TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL "ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL"

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL "ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 9

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL”

Produção textual apresentada à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Curso de Ciências Contábeis, para fins de avaliação do aprendizado das disciplinas do 1° Semestre.

Orientadores: Equipe dos Professores do 1º Semestre.

Jequié - Bahia

2011

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos observar pontos básicos no que se refere ao funcionamento de uma empresa, desde suas constituições observando suas normativas conforme o novo código civil para que esteja de maneira adequada para que a mesma venha estar apta para exercer suas atividades, logicamente observando a parte patrimonial da empresa a qual o profissional contábil ira desempenhar um papel fundamental não sendo visto como um mero emissor de documentos, para que a mesma não venha a enfrentar dificuldades, pela a observância de seu balanço patrimonial que se refere as empresas que estão em atividades no Brasil, a classe contábil que atua na contabilidade comercial é muitas vezes vista como aquele que somente tem como finalidade a geração de seus encargos quer fiscal ou sociais. Porem para que uma empresa sobreviva requer que o profissional contábil desempenhe um papel fundamental fornecendo as informações precisas do ativo, passivo, e de seu patrimônio liquido, por tanto a contabilidade exerce papel fundamental na vida de uma empresa.

1. COMO A MATEMÁTICA PODE SER UTILIZADA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A matemática é uma ciência que auxilia à diversas outras áreas de conhecimento, ela está presente não só na física, na química, na biologia, mas também, por incrível que pareça, nas ciências humanas (dentre outras). É através da matemática que realizamos cálculos importantes para o desenvolvimento tecnológico e industrial, bem como realizarmos estudos de mercado e etc.

As empresas, por sua vez, podem contar com auxilio da matemática para realização de uma série atividades produtivas ou simplesmente para fornecer dados estatísticos que irão auxiliar no planejamento das ações, no que diz respeito ao direcionamento dos investimentos, ou até mesmo em pesquisas de mercado (estatística) para que se saiba em que tipo de produto ou serviço deve-se investir.

Os procedimentos matemáticos podem também ser muito úteis para apresentar resultados e auxiliar no controle e na gestão das empresas, fornecendo aparatos para o direcionamento da mesma. A citação abaixo, por exemplo, reforça a idéia de que a matemática é indispensável no cenário empresarial:

Nosso sistema capitalista é formado por muitas operações comerciais que envolvem o dinheiro. Essas operações comerciais de compra, venda, financiamentos, entre outras, obedecem às regras praticadas pelo mercado e esses cálculos são feitos mediante as fórmulas da matemática financeira. (ARAMAN, Eliane Maria – SAMPAIO, Helena Regina, 2009, p. 168.

Procedimentos matemáticas tais como: razão e proporção, cálculos de porcentagem, juros simples e composto, entre outros, são de fundamental importância para os gestores e contadores de uma empresa, pois através desses procedimentos podemos calcular elementos importantes como por exemplo: a margem de lucro, as taxas de juros de empréstimos bancários, o crescimento do juros de acordo com o período, etc.

Um contador, no seu cotidiano, faz uso da matemática financeira para desenvolver inúmeras atividade, ao cuidar do setor pessoal de uma empresa, por exemplo, o contador precisa da porcentagem para calcular o valor do deposito mensal referente ao FGTS de cada funcionário da empresa de acordo com a sua remuneração com base na alíquota pre-estabelida pelo governo (8%).

2. A INTERFERÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS NAS ORGANIZAÇÕES

A análise do ambiente externo é feita identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, que de alguma forma podem comprometer os objetivos de uma empresa. (PAGNONCELLI, Dernizo; e VASCONCELLOS FILHO, Paulo, 1992, p.26).

Este fragmento acima aborda uma realidade da qual não as empresas não podem, nem devem fugir; A análise do ambiente externo, ou seja, a análise de um conjunto de fatores que podem de alguma forma influenciar direta ou indiretamente nas questões da empresa; de acordo com PAGNONCELLI, através da análise dos fatores ambientais externos pode-se evitar o comprometimento dos resultados esperados pelas empresas.

Identificar e analisar os fatores que estão direta e indiretamente ligados às organizações, como por exemplo: a localização geográfica na qual a mesma pretende se instalar, a acessibilidade, o poder aquisitivo dos consumidores daquela determinada região, dentre outros fatores, é um passo de suma importância para o sucesso de qualquer ramo empresarial. Por exemplo, uma industria, a qual precise de um determinado tipo de mão-de-obra especializada, é importante que a mesma antes de se instalar em determinada região observe se naquele local existe a mão-de-obra da qual ela necessita, este é apenas um dos pequenos exemplos que podem ser citados sobre a observância do ambiente externo.

Os fatores ambientais externos podem vir a influenciar as empresas de várias maneiras, não só no seu funcionamento, como seria o caso da falta de mão de obra (conforme foi explanado no parágrafo acima), mas também na lucratividade esperada, como pode acontecer caso uma empresa se instale num local no qual o mercado consumidor não corresponde; por este motivo planejar se torna um ato de suma importância para a “sobrevivência” de qualquer empresa ou comércio.

Uma vez que as ações foram planejadas, levando em consideração as influências dos fatores ambientais externos, o risco de prejuízo por conta dos impactos externos negativos torna-se um pouco menor, de forma que a empresa estará apta a realizar mudanças conforme a necessidade apresentada, evitando assim surpresas desagradáveis no que diz respeito a obtenção dos resultados esperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com