TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL “CENÁRIO EMPRESARIAL – 1º SEMESTRE”

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS................................................... 04

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.............................................. 05

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO..................................................... 06

2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS............................. 07

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 08

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 09

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho que faz parte do conjunto de atividades e avaliações exigidos para a graduação do Curso de Ciências Contábeis, através da UNOPAR, conta com abordagens importantes relacionadas à importância e relevância da relação existente entre temas e disciplinas que contribuem para o sucesso da atividade contábil dentro do cenário empresarial da atualidade.

A matemática, com suas nuances e contribuições no âmbito da contabilidade e de sua aplicação na gestão empresarial, deixa transparecer que os conhecimentos matemáticos emergem como fatores preponderantes para os processos decisórios que envolvem a administração de uma empresa.

Sobre os fatores ambientais das organizações, são abordados os diversos temas como os que norteiam as citações de SILVA(2010), que frisa que o ambiente externo pode ser compreendido como o conjunto das forças que estão fora dos limites da empresa e que irão interferir na forma como ela irá se comportar perante o mercado. Outras abordagens importantes também fazem parte do conjunto da obra ora trabalhada.

Dentro dos aspectos jurídicos do empresário são realizadas diversas abordagens que fortalecem a idéia de que a contabilidade pode e deve representar a primeira linha de contato entre o empresário e suas obrigações jurídicas.

No último tópico, são relatadas e ressaltadas a importância da contabilidade para o universo e cenário empresarial, destacando as citações de alguns importantes autores, que afirmam sua relevância também na definição do cenário empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

De acordo com Araman (2009), a matemática contribuiu, ao longo de toda história, com bases lógicas e formais envolvidas na construção do conhecimento científico e de seus artefatos tecnológicos. No âmbito da contabilidade e de sua aplicação na gestão empresarial, percebe-se que os conhecimentos matemáticos emergem como fatores preponderante para os processos decisórios que envolvem a administração. Nessa perspectiva, torna-se fácil perceber papel que os saberes integrados dessa ciência desempenham no cenário empresarial um grau de importância bastante elevado.

A leitura de um texto como o que foi dado por base na elaboração deste trabalho é mais que suficiente para compreender que muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas, em porcentagens, variações estatísticas e outras representações que simulam situações reais e que sua representação matemática obedecem a certas leis ou regularidades (AMARAN, 2009).

Para melhor descrever a participação da matemática no cenário empresaria, faz-se oportuno destacar as colocações de Arantes (2007) segundo quem:

A matemática torna possível manipular de maneira simulada as complexas situações reais por meio de simplificações da realidade. (...) no contexto da gestão de empresas ela permite a representação de problemas e soluções; expõe a realidade e permite a tomada de decisões sob certeza (...) Exemplos: identificação dos custos para precificação dos produtos; análise dos custos de distribuição, logística e armazenagem; análise das margens e da rentabilidade dos produtos etc.(p.24)

Assim, entende-se a matemática como parceira fundamental da relação existente entre contabilidade e a gestão empresarial, cumprindo um papel impar na representação de dados e exposição das dinâmicas nas quais se inserem as atividades do cenário empresarial.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Um outro fator que também exerce forte influencia sobre o cenário empresarial é o denominado ambiente organizacional. De acordo com Silva (2010, p. 150), “as organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influencia-las e serão por ela influenciadas”.

Em linhas gerais, os fatores ambientais que exercem determinações sobre as empresas são classificados em dois tipos: o do ambiente interno e os externos. (SILVA, 2010).

Para Silva (2010), o ambiente externo pode ser compreendido como o conjunto das foças que estão fora dos limites da empresa e que irão interferir na forma como ela irá se comportar perante o mercado. Nesse rol podem ser mencionados os aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais.

Sobre o ambiente externo e sua relação com o cenário empresarial é importante destacar que tais fatores têm características dinâmicas e de pouco controle pela empresa, sendo eles quem mais exerce influencia sobre os resultados empresariais. Sobre o ambiente interno, vale destacar que o mesmo é composto por todos os recursos internos da organização, alocados em aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenham maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo (SILVA, 2010).

É importante e necessário que se ligue os fatores externos e internos à empresa, haja visto que é a interação desses dois ambientes que se torna um fator determinante para construção do cenário empresarial.

Dessas prerrogativas, e com base na descrição do texto base, entende-se que o ambiente empresarial não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com