TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.001 Palavras (13 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

MARIA HELENA SALDANHA DE CASTRO ZACARIAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR  INDIVIDUAL

[pic 5]

Alegrete

2017


PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho elaborado em requisito a Produção Textual em grupo relativa ao 2° semestre, Portfólio para as disciplinas de:

Gestão de Pessoas

Profª: Marilucia Ricieri

Matemática Financeira

Profª: Adriane Aparecida Loper

Planejamento Estratégico

Profº: Henry Tetsuji Nonaka

Responsabilidade Social e Ambiental

Profº: Jose Adir Lins Machado

Metodologia Cientifica

Profª: Regina Celia Adamuz

Alegrete 2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  1. GESTÃO DE PESSOAS        5
  1. Etapa de recrutamento, seleção e integração        5
  2. Entrevista de desligamento        6
  3. Clima e cultura organizacional        6
  1. MATEMÁTICA FINANCEIRA        7
  1. Conceito de financiamento        7
  2. Análise das instituições financeiras        8
  1. Planejamento estratégico        12
  2. Responsabilidade social e ambiental        13
  1. CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16


4

  1. INTRODUÇÃO

Estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no futuro integrado no processo rescisório, com base em procedimento formalizado e articulador de resultados. À primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se escusada a sua definição.

Contudo, um pouco de atenção ao sentido em que a palavra é usada permite, desde logo, perceber que não existe qualquer uniformidade, podendo o mesmo termo referir-se a situações muito diversas.

Com o aumento na competitividade e a neutralização dos concorrentes, um grupo econômico adquiriu uma rede de empresas denominada QBARATO que atua no ramo alimentício, fornecendo produtos e serviços nos seguimentos de supermercados, padaria, bares, restaurantes e lanchonetes, os investidores atentos às necessidades de negócio estão visando à ampliação da empresa por meio de uma reestruturação organizacional, o objetivo principal é ampliar o número de lojas e também desenvolver sua própria linha de fabricação de produtos.

Entretanto, é necessária a contratação de uma experiente equipe de especialistas no acompanhamento do processo de aquisição e reestruturação de novas empresas, sendo assim, os investidores que adquiriram a empresa QBARATO, optaram por contratar a equipe Y, a qual será responsável por analisar o mercado geral e verificar se é viável a aplicação da estratégia de ampliação proposta por eles.


  1. DESENVOLVIMENTO

Diante do que foi proposto pelos investidores para satisfazer às necessidades da empresa QBARATO, a equipe Y optou por analisar a empresa SFIHA, é uma rede de fast food brasileira, especializada em comida árabe, os restaurantes vendem mais de 600 milhões de esfirra por ano. A empresa emprega 22 mil colaboradores e tem 421 unidades distribuídas em mais de cem municípios, em 20 unidades federativas.

A empresa SFIHA, surgiu na cidade de São Paulo. Seu crescimento confunde-se com a história de seu fundador, Antonio Alberto, um empresário luso brasileiro, nascido em Portugal, que iniciou em 1988 uma loja na Rua Corá, na cidade de São Paulo.

O SFIHA é presente em quase todo território nacional, sendo o maior fast food árabe nacional.

O sistema inovador de franquias, os preços acessíveis e conceito de alimentos padronizados com qualidade, logo se destacaram no mercado, conquistando mais e mais clientes. Movida a empreendedorismo, inovação e paixão, a empresa construiu uma história de sucesso que conquistou vários prêmios ao longo dos anos, além de ser reconhecida pelo elevado nível de capacitação de seus profissionais e alto índice de apuração por parte dos consumidores.

A grandiosidade da empresa SFIHA, que atua no ramo alimentício, fornecendo aos seus consumidores refeições rápidas e nutritivas, por meio da produção de sanduíches que atende às demandas de seus clientes, levou a equipe Y a analisar somente uma de suas franquias, a qual está situada na cidade de Alegrete, no interior do Estado do Rio Grande do Sul e conta com nove funcionários a sua disposição.

  1. GESTÃO DE PESSOAS
  1. 2.1.1 Etapa de recrutamento, seleção e integração

A franquia SFIHA, localizada na cidade de Alegrete, comandada pela empresária Hellen Monteiro, foi fundada no ano de 2015 ocasionando uma revolução no ramo alimentício local, pois a mesma visa à praticidade e rapidez no atendimento, qualidade e baixo custo nos serviços e produtos fornecidos aos seus


clientes. Diante do seu objetivo, a empresa precisa contratar profissionais que possuam as habilidades necessárias para demanda da organização, sendo assim, o próprio gestor é responsável pelas etapas de recrutamento e seleção dos possíveis funcionários.

A empresa contém um banco de dados, o qual é composto por diversos currículos encaminhados via e-mail ou entregue fisicamente, a partir desta etapa é realizada uma análise detalhada da ficha profissional de cada candidato, identificando e selecionando os profissionais mais adequados para o preenchimento da vaga de emprego, a qual é noticiada através de contato telefônico, os funcionários estão entre a faixa etária de 18 a 35 anos de idade. Os selecionados realizarão entrevista com especialistas contratados pela empresa, para a validação de sua saúde mental e verificação de seu comportamento coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (259.2 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com