TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL 3 SEMESTRE

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL 3 SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FLUXO DE CAIXA 4

3 EMPRESA META SOLUÇÕES 5

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho irá apresentar um Fluxo de Caixa bastante detalhado da Empresa Meta Soluções em Móveis Planejados LTDA., e mostrando que esta ferramenta diária das empresas pode ser muito útil para não perder o controle das finanças, sintetizando este assunto após a tabela.

Também abordaremos vários assuntos pertinentes a este tema como alguns exemplos de Custos de Oportunidades, para que serve Orçamentos Empresariais e alguns exemplos, o que vem a ser Payback Descontado.

Teremos alguns conceitos com o de Contribuições, Impostos, Taxas, Competência tributária e Mercado de Capitais.

Ao final deste trabalho será relatado qual controle financeiro é mais utilizado pelos empresários aqui na nossa região de Santa Catarina comentando um pouco sobre os negócios destes Empreendedores.

2 FLUXO DE CAIXA

Conforme dados apresentados segue abaixo Fluxo de Caixa referente a Empresa Meta Soluções em Móveis Planejados LTDA.,

Como pode observar a Meta Soluções teve que usar um empréstimo de R$ 5.000,00 para conseguir zerar seu fluxo e não ficar com o mês de Fevereiro no vermelho.

3 EMPRESA META SOLUÇÕES

A função do Fluxo de caixa representado acima é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária ou mensal dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada ou mensal como apresentado anteriormente.

O fluxo de Caixa constitui o movimento de entradas e saídas de caixa, bem como as variações no saldo dessa conta. Podemos dizer que a ferramenta fluxo de caixa é um instrumento utilizado com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e desembolsos financeiros da empresa em determinado momento. (ZDANOWICZ, 2004).

Segundo Groppelli (2009) o fluxo de caixa deve focalizar os recebimentos e pagamentos ocorridos. Os recebimentos são determinados pelos padrões de crédito da companhia, se esses padrões forem rigorosos, muito pouco clientes estarão qualificados ao crédito, as vendas irão declinar e, como resultado, as contas a receber diminuirão.

Para contas a pagar os gestores tem por base não pagar nenhuma conta antes do vencimento, a não ser que traga algum tipo de benefício para a empresa, um exemplo é o desconto na própria duplicata, quem faz uma compra bem feita, consegue vender por um preço melhor e assim conquista o mercado.

Para Groppelli (2009) contas a pagar pode ser vistas como empréstimos sem juros dos fornecedores.

O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É através deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.

Segundo Marion (2008, página 115) "sem o fluxo de caixa fica quase impossível projetar e planejar-se financeiramente. Sem orçamento (planejamento financeiro) é impossível ter uma administração Sadia."

O estudo dos custos de oportunidade começa com os resultados das observações dos pensadores da Teoria Econômica, foi a partir das discussões sobre a Teoria do Valor que o assunto teve seu berço.

O Custo de Oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior benefício.

Podemos dizer também que o Custo de Oportunidade refere-se ao valor liquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa em detrimento de outra. Por exemplo, se uma empresa optar pela aquisição de uma máquina, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimento mais rentável.

No mundo dos negócios, as técnicas gerenciais ficam cada vez mais complexas. Essa complexidade tem origem, em parte, na sofisticação das relações comerciais, na natureza e nas inovações que são incorporadas aos produtos e serviços, nos novos processos de manufatura e de prestação de serviços, nas exigências dos clientes e em contingências econômicas e políticas.

Nesse ambiente competitivo, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas. É a função orçamento que faz a previsão detalhada das receitas e despesas, abrangendo um período determinado de tempo, amplitude temporal que deve cobrir seu período operacional, dividindo-o em fases distintas – mês, trimestre, semestre, ano – de acordo com a peculiaridade das suas necessidades

Os principais tipos de orçamento são: orçamentos globais e parciais, orçamentos a curto e a longo prazo, orçamentos periódicos e contínuos e orçamentos flexíveis ou variáveis. Todos possuem características diferentes, mas visam o mesmo objetivo que é atingir os resultados esperados.

O Payback Descontado demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA. O Payback Descontado tem exatamente a mesma definição do Payback Nominal, porem o cálculo do é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

Imposto - Não há uma destinação específica para os recursos obtidos por meio do recolhimento dos impostos. Em geral, é utilizado para o financiamento de serviços universais, como educação e segurança. Eles podem incidir sobre o patrimônio (como o IPTU e o IPVA), renda (Imposto de Renda) e consumo, como o IPI que é cobrado dos produtores e o ICMS que é pago pelo consumidor.

Contribuições - elas são divididas em dois grupos: de melhoria ou especiais. No primeiro caso estão as contribuições cobradas em uma situação que representa um benefício ao contribuinte, como uma obra pública

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com