TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTIL INDIVIDUAL "MEMÓRIA DE PREPARAÇÃO"

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

LETÍCIA SANTIAGO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

 “MEMORIAL DE FORMAÇÃO”

Cachoeiro de Itapemirim/ES        

2014

LETÍCIA SANTIAGO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

 “MEMORIAL DE FORMAÇÃO”

Trabalho de Atividade Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas: Psicologia da Educação; Desenvolvimento e Aprendizagem; Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básica; Teoria e Práticas do Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade e Seminário Interdisciplinar II.

Orientadores: Wilson Sanches, Edilaine Vagula, Marlizete Stainle, Raquel Lemos, Cyntia Simioni, Vilze Vidote, Rosely Montagnini, Fabiane Musardo, Okçama Battini, Sandra Reis e Fábio Luis da Silva.

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 1º e 2° Semestres apresentado a  Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

                                                   

Cachoeiro de Itapemirim/ES

2014

SUMÁRIO

1 AS MEMÓRIAS DE MINHA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA............................................................................................................. 03

2 AS EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA......................................... 06

3 MINHAS IDEIAS SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É PEDAGOGIA............................................................................................................. 07

1 AS MEMÓRIAS DE MINHA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

Iniciei minha vida escolar em 1994 no pré II com 5 anos de idade, na escola “EPM (Escola Polo Municipal) Vaversa” em São Mateus. Minha família e eu morávamos nesta vila Vaversa que era habitada por trabalhadores do campo e diversos tipos de colheitas.

Aos 6 anos cursava a 1ª série, meu primeiro professor era chamado de “Toninho”,muito legal, simpático e possuía o dom para lecionar.Tenho boas lembranças daquela época, a vida era pura diversão, eu acordava cedo, me arrumava sozinha e ia para a escola, que ficava do outro lado da rua, era só atravessar e pronto.

Certo dia meu pai chegou em casa decidido a se mudar pra Cachoeiro de Itapemirim, porque tinha conseguido carona com um caminhoneiro , e aquela era a oportunidade para nos mudar, eu estava na escola, quando soube da notícia. Tudo foi muito rápido, arrumamos a mudança e o meu adeus coincidiu com o recreio, lembro-me da despedida com olhares tristes e acenos de pessoas que nunca mais vi.

Em Cachoeiro de Itapemirim, fui matriculada na escola “Jenny Guárdia”, onde estudei até a 3ª série. Recordo que eu tinha dificuldades porque o ensino desta turma estava mais avançado, eu vinha de uma escola da zona rural, porém consegui me adaptar e alcançar os demais. Nesta escola recebi minha primeira e única ocorrência por não fazer os deveres de casa, ao invés de fazê-lo desfrutava da companhia dos meus primos para brincar, ficava na casa da minha avó assistindo televisão, que para mim era distração total.

Infelizmente fui reprovada na 3ª série e tive que repetir, isto aconteceu porque eu conversava muito durante as aulas e explicações de matérias, lembro-me de fazer contas de matemática  de frente para trás, sendo que a maneira correta é o inverso. Mas ter entrado na 1ª série com 6 anos compensou o ano que repeti.

Em 1998 minha família mudou para outro bairro, foi difícil conseguir uma vaga para a 3ª série, as escolas próximas não tinham vaga porque atendiam os bairros vizinhos, devido a isto fui morar com tios para continuar  meus estudos no “Jenny Guárdia”, porém a escola teve problemas com infiltrações causadas por fortes chuvas, passando a funcionar de maneira precária. Voltei a morar com minha família, fiquei aproximadamente 5 meses sem estudar, quando no mês de agosto , enfim surgiu uma vaga na escola “Professor Deusdedit Baptista” localizada no bairro vizinho, eu tinha menos de 4 meses para recuperar o tempo perdido. A professora Natalina marcou esta época da minha infância me ajudou muito, tinha uma maneira especial de prender a atenção dos alunos, também era muito extrovertida.

No próximo, 4º ano conheci a professora Gisele que também foi excelente, foi meu último ano no “Professor Deusdedit Baptista”,onde fiz muitas amizades que levei para o ensino fundamental.

Em 2000 entrei na EEEFM”Agostinho Simonato” lá passei a maior parte da minha vida escolar, exatamente 7 anos. Foram muitas mudanças, matérias acrescentadas, senti que havia a necessidade de mudar meu comportamento, as brincadeiras. No primeiro dia de aula a professora de Matemática foi bem clara e específica dizendo pra turma não a chamar de tia porque ela não era irmã dos nossos pais, a sala inteira ficou muda. Com o passar dos dias fui me adaptando com o novo ambiente e aprendizagem. Identifiquei-me com ensino de Inglês, e a professora que mais chamou minha atenção foi na disciplina de geografia, Rosângela tinha uma maneira dinâmica para ensinar, anos depois ela se tornou a diretora nesta escola, ela revolucionou e trouxe muitas melhorias ao ambiente escolar.

Nas próximas séries 6ª e 7ª comecei a definir minhas amizades, que foram e são importantes até os dias de hoje. Eu fazia parte dos famosos grupinhos, éramos em 5 meninas, tenho boas lembranças desta época. Lembro-me da professora Ana ensinava biologia, eu gostava muito das aulas dela, esta professora despertava a curiosidade nos alunos.

Em 2003 cursando a 8ª série já me preparando para o ensino médio, conservei as amizades dos anos anteriores, éramos companheiras, fazíamos tudo o que podíamos juntas, trabalhos, pesquisas, provas em dupla. “O assunto que mais gostei de estudar foi a ‘Fórmula de Bháskara” – equação do 2º grau - em matemática professora Sônia era rígida e séria, porém uma ótima professora. Lembro que neste ano fomos apresentados à matéria de Química, não me simpatizei com a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com