TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL

Artigo: PRODUÇÃO TEXTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TIAGO REIF

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

Rio do Sul

2013

TIAGO REIF

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; ética, Política e Sociedade; Seminário.

Prof. Regina Malassisse

Marcelo Viegas

Wilson Sanches

Marcia Bastos

Henry Nonaka

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.1 INFLAÇÃO 4

2.2 TAXA DE JUROS 5

2.3 TAXA DE CÂMBIO 6

3 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL............ 8

3.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 8

3.2 MEDIDAS DE DISPERÇÃO 9

3.3 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA 10

3.4 NÚMEROS - ÍNDICES 11

3.5 DEFLAÇÃO DE DADOS 12

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 13

5 CONCLUSÃO 14

6 REFERÊNCIAS 15

7 ANEXOS 16

1 INTRODUÇÃO

Segundo preceitos da grade curricular abordada, esta produção textual estará tratando em nível acadêmico assuntos recorrentes as rotinas administrativas, dentre suas variáveis de atuação financeira, monetária, comercial, bem como apresentando também métodos de analises e cálculos aplicados a gestão empresarial e esclarecimentos necessários para a compreensão dos fatores éticos, sociais e políticos relevantes a constituição de uma ideologia de gestão com foco voltado ao homem enquanto ser que vem a compartilhar, interagir e modificar o ambiente empresarial no qual esta inserido.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1 INFLAÇÃO

Apresentando-se como uma anomalia das finanças/relações monetárias, a inflação pode ser definida como sendo um processo no qual se evidencia queda no poder aquisitivo da moeda em relação aos produtos, onde os preços aumentam de forma persistente e generalizada e o dinheiro perde seu valor. A relevância do tema abordado se mostra através de diversas produções da mídia, tanto nacional, quanto internacional, dentre estas, em especial o renomado economista Ricardo Amorim em uma de suas entrevistas em que trata o tema.

“Uma outra solução que o Banco Central encontrou para conter o consumo e frear a inflação foi combinar a elevação da taxa de juros com medidas que atuem de forma mais direta sobre o crédito, como, por exemplo, a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,5% para 3% ao ano. Essa é uma iniciativa regulatória, ou seja, que pode ser modificada a partir da normalização da oferta de crédito.

Essas medidas contribuem para a segurança do sistema financeiro, a moderação da atividade econômica e a queda da inflação.” (RICARDO AMORIM, 2011)

Assim, com base nos conhecimentos a respeito de Micro e Macroeconomia, complementado aos comentários de uma figura importante no cenário econômico nacional (consultoria econômica financeira) se faz conclusivo ressaltar a interação existente entre diversas ferramentas/mecanismos da economia (Câmbio, Taxa de juros, Tributos, Inflação, etc.), sendo que estas ferramentas, uma vez que reguladas segundo princípios políticos possam sobretudo alcançar harmonia e estabilidade.

2.2 TAXA DE JUROS

.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.3 TAXA DE CÂMBIO

Seguindo-se os padrões impostos por uma ideologia globalizada, verifica-se a importância da interação e relacionamento da economia entre diferentes países, visto que cada federação realiza a manutenção das atividades econômicas através de uma ferramenta única em teor quantitativo, sendo esta a moeda, cujo qual dentro das delimitações territoriais da devida federação possui igual valor na troca monetária por uma mesma quantidade da referida moeda. Já dentro do âmbito mundial de uma economia globalizada, encontramos fronteiras no espaço das finanças monetárias. Estabelecendo-se relações econômicas entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com