TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR RESTAURANTE FELLINI

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR RESTAURANTE FELLINI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DANILO DAMASCENO CAMILO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR

RESTAURANTE FELLINI

PETROLINA

2014

DANILO DAMASCENO CAMILO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR

RESTAURANTE FELLINI

Trabalho apresentado à Equipe de Professores do 1ª Semestre do Curso de Gestão em Recursos Humanos Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), como requisito parcial de avaliação das disciplinas do semestre letivo 2013.2.

Professores orientadores:

Ana Céli Pavão

Mônica Maria Silva

Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Gisleine Fregoneze

Marilucia Ricieri

PETROLINA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 GESTÃO DE PESSOAS E PERFIL DE PROFICIONAIS 5

2.2 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 5

2.3 CONTINUIDADE DE VALORES ORGANIZACIONAIS 6

2.4 CADEIA SERVIÇOS-LUCRO 7

3 CONCLUSÃO 8

4 REFERENCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

O principal ponto positivo do Fellini, a gestão de pessoas, funciona como a mola propulsora da empresa, e também como termômetro de qualidade do serviço oferecido, pois impacta diretamente no clima organizacional e consequentemente na percepção do cliente.

Gerir pessoas de forma eficaz, inovar e reinventar o que já funciona e tem demostrado resultados, parece ter sido o caminho tomado adotado pela empresa que apesar de jovem, demonstra maturidade comparável a de grandes empresas multinacionais.

Com base nessas informações é possível traçar que rumo tomar, que estratégias desenvolver, para suprir a principal necessidade da empresa, a relação serviços-lucro, sem também negligenciar as que surgirão no decorrer do percurso, como a sucessão familiar à gestão da empresa e permanência dos ideais dos fundadores à próximas gerações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS E PERFIL DE PROFICIONAIS

Sendo a satisfação de seus clientes externos e internos a missão imposta pela gerencia do Restaurante Fellini, a contratação das pessoas certas torna-se o ponto chave e consequentemente o maior desafio para alcançar a qualidade nos serviços prestados por Fellini. Tais profissionais precisam ter em seu perfil bem delineado alguns atributos que são essenciais para a contratação, tais como: disposição para aperfeiçoar-se, gostar de pessoas e de relacionar-se com pessoas, saber trabalhar em equipe e administrar conflitos, senso de serviço, criatividade, ética, simpatia e foco no cliente.

Outro ponto importante a se considerar são as aptidões e competências técnicas especificas de seus colaboradores, já que em se tratando de um restaurante alguns de seus funcionários irão desempenhar funções fundamentais para o funcionamento desejado do mesmo.

Apesar de das dificuldades que venham surgir ao se buscar profissionais com o perfil específico para o Fellini, um ponto positivo a se destacar, é o de que essa geração, denominada Y, tem na sua essência a maioria desses atributos, sendo, portanto, necessário sensibilidade da equipe de gestão de RH, para identificar e desenvolver tais atributos nos futuros colaboradores do Fellini.

2.2 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Mesmo não tendo muitos anos no mercado o Restaurante Fellini tem bem definido em sua filosofia, sua missão, valores e visão, e dispõe de uma equipe de gestão de recursos humanos sensível às principais necessidades da empresa e de seus colaboradores. Seu modelo de gestão é atrativo, e tem estimulado a permanência dos funcionários na empresa minimizando a rotatividade de pessoal, o que proporciona um clima bom para o Fellini, (apud LUZ, 2003, p.11), porém nada impede de que sejam implementados ou incrementados novas formas de incentivo e benefícios para seus colaboradores. O ser humano, como ser relacional, cria vínculos tanto com as pessoas como com a organização, e quanto melhor for essa relação, mais forte será esse vinculo e por mais tempo seus colaboradores irão permanecer na empresa.

2.3 CONTINUIDADE DE VALORES ORGANIZACIONAIS

Numa empresa familiar saber diferenciar os papéis que cada membro desempenha, ou deve desempenhar, é de fundamental importância para sobrevivência da mesma no mercado como também para sua continuidade ao longo das gerações. Traçar estratégias para gerenciar os possíveis conflitos torna-se então fundamental para a administração da empresa.

Considerado um dos maiores consultores mundiais em empresas familiares, LANSBERG, apud BERNHOEFT (1996), ensina que o sucesso de uma empresa familiar está na capacidade de seus membros separar os três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com