TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        DESENVOLVIMENTO        

3.1        ESCOLHA E DESCREVA UM MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE        

3.2        DESCREVA A EVOLUÇÃO DO MODELO (BREVE HISTÓRIA)        

3.3        APRESENTE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS IDENTIFICADAS        

3.4        DÊ UM EXEMPLO DO MODELO        

3.5        INDIQUE UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ATUAL E JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem como finalidade descrever as características da engenharia de software, que é uma disciplina relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde o inicio de especificação do sistema até sua manutenção, mesmo depois de entrar em operação, utilizando métodos que incluem modelo de sistema, notações, regras, recomendações de projeto e guias de processo. E que o software é formado por instruções lógicas e que sofre inúmeras alterações provocadas pela necessidade do meio, em função de novas funcionalidades ou modificações. Em um conceito mais geral, que compreende todo o conjunto de programas, procedimentos, dados e documentação associados a um sistema de computador, e não somente ao programa em si.


  1. OBJETIVO

                

O objetivo desse trabalho é apresentar as principais características da engenharia de software, onde abordaremos ciclos de vida de um software através da escolha de um modelo de projeto identificado um conjunto de fases ou etapas com descrição da evolução do modelo com uma breve história, identificando também as vantagens e as desvantagens de sua utilização deste no projeto, alem de definir um exemplo do tema abordado e a indicação de uma linguagem de programação e os motivo da sua escolha.


  1. DESENVOLVIMENTO

Na engenharia de software existem alguns modelos definidos para serem adotados como ciclo de vida do projeto. Esses são apenas modelos que devem ser adequados de acordo com a especialização da equipe e recursos disponíveis para desempenhar as atividades de execução das tarefas.

O ciclo de vida é identificado como um conjunto de fases ou etapas que representam uma evolução desde o nascimento da necessidade de criação de um software até a sua descontinuidade ou morte.

As fases são identificadas pelos seguintes elementos: a) produtos (insumos) a serem utilizados ao iniciar, geralmente são produtos resultados das fases anteriores; b) recursos necessários para desempenhar as atividades previstas, sejam recursos materiais, temporais ou pessoais; c) métodos para a realização das tarefas, de acordo com o planejado e previsto pelos recursos; d) resultados esperados, finais ou para ser utilizados na próxima fase.

  1. ESCOLHA E DESCREVA UM MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE

O modelo sequencial ou clássico, também chamado de Cascata é utilizado quando o projeto é bem definido no início das atividades, por meio de fases.

Na primeira fase, o trabalho é a definição de todos os requisitos necessária para o desenvolvimento do sistema proposto. Na engenharia de sistemas se aplica o reconhecimento de todas as necessidades dos usuários, por meio da coleta de dados.

Na fase de análise é efetuada a coleta dos requisitos. Todos os detalhes de funcionalidades, desempenho e interfaces exigidos devem ser documentados e revistos juntamente com o cliente. O analista devem ter o domínio das necessidades e especificar cada detalhe que o programa irá desempenhar.

A próxima fase, projeto, tem como finalidade o detalhamento técnico para a implementação do software. Os produtos dessa fase devem ser arquitetura do software, detalhes da implementação, estrutura de dados, modelo do banco de dados, especificação das interfaces, todos eles documentados de acordo com a metodologia escolhida.

A codificação e a fase da implementação propriamente dita. Essa que deve ter como resultado os programas construídos conforme as especificações documentadas na fase do projeto.

Assim que os programas são finalizados, inicia-se a fase de teste, com o objetivo de verificar de todas as especificações dos requisitos foram contempladas na programação. São realizadas atividades para descobrir todos os erros possíveis antes de prosseguir para a próxima fase.

Na última fase está previsto atividades de mudanças no software após a entrega ao cliente. Essas mudanças são provocadas pelas adaptações ao meio externo, ou até por inclusão de novas funcionalidades ou de desempenho exigidas pelo cliente.

 

  1. DESCREVA A EVOLUÇÃO DO MODELO (BREVE HISTÓRIA)

Esse modelo clássico ou cascata foi os mais utilizados nos primeiros anos de aplicação do desenvolvimento de software. A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia uma abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata.

Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas. O modelo em cascata rapidamente não se tornou o que Royce pretendia, um projeto iterativo, mas ao invés disto um modelo puramente sequencialmente ordenado. A despeito das intenções de Royce para o modelo em cascata ser modificado para um modelo iterativo, o uso do modelo em cascata como um processo puramente sequencial é ainda popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com