamos textos como; Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com Professores (as) de Galvão e Leal, bem como Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos de Magda Soares, para que assim pudéssemos ir a capo para melhor compreendermos essa discussão travada por vários autores.

Discussão e análise dos resultados 

Para alcançar os resultados propostos através da aplicação do questionário, foram escolhidas três professoras sendo duas professoras de instituição da rede pública de ensino e uma professora da rede particular do nosso município.

Construímos questões pertinentes ao processo de alfabetização visando através dos resultados do questionário, entender os saberes das professoras sobre a alfabetização partindo da sua prática docente. Desde as discussões teóricas em sala de aula á construção do questionário, buscamos aportes teóricos para a sustentação dos questionamentos e as respostas dos professores a fim de compreendermos, com maior propriedade o processo de alfabetização e as metodologias para um ensino de qualidade.

Sem dúvida não há como fugir, em se tratando de um processo complexo como a alfabetização, de uma multiplicidade de perspectivas, resultante da colaboração de diferentes áreas de conhecimento, e de uma pluralidade de enfoques, exigido pela natureza do fenômeno, que envolve atores (professores e alunos) e seus contextos culturais, métodos, material e meios. (SOARES, 2003, p.14).

Sabe-se que ao abordar a alfabetização já seria suficiente para compreendermos a complexidade do nosso objeto de estudo. Associar a ele as discussões e produções sobre os saberes e práticas docentes confere a reflexão de toda essa complexidade que se torna maior a partir das respostas advindas dos professores a partir da aplicação do questionário.

Partindo do pressuposto de que na escola, o professor exerce sua profissão e ocupa um lugar e função estratégicos no processo de ensino e aprendizagem perguntamos o que se entende por alfabetizar letrando:

“Alfabetização e letramento são dois processos que caminham juntos, letrar é mais do que alfabetizar dentro de um contexto que faça parte da vida do educando. Portanto alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das praticas sociais de leitura e escrita”. (Maria, professora do 2º ano de uma instituição particular de ensino).

Nas palavras de Cíntia...

“O professor deve estimular o desenvolvimento das habilidades dos alunos de reflexão sobre as relações entre partes faladas e partes escritas”. (Cíntia, professora do 5º ano de uma instituição particular de ensino).

“Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita. O aluno deve ser alfabetizado e letrado”. (Jaqueline, professora do 1º ano de uma instituição particular de ensino).

No que diz respeito aos métodos utilizados, questionamos se as professoras consideram a realidade dos alunos.

“Em partes, porque os nossos livros não veem adequado a nossa realidade”. (Maria, professora do 2º ano de uma instituição particular de ensino).

“São muitas as formas de alfabetizar e cada uma delas destacam um aspecto no aprendizado. Desde o método fônico, as cartilhas, o alfabético, construtivismo contribuem de uma forma ou de outra para a alfabetização”. (Cíntia, professora do 5º ano de uma instituição particular de ensino).

A professora Jaqueline da turma do 1º ano da rede particular de ensino foi bem objetiva na resposta dizendo que sim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com